Você sabe quais são os benefícios do Home Office? Nos últimos anos, mais empresas estão apostando no Home Office como forma de trabalho. Essa nova maneira de estar dentro de uma empresa consegue facilitar o dia a dia de muitas pessoas. Tanto o negócio como o profissional ganham bastante com essa modalidade.
Mas, quais são os verdadeiros benefícios do Home Office? Como fazer com que o processo de transição para esse meio seja bem visto, principalmente em algumas áreas que são tão importantes para o cliente?
Hoje vamos tratar de algumas das vantagens dessa modalidade e como poderá utilizá-la para melhorar seu negócio ou sua vida profissional. E saiba que existem diferentes recursos que podem ser utilizados para otimizar processos e desenvolver uma economia mais próspera para sua marca.
Quais são os benefícios do home office?
Para profissionais é fácil encontrar alguns benefícios do Home Office. Por exemplo, quando pensamos em conforto é mais considerável ficar em casa. A internet traz essa facilidade a partir da grande capacidade de comunicação que pode existir dentro da empresa. Mas não é apenas isso, é claro.
Gasto com transportes é desnecessário também. Quem trabalha na empresa precisa ir até lá, gastando não apenas dinheiro como também tempo. Assim, os benefícios do Home Office acabam sendo para ambos, tanto funcionário como empregador ganham com isso!
Já falando apenas do negócio, a relação do gasto com estrutura da empresa é bem menor. Assim também consegue oferecer um salário mais atrativo, visto que os gastos são menores. Vamos falar sobre os benefícios do Home Office com mais detalhes agora mesmo!
A flexibilidade do trabalho
No geral, trabalhar no conforto da sua casa também promove uma grande flexibilidade para seu empregador. Durante o tempo de trabalho dele é até mais fácil organizar suas funções e também atividades que precisam ser feitas durante o dia.
Assim, aquele colaborador pode, por exemplo, escolher o momento de trabalho que ele se sente mais produtivo. Dito isso, se algum imprevisto acontecer, ele poderá lidar com ele sem que exista um empecilho no tempo de trabalho.
Esse era um grande problema a pouco tempo atrás, visto que a presença das pessoas era quase que obrigatória.
Gera uma economia melhor
Se tratando de dinheiro, é claro que o Home Office é melhor. Primeiramente porque a empresa pode oferecer um melhor salário para o colaborador, mas também porque o tempo de transporte e outros imprevistos não contam nas horas de trabalho. O funcionário ficará mais produtivo assim.
A redução do custo nos prédios e também a menor quantidade de tempo para a manutenção de alguns itens é outro ponto relevante quando se trata de economia. A alimentação também não fica a encargo da empresa e o trabalhador pode preparar ela na sua casa.
Lembrando que ainda assim é importante que o funcionário tenha sua hora de pausa!
Até mesmo melhora a qualidade de vida
Para muitos essa é a realidade. Com o Home Office o funcionário fica mais produtivo porque sua qualidade de vida aumenta. Com uma pequena organização para definir seus horários de trabalho ele conseguirá resultados bem melhores.
Isso porque seu dia poderá ser melhor aproveitado, não perderá tempo com acontecimentos estressantes como o trânsito. Além de outras ações que exigem certa burocracia.
Está tudo ali, na tela do seu computador! Bem legal, não é? Mas vale lembrar que não é por isso que a empresa deve exagerar na carga de trabalho diário.
Será que a privacidade ajuda?
Para muitos esse é um fator que ajuda bastante! Mas exatamente por quê? No geral porque alguns dos profissionais preferem ter um espaço completamente seu, em que possam pensar e estabelecer algumas metas durante o dia.
Isso ajuda e muito o negócio! Mas, para aqueles que não se importam com a privacidade, a vantagem é que a comunicação acontece da mesma maneira. É possível falar com qualquer outro funcionário a partir da web, às vezes até mesmo por meio de sistemas que o empregador cria!
Sobre a escala e tempo de trabalho
As escalas de trabalho costumam ser um assunto muito comentado dentro dessa área. Apesar do Home Office aparecer com diversos benefícios do Home Office muitos empregadores não sabem como utilizar a flexibilidade de horário como vantagem.
Mas, de fato, para algumas empresas é mais fácil atuar dessa maneira. Por exemplo, quando se trata de atendimentos que devem ser 24 horas por dia, nada melhor que utilizar esse método. É claro, é necessário adequar tudo para algumas regras bem específicas, mas nada que leva muito tempo ou dinheiro.
Além disso, como já mencionamos acima, a produtividade pode ser aumentada. Os funcionários podem escolher o momento em que estão mais acomodados para começar a trabalhar.
Existirá mais conforto, é claro
Para quem gosta de ficar acomodado enquanto trabalha, o Home Office é a melhor vantagem porque pode oferecer de fato uma melhoria enorme. O tempo de serviço é o mesmo, mas poderá trabalhar até mesmo com seu próprio equipamento (no caso de empresas que lidam com atendimento, por exemplo).
É claro, também há marcas que oferecem todos os itens que precisa. Assim, até mesmo um celular é oferecido para o profissional. Em todo caso, o conforto é com certeza uma ferramenta interessante para chamar atenção de alguns funcionários.
Graças a ele é também mais fácil evitar perder dinheiro com a criação de uma estrutura que seja confortável.
Aumento da produtividade e otimização
Quando se trata de ser produtivo, nada melhor que conseguir trabalhar dentro da sua própria casa, não é mesmo? Geralmente o tempo é um aliado nesse momento, visto que por ser mais flexível é fácil oferecer uma rotina mais focada nas ações necessárias durante o dia.
Assim, os colaboradores podem definir melhor quando começar a trabalhar, aumentando a produtividade é claro. Quanto mais produção, melhor para o negócio.
A otimização diz respeito a isso, o colaborador consegue realizar algumas ações rapidamente porque se sente produtivo.
Comunicação mais diversificada
Outra vantagem, apesar de algumas pessoas acabarem desconsiderando ela é que a comunicação ganha um novo olhar. Não é bem uma melhoria e sim uma extensão. Quando se trata de diversificação da comunicação o Home Office ajuda porque torna mais fácil a criação de reuniões, por exemplo.
Um profissional que trabalha em cidades ou até estados diferentes pode se comunicar. Em muitos casos até mesmo criando uma rede de networking melhor, como falaremos ainda aqui.
Em todo caso, essa comunicação pode ou não ser considerada uma vantagem!
Facilita a realização de palestras e cursos
Poderá pensar mais na questão econômica. A empresa não precisa mais levar um profissional para um lugar específico, agora fica mais fácil realizar uma palestra pela tela do computador, sem grandes problemas.
Também torna os cursos mais fáceis de serem realizados, visto que podem ser feitos no momento em que o funcionário está mais à vontade. Também evita custos exagerados com infraestrutura.
Falando sobre o Networking
Esse é um assunto um pouco polêmico. Afinal, o Home Office consegue ajudar no networking do profissional? Bem, isso dependerá da forma como será tratada essa nova rotina para o colaborador.
Por exemplo, se durante todo o tempo de serviço ele se comunica pouco com outros membros da equipe, o networking não é uma vantagem aqui. Por outro lado, se a empresa cria dinâmicas para que exista uma boa interação entre os funcionários, a qualidade na comunicação e outros fatores melhoram.
Assim, como dito acima, a comunicação acaba sendo uma vantagem! Até porque, quando falamos nesse assunto devemos considerar que o isolamento social pode causar até mesmo problemas para uma pessoa que mora sozinha.
A interação sempre foi importante, sendo assim, nada melhor que considerar fazer um bom uso dela.
Existem desvantagens claras no Home Office?
Com certeza existem alguns pontos que podem ser ruins. Citamos um acima. O isolamento social pode causar severos danos à saúde psicológica de alguém. Entretanto, assim como esse problema, outras desvantagens do Home Office podem ser bem trabalhadas para serem evitadas.
O controle do desempenho, por exemplo, pode ser uma desvantagem, já que não poderá monitorar o trabalho de alguns funcionários. Por outro lado, é possível contar com algumas ferramentas específicas que podem ajudar nessa parte.
Outra questão é o excesso de trabalho. Muitos negócios acabam colocando uma carga de trabalho muito grande para seus colaboradores, o que pode atrapalhar bastante na sua produtividade.
Por fim, ao atuar com tecnologia é fundamental ter uma certa segurança com os dados e informações que serão passados. Alguns sistemas oferecem esse tipo de vantagem sem cobrar muito!
E como começar a transição?
A transição para o trabalho Home Office pode ser uma ação extensa. Por outro lado, com boas práticas acabam diminuindo e muito o tempo em que ela acontece.
Primeiramente, antes de começar a mudar o sistema, pergunte para sua equipe o que eles preferem. Mostre os benefícios do Home Office de estar no trabalho em casa e como haverá mudanças no padrão de trabalho.
Depois disso, comece a mudar pouco a pouco. Alguns empregadores preferem fazer o processo de forma gradual, para que toda equipe tenha tempo para se acostumar à mudança. Lembrando que, para manter um negócio físico pode ser necessário alguns profissionais presentes também!
Conclusão
Existem diversos benefícios do Home Office em realizar um trabalho a partir do Home Office. Hoje grandes empresas preferem que seus trabalhadores atuem da sua própria casa, evitando gastos com transporte, estrutura e oferecendo mais qualidade de vida para todos envolvidos.
Com a pandemia de covid 19 que aconteceu ainda no ano passado muitas marcas se posicionaram a favor desse tipo de trabalho. A transição pode demorar um pouco para acontecer, mas, se bem trabalhada, pode gerar bons frutos para ambas as partes.