Como fazer um plano de carreira de sucesso?

plano-de-carreira

Compartilhe este post

Você que está em busca de uma melhor colocação no mercado de trabalho sabe como fazer um plano de carreira de sucesso?

Pensando em ajudar foi que escrevemos este artigo, afinal, quem não quer um melhor posicionamento dentro da empresa em que trabalha ou que ainda vai trabalhar?

Um plano de carreira de sucesso é um conjunto de metas pré estabelecidas que como guia auxiliam na organização para uma carreira de sucesso.

Neste sentido, é importante que fique claro que algumas decisões referente ao profissional precisem ser alinhadas com o planejamento de vida.

Então, como fazer um plano de carreira de sucesso? É fácil e se você contar com ajuda de uma empresa especializada o processo será ainda mais facilitado.

plano-de-carreira

O que é um plano de carreira de sucesso e por que ele é necessário?

Se você perguntar a alguém: “O que é uma carreira para você?”, as respostas serão algo assim: promoção no campo de atividade / alcançar fama, status / receber uma alta renda.

Mas falando em linhas gerais, uma carreira é um processo de autorrealização de uma pessoa através da atividade profissional, ou seja, a realização de uma pessoa de sua vocação.

É aconselhável iniciar o planejamento de carreira ainda no ensino médio, antes de escolher uma profissão e ingressar em uma universidade, isso por que o mesmo pode demorar anos até se concretizar.

Como fazer um plano de carreira de sucesso na prática?

Sobre como fazer um plano de carreira de sucesso é preciso que você esteja ciente que pode levar anos, porém, o caminho percorrido será útil e de muito conhecimento.

Quem busca crescer sua carreira profissional, se desenvolvendo no mercado de forma consistente, provavelmente possui um plano de carreira. Porém, muitas dessas pessoas passaram por momentos em que estavam perdidas e não sabiam como dar um rumo para sua carreira.

Acredite, isso é comum. Ninguém nasce sabendo, mas possuímos a grande capacidade de aprender. O primeiro passo para construir um plano de carreira de sucesso é entender isso, afinal, apenas com um pensamento positivo é possível desenvolver uma estratégia pessoal de crescimento.

Se deseja fazer seu plano de forma estratégica, vamos mostrar aqui as maneiras corretas para o realizar. Em certos aspectos, você terá que sair um pouco da caixa… até porque o futuro profissional que está a sua frente, é mutável, seja pela tecnologia ou pelos novos postos de trabalho.

O primeiro passo: investir em qualificação

Se aperfeiçoar é algo importante sempre! Suas metas devem ter relação com qualificação, ela é importante para que seu crescimento dentro do mercado seja possível. Se aperfeiçoar é realmente muito importante para quem deseja criar um plano de carreira efetivo.

Naturalmente, é também uma forma de se manter mais ativo. Estar sempre aprendendo fará com que tenha outras oportunidades (que sejam ou não semelhantes à sua meta inicial). Por outro lado, não pense que a qualificação está relacionada apenas à faculdade!

Na verdade, sempre esteja pensando além da faculdade e da graduação. Falaremos isso a seguir, mas entenda que alguns cursos simples podem oferecer a base de conhecimento que precisa para seguir seus objetivos, seu planejamento.

Além do que é padrão

Bem, a maioria das pessoas deseja seguir uma boa faculdade. Sim! Ela é importante para agregar conhecimento técnico na sua vida, no entanto, nem sempre ela é tão relevante para seu planejamento. Isso, é claro, é algo que você deverá observar.

Será que vale a pena o investimento em uma faculdade? Se faça essa pergunta antes de começar.

Mas entenda, ter sucesso na carreira vai além de um diploma. Principalmente nos dias de hoje, é mais comum encontrar pessoas que possuem seu diploma, mas não conseguem encontrar um emprego. Sabemos que isso deveria ser o ideal, mas a realidade não é essa.

E, nesse momento, a estratégia mais inteligente é traçar seu roteiro. Vai fazer faculdade? Está em busca de um diploma? Mas o que irá fazer depois disso? Onde conseguirá um emprego?

De fato, tudo isso é um pensamento muito estratégico, mas vale a pena o investimento do seu tempo.

Defina seus objetivos

Outra dica que podemos oferecer para que tenha um sucesso na sua ascendência é buscar estabelecer bem seus objetivos. Para tal, é interessante que tenha uma visão da sua situação atual.

Depois disso, se pergunte: “Daqui a alguns anos, como quero estar?” Pode fazer um planejamento para daqui a 2 anos, 5 anos, 10 anos.

Porém, o que pega muitas pessoas de surpresa nesse momento é não entender a realidade que o cerca. Você deve fazer planos com base em suas possibilidades, dando sempre o seu máximo, é claro.

Mas não adianta criar uma meta absurda. Se busca, por exemplo, chegar ao cargo de chefia de uma empresa, não conseguirá isso apenas em uma semana, certo?

As metas ajudam a agilizar o processo, mas sem exageros. Tente também estabelecer missões com base na sua carreira atual.

Muitas pessoas utilizam a versão atual de seu currículo para criar métodos de crescimento, analisando-o de forma crítica. Pontos fortes, fracos, possibilidades de crescimento… tudo deve entrar na lista.

Se planeje além dos objetivos

Não cometa o erro de traçar seus objetivos e seguir eles sem base alguma. Entenda que para conseguir ter uma boa carreira, é fundamental ter uma disponibilidade financeira e de tempo maior. Caso contrário, terá que adaptar seu planejamento a suas limitações.

Além disso, é importante saber agregar valor. Todo trabalho que apresenta, deve ter qualidade e agregar valor. Isso significa que há necessidade de existir um diferencial.

O que você traz de novo para empresa? Esse fator deve ser deixado como ponto principal, durante uma entrevista de emprego, por exemplo.

Juntando o lado financeiro e profissional, você já terá um plano de carreira bem direcionado. Terá oportunidades e meios para chegar até ela.

Como fazer um plano de carreira de sucesso: instruções passo a passo

Então para fazer um plano de careira de sucesso, você precisa entender que o mesmo consiste em três componentes principais.

  • Finalidade: escolha da direção e propósito do desenvolvimento.
  • Caminho: etapas do desenvolvimento profissional.
  • Recursos: educação necessária, equipamentos, etc.

Etapa 1 Objetivo

Antes de tudo, você deve pensar em seu objetivo de carreira e atualizar sua memória da imagem de si mesmo, com base na qual escreverá um plano de carreira. Para isso, recomendo responder às seguintes perguntas:

Quem sou eu? Como me apresento? Para onde estou indo?

O que eu defendo e no que eu acredito? Que valores e princípios estão próximos de mim, desempenham um papel importante na minha vida?

Qual é a minha posição atual e para onde quero ir?

A que quero dedicar minha vida?

Com que futuro eu sonho?

O que está impedindo este futuro de se tornar uma realidade? Quais são minhas deficiências que me impedem de superar esses obstáculos? O que está me impedindo de ser quem eu quero ser?

Qual é o meu propósito na vida? O que eu gostaria de mudar ou melhorar na minha vida?

Etapa 2. Caminho

Agora você precisa visualizar e estruturar os passos para atingir seu objetivo e a autoimagem desejada. Para visualização, você pode usar qualquer ferramenta: desde uma tabela comum no Word até uma apresentação.

Deve ser indicado um prazo para cada etapa, mas lembre-se: em qualquer planejamento, os prazos devem ser objetivos para que as metas sejam alcançadas da maneira mais confortável possível e você não fique desmotivado por estresse.

Etapa 3. Recursos

Tendo traçado seu caminho de desenvolvimento como profissional, é importante levar em consideração não apenas os recursos externos (cursos, equipamentos, mentores, consultores etc.), mas também os internos, as qualidades necessárias para se tornar um profissional cobiçado e bem remunerado.

Será que uma pós-graduação vale a pena?

O conhecimento sempre tem valor. Para quem deseja se aprofundar e conseguir um conhecimento mais técnico de alguma área, a pós-graduação é uma ótima maneira. Um mestrado ou doutorado é muito interessante, perfeito para seu crescimento.

A área técnica ajuda no desenvolvimento pessoal e também de seu currículo. Esse é um ótimo investimento para quem deseja ter um destaque maior no mercado. A graduação é apenas o primeiro passo, uma carreira de sucesso exige que o profissional esteja sempre crescendo e aprendendo mais.

Além disso, esse tipo de formação auxilia para que ele possa se atualizar no mercado. Há muitas tecnologias surgindo, atualmente!

Agora que você sabe como fazer um plano de carreira de sucesso, a única coisa que resta a fazer é agir. E não tenha medo de fazer ajustes no seu plano se necessário, pois ele deve permanecer “vivo” e não perder sua relevância.

Você pode se interessar também sobre: O que é Outplacement?

Talvez possa se interessar: