Você já ouviu falar do Coaching de carreira? Esse é um profissional que tem como principal objetivo auxiliar algumas pessoas na busca por sua vocação, emprego ou qualquer coisa do gênero. Mas, em que realmente ele ajuda?
Em suma, podemos destacar que seu principal objetivo é criar estratégias para que as pessoas possam desenvolver melhor seus objetivos. Na verdade, elas devem ajudar essas pessoas durante a criação dessa estratégia. É uma profissão que vem se tornando cada vez mais importante no Brasil.
Um dos principais usos desse profissional é feito quando alguém precisa ter uma nova direção na sua carreira, mas ainda não sabe como fazer isso. Acaba sendo ótimo para aqueles que desejam equilibrar sua vida pessoal com a vida financeira e profissional. Hoje vamos aprender um pouco mais sobre eles.
O que é um coaching de carreira
É bem simples de entender. Esse é um profissional que tem como objetivo ajudar outras pessoas e definir melhor sua trajetória de trabalho. Geralmente é contratado quando há de fato uma transição nessa trajetória e, portanto, se necessita de um olhar mais crítico e estratégico sobre as ações para serem tomadas.
Muitas pessoas não possuem uma ideia clara do que desejam para a vida profissional. Assim, esse profissional pode passar a sua experiência, ajudando a definir o que pode ser um ótimo investimento e o que não é uma boa ideia.
Saiba também que o coaching pode atuar tanto com pessoas físicas como com empresas. Como seu objetivo é muito nobre, vale a pena destacar que há muitas oportunidades para o profissional dentro do mercado atual, visto a grande instabilidade profissional que as pessoas estão vivendo nos últimos anos.
Dentro das empresas, no entanto, há um contrato mais formal. Geralmente terá seus ganhos de forma mensal e lidará com os profissionais daquela instituição em específico.
Como fica para quem receberá o conhecimento
Quando a pessoa vai iniciar o processo para conseguir algum conhecimento específico, ela precisa se preocupar com a real intenção de quem ensina. Quando o tema coaching vem à mente, podemos pensar em um profissional que lida bastante com a parte emocional de seu cliente.
Ajuda bastante que a pessoa que começou o processo tenha em mente suas preferências profissionais e busque deixar mais claro os objetivos também. Assim é possível ter uma melhoria no desempenho pessoal e conseguir relacionamentos mais inteligentes para se estabelecer em qualquer mercado.
No entanto, apesar de trabalhar bem com a parte emocional de algumas pessoas, não esqueça que esse profissional não é um psicólogo. O seu foco é apenas trabalhar com problemas profissionais que possam surgir com o tempo e por conta disso oferece as seguintes vantagens:
- Eleva muito a autoestima do profissional, testando seus pontos fortes;
- Muda a postura adotada por aquela pessoa e que pode ser prejudicial;
- Trabalha com as qualidades, de maneira que possa às realçar;
- Facilita para que consiga ter suas metas profissionais cumpridas;
- Eleva suas chances de conseguir um bom emprego.
Todos esses são benefícios bem claros. Atualmente, qualquer pessoa entende o quão importante é trabalhar dessa forma, visto que haverá mais chances de ter sucesso em seus objetivos.
Por que buscar um coaching de carreira?
Você está precisando de uma melhoria na sua vida profissional? Bem, nem sempre é de um coaching que precisa e para saber se realmente é uma contratação benéfica, precisa avaliar seu quadro como profissional e também como pessoal. Geralmente, quando se está insatisfeito com o caminho profissional que está tomando, é a hora de realizar essa mudança.
Pode ser ela a responsável por realizar uma mudança enorme na sua vida, mas precisa tomar cuidado. A busca por um bom profissional ainda é uma ação básica de extremo valor aqui.
Mas, no geral, o coaching consegue apresentar soluções para diversos dos seus problemas e por conta disso se torna a melhor opção para resolver seus problemas. Sua consulta pode acontecer em qualquer lugar, até mesmo na internet a partir do Whatsapp, Email e outros meios de comunicação.
Com isso, o profissional poderá começar a ajudar para que você consiga ter:
- Melhores insights, destacando quem você realmente é e mostrando um caminho claro para que tenha maior destaque dentro do mercado;
- Ser um apoio para que mantenha o foco no seu objetivo, lidando também com as divergências por conta de problemas pessoais;
- Ajudará você a se sair bem durante as entrevistas de emprego, mostrando como são os diálogos e oferece ótimas sugestões.
Em outras palavras, você não irá se desanimar caso tenha a ajuda desse profissional, mas precisa saber utilizar bem as informações que serão passadas pelo mesmo.
O que faz o profissional?
Já falamos aqui, mas é necessário destacar que esse não é um profissional que irá lidar com problemas pessoais seus. Ele pode, no máximo, ajudar a gerenciar eles para que sua vida profissional não acabe entrando em problemas, mas definitivamente não poderá trabalhar com traumas do passado e assuntos semelhantes.
Ele ficará na parte profissional, mostrando algumas experiências anteriores e como ele resolveu determinadas questões com bastante inteligência, para que tenha resultados semelhantes.
Mas, vamos entrar em maiores detalhes sobre como funciona essa parte profissional presente no Coaching.
Ajuda a definir expectativas
Claro, quando se trata de conseguir melhorias no trabalho, é fundamental estabelecer suas expectativas. Isso é algo que muitos profissionais acabam deixando de lado, mas com a ajuda de um coaching é muito mais fácil definir os cuidados necessários para tal desenvolvimento.
As expectativas do profissional devem estar de acordo com seus objetivos, é claro. Quanto mais tempo tiver para alcançar, melhor planejadas elas podem ser. Ascender em alguma carreira nem sempre é algo tão fácil na prática e por conta disso o profissional pode precisar de toda ajuda possível.
Um bom currículo, recomendações, qualificação e outros pontos relevantes podem ser a pauta do seu coaching. Mas, ele deixará isso de forma bastante clara, para que tenha um caminho mais correto para seguir.
Analisa o cenário atual
Claro, para ser um bom profissional ele precisa atuar bem com o cenário atual. O coaching está lidando diretamente com os objetivos e sonhos de algumas pessoas e por conta disso precisa se prender a realidade para oferecer o melhor trabalho possível. Para muitos essa já é uma ação mais praticável.
Como ele está sempre trabalhando para que o profissional tenha uma boa relação com o trabalho, precisa entender que o cenário é um fator fundamental para mudanças. Além disso, grande parte das empresas consegue notar aquele profissional que passou por algumas ações de um coaching.
Isso porque na grande maioria das vezes ele apresenta características diferentes, mostrando que podem ser mais analíticos e até mesmo positivos. Essas são habilidades reais importantes para as organizações, tanto as pequenas como as grandes.
São ótimos para bancários
Ao longo da vida profissional, os bancários podem decidir que tipo de empresa devem seguir. Que tipo de ação é mais interessante para seu perfil profissional. Muitos passam anos em apenas uma empresa, visto que gostam do trabalho realizado ali e acreditam que o valor recebido é interessante.
Naturalmente, com o tempo esses bancários podem acabar perdendo interesse, até mesmo pela área. Antes de realizar qualquer troca de profissão, se recomenda que converse com o coaching para que ele entenda se é realmente uma boa ideia trocar de empresa.
Bem, ele irá oferecer dicas, mas você que decidirá se vale a pena as seguir. Como ele não pode analisar sua parte emocional, precisa lidar apenas com o conhecimento profissional que possui de você e, em muitos casos, isso não é o suficiente.
Também ajudam aqueles que querem vender
Naturalmente, os vendedores são profissionais bem colocados no mercado atual, com grandes chances de mostrar valiosas ações. Para estes, a comunicação é a chave. Criar boas estratégias para as vendas é algo que faz uma enorme diferença e aqui entra o coaching.
Ele pode não ser um vendedor, mas poderá auxiliar na parte da comunicação e em outros momentos. Atualmente, há muitas pessoas que desejam começar nessa área, visto que há uma grande possibilidade de ganhos.
O papel do profissional aqui é guiar. Ele não deve relatar se alguém tem ou não “talento para a venda”. É importante lidar com os objetivos daquela pessoa, passando as mais valiosas dicas para que este tenha um sucesso considerável.
Administradores
Até mesmo um líder pode precisar de uma ajuda para ter resultados mais agradáveis. É exatamente para isso que o coaching trabalha com administradores. Como o objetivo desses profissionais é estimular equipes para o desenvolvimento, ele também precisa estar bem sintonizado e buscar esse mesmo crescimento.
O Coaching pode ajudar o administrador a encontrar os melhores profissionais de uma empresa, por exemplo. Na verdade, há semelhanças entre esses dois profissionais, tendo em vista que ambos estão completamente ligados a cargos de lideranças que são relevantes.
Hoje, um bom líder é algo relevante. Ter essa característica pode facilitar a sua contratação, sobretudo na área administrativa. Lembrando que poderá atuar em diferentes cargos, como por exemplo no RH. Isso também dependerá dos seus objetivos.
Conclusão
Ps coachings de carreiras são profissionais que possuem um objetivo claro de ajudar algumas pessoas a alcançar seus sonhos e objetivos profissionais. Eles devem lidar com algumas adversidades para, finalmente, oferecer uma solução que seja viável para aquela pessoa.
Deve também encorajar para que exista maior vontade de chegar a um resultado mais positivo. Destacar as forças, mencionar os pontos fracos e muitas outras ações são bem inteligentes e funcionais para o coaching.