Como manter a saúde mental no trabalho

saude-mental

Compartilhe este post

A saúde mental é muito importante, não resta dúvidas atualmente. Dentro de um ambiente corporativo é ainda mais relevante que ela esteja presente. Um profissional preparado para a rotina é também um profissional com bem estar e preparado para seguir em frente, crescer na sua carreira.

Dentro da empresa em que trabalha, isso é importante? Acredite, apesar da quantidade de informações que existem hoje, muitas corporações ainda não consideram essa uma área importante. No entanto, outras já reconhecem a relevância de tal processo no dia a dia do negócio.

Mas porque uma empresa se incomodaria com esse bem estar, sendo algo tão pessoal? Além dos problemas mentais que o próprio trabalho pode causar, caso o funcionário esteja com outros funcionários, a produtividade dele aumenta. Essa é uma informação oficial da Organização Mundial da Saúde.

De toda forma, você precisa se cuidar, certo? Pois bem, aqui iremos apresentar dicas importantes para que consiga manter sua saúde mental no trabalho.

saude-mental

Tenha foco saúde

Seja você uma pessoa jovem ou não, é fundamental ter um foco na saúde. Esse é um cuidado pessoal, importante para seu trabalho e também para fora dele. Se alimentar bem, dormir na hora certa, o suficiente e por aí vai. Provavelmente, isso você já sabe!

Para entender melhor sobre a saúde mental no trabalho, é muito importante compreender o que é a saúde mental em si. Bem, apesar de ser considerada muito importante atualmente, algumas empresas e até mesmo pessoas esquecem de cuidar desse lado.

Segundo a OMS, a saúde mental nada mais é que um estado de bem estar pessoal que oferece tranquilidade mental para o indivíduo. Uma capacidade de se recuperar da rotina e do estresse do dia a dia. Isso fará, evidentemente, com que o funcionário seja mais produtivo.

E por que é importante?

Bem, considerando o lado pessoal, podemos dizer que estar em bem estar é muito importante para o seu dia a dia. Afinal de contas, você se desenvolverá muito mais assim. Não apenas no trabalho, a saúde mental é importante para um bom desenvolvimento social também.

Em todo caso, dentro de uma empresa você passará por menos estresse. Quando falamos em ter saúde, devemos considerar que não cuidar do lado mental irá causar uma piora no seu quadro, seja de estresse ou qualquer outro problema.

E, de fato, não é tão raro encontrar pessoas que estão com a saúde mental debilitada por conta do trabalho. Naturalmente, a empresa também possui uma importância grande em todo processo.

Assim sendo, ela deve zelar pelos cuidados do funcionário. Até porque isso é fundamental para seu marketing profissional também.

Muitos profissionais desistem de estar em qualquer empresa por conta da falta de cuidados nessa parte. Na verdade, o dia a dia tende a ser insuportável!

O que você pode fazer para cuidar da saúde mental

Acredite, você pode fazer muito. Quando o assunto é o lado pessoal é fácil notar inúmeras ações que podem ser tomadas. Bem, ninguém deseja ficar doente a ponto de não conseguir trabalhar ou ainda de não conseguir estar bem no trabalho.

Por esses motivos, muitos profissionais já investem seu tempo em certas estratégias. Com um pouco de tempo livre conseguirá cuidar da sua saúde mental! Mas como é possível realizar isso sozinho?

Veja agora algumas das dicas que consideramos mais importantes!

Exercícios físicos

A opção mais recomendada é começar a realizar exercícios físicos. Além de liberar um hormônio responsável pelo prazer, realizar atividades físicas também ajuda para que tenha mais autoestima, cuidando também do seu corpo e não apenas da mente.

Você não precisa ir para uma academia! Basta saber exatamente o que está fazendo. Tenha em mente que a ajuda de um profissional da área pode ser de grande ajuda, já que diminuirá o risco de acidentes e lesões.

Naturalmente, é importante fazer exercícios quando se está bem alimentado, pronto para enfrentar a rotina. Por esse motivo a alimentação também entra na nossa lista.

Estudos e momentos de lazer

Apesar de muitos não considerarem importante para uma boa saúde mental, estudar é de fato uma maneira de ampliar suas oportunidades. Com isso, sua mente fica mais aberta às sugestões e isso pode oferecer pensamentos mais claros para a resolução de muitos problemas do dia a dia.

Também é muito importante que não fique apenas nos estudos. Você deve tirar um bom tempo de lazer, sem pensar no trabalho. Os finais de semanas e feriados estão aí para isso. Porém, se possível, tente ir além desses únicos dias.

Tente aproveitar de fato todos os momentos, inclusive, dentro do trabalho. Para isso, duas dicas são valiosas.

Entender seus limites

A primeira delas é entender seus limites! O quanto você consegue produzir em um dia? Em uma semana? Isso dirá tudo afinal! É claro, você pode ir além desses limites, porém, é fundamental realizar isso sem causar grandes danos a sua mente. Noites em claros, por exemplo, são muito prejudiciais.

Seja você um trabalhador autônomo ou com ligação direta com certa empresa, ter um cuidado extra é muito importante. Apenas você pode fazer isso e, caso o negócio não enxergue seus limites, a melhor alternativa é sair do emprego o quanto antes.

Se a empresa lhe faz mal, saia!

Estar em locais que lhe deixem bem

Para ter um pouco de paz na sua rotina, é muito importante que tente fugir de tudo! Procure bons locais que ofereçam tempo de qualidade para você. Quando falamos isso, consideramos também seu local de trabalho. Por exemplo, durante o dia a dia é comum ouvir muita gritaria dentro de empresas.

Além disso, oferecer poucas oportunidades de crescimentos, julgamentos constantes e outros tipos de “ofensas” são motivos suficientes para sair do local. Acredite, nenhum salário vale sua saúde mental.

Não é apenas uma perda de dinheiro com psicólogos e psiquiatras, há também todo um processo que é bem desgastante!

O que a empresa deve fazer

Assim como o funcionário busca fazer algo por seu próprio bem estar, a empresa também precisa entender a necessidade desse profissional. Não é necessário realizar algo muito complexo, mas entender que cada pessoa trabalha sobre um determinado ritmo e com certas habilidades.

Sendo assim, nada de exagerar nas obrigações. É comum encontrar profissionais que realizam mais de uma função. Isso é um grande problema, visto que muitos não estão preparados para tal.

Veja agora algumas outras dicas que podem ser tomadas por empresas!

Promover bons ambientes

O local de trabalho deve ser realçado é eficiente para que o profissional desempenhe sua função. É muito simples realizar isso, principalmente para marcas que estão começando agora. É aquele modelo mais comum, um escritório, com café, ar condicionado, mesas e cadeiras.

Tudo organizado e buscando entregar mais para o funcionário. Assim é muito mais fácil chegar a um resultado agradável para você e seus funcionários. Porém, tenha cuidado para não criar ambientes exagerados.

O foco ali é ser profissional. Leve esse sentimento para todos, mas sem deixar de ser um local agradável. Pequenas ações podem ajudar muito, a presença de ar condicionados, por exemplo, é uma dessas.

Oferecer planos de saúde

Essa é mais comum. Muitas das marcas que atuam hoje no mercado oferecem bons planos de saúde. A maioria delas com foco em cuidar de problemas físicos, porém, o funcionário também pode cuidar do lado emocional, mental.

Em alguns negócios, há até mesmo a presença de um profissional qualificado para isso. O psicólogo do trabalho é muito importante atualmente porque conseguirá dar auxílio para todos que estão ali.

Além disso, é muito fácil criar um vínculo com muitos dos empregados, ajudando ainda mais no crescimento pessoal de cada um. É claro, isso é algo para se observar com o tempo. Há muitas possibilidades quando o assunto é tratar da saúde.

Criar momentos de lazer de qualidade

Aquela hora de almoço deve ser de qualidade. É o tempo de pausa para que o funcionário possa seguir no restante do dia. Seja qual for sua duração, é fundamental que tenha qualidade. Momentos de lazer assim trazem à tona o real potencial daquela pessoa.

Muitas vezes esse processo nem tem custo. É simples de ser realizado por conta das infinitas possibilidades. Em pouco tempo o funcionário pode estar em uma sintonia maior com sua função.

É extremamente importante saber administrar esse tempo longe do trabalho. Entender que cada pessoa possui uma ideia diferente de lazer é uma das formas de melhorar isso!

Oferecer boa alimentação

Boa alimentação é sempre importante! Como dito acima, é ótimo para ajudar no desenvolvimento de certas práticas físicas. Dito isso, a empresa também deve cuidar disso, oferecendo opções saudáveis para seus funcionários. Esse já é um processo que acontece em escolas e outros locais.

A boa alimentação é sem dúvidas uma das formas mais simples de manter seu funcionário bem mentalmente. Muitos alimentos estimulam o desenvolvimento dos mesmo e por conta disso são tão queridos na alimentação.

Naturalmente, não é necessário fazer uma dieta complexa e cara. Um bom menu não precisa disso!

Contrate um profissional

Se está em busca de maior clareza mental, contrate um profissional. Muitas vezes eles são necessários para que fique melhor. É claro, há também casos que apenas ao sair da rotina já é possível encontrar uma melhoria enorme.

O tempo ajuda muito nisso. Em todo caso, as empresas já contratam os profissionais para melhorar o desenvolvimento da sua equipe. Em muitos casos fica claro a melhora com apenas alguns dias.

É claro, proporcionar um ambiente agradável para essa pessoa também é muito importante! Essa é a última dica que iremos oferecer para manter a saúde mental no trabalho hoje. Aproveite e comece a aplicar!

Talvez possa se interessar: