Como montar um currículo com pouca experiência

Compartilhe este post

Quem decide começar a trabalhar de carteira assinada precisa ter um bom currículo. A busca pela estabilidade financeira e até emocional pode ser seguida de uma série de processos. Muitos jovens acabam pensando que não possuem a qualidade necessária para fazer parte de certa equipe.

Isso faz com que a montagem do currículo seja algo bem interessante. Mas, não se preocupe, essas inseguranças são até comuns na vida de jovens que estão começando agora no mercado. Portanto, o que pode ser feito para mudar esse cenário? Hoje iremos falar mais sobre isso!

Acompanhe agora como você pode montar um currículo mesmo com pouca experiência. Levando em consideração que consiga destacar suas habilidades técnicas, fica muito mais fácil entender isso como um benefício, seu primeiro emprego pode ser também vantajoso para muitos contratantes.

Algumas informações básicas e pessoais

De fato, o primeiro ponto que será destacado para aquela pessoa que recebe seu currículo é ações referentes a dados do candidato. Esse é o ponto principal para que ele possa começar a compreender quem é você, e também é um elemento presente logo no início da folha.

Algumas das informações mais importantes para inserir nessa parte são:

  • Nome Completo;
  • Estado Civil;
  • Endereços de Redes Sociais;
  • Formas de Contato, como e-mail ou telefone;
  • Endereço onde reside;
  • Idade.

Apesar de ser considerada uma etapa muito simples, algumas pessoas acabam exagerando na quantidade de informações, e passam a colocar dados como CPF e RG ou ainda fotos, que são apenas necessárias se o anúncio da vaga realmente solicitar. Mas, em resumo, não há nada de tão especial nessa etapa e pode ser feito rapidamente.

Parte fundamental na criação de um currículo é definir bem seu objetivo profissional. Não é algo que possa ser deixado de lado por conta da grande relevância que terá para que o entrevistador ou avaliador tenha conhecimentos do que você busca como profissional, o colocando na posição correta.

Você precisa ser bem direto nessa parte. Apenas falar que busca uma certa independência profissional não é suficiente. Não é o momento de falar sobre seus desejos pessoais, mas de deixar claro que está em busca de atuar naquele cargo em específico dentro da empresa. 

Também deixa claro que isso terá um impacto positivo na sua vida profissional a curto e longo prazo. Um exemplo de como começar essa parte é: “Desejo atuar na área de vendas da empresa”. Está claro onde deseja trabalhar, após isso basta inserir informações que complementam esse desejo.

Formações que possui

Um dos pontos mais relevantes em qualquer currículo é a relação que o candidato tem com o aprendizado. Sempre que possível, você deve inserir tudo que compreende. Não se contente em informar apenas poucas informações referentes ao seu período de ensino médio ou curso superior. 

Veja aqui que foi parte da sua formação como um todo. Engenheiros, por exemplo, sabem muito sobre uma área que envolve diferentes ações. Eles podem atuar nessas atividades e ser bem sucedidos em cada uma delas.

A formação mencionada no currículo deve ter como base aquilo que você busca com a empresa, por isso todo cuidado é pouco. Faça uma boa avaliação dos seus objetivos antes de definir o que será inserido dentro dessa parte. 

Algo que pode ajudar também é inserir algumas formações que vai além do básico. O conhecimento em inglês, por exemplo, não está relacionado sempre a um curso superior, mas entender e conseguir falar a língua é de suma importância atualmente. No entanto, a mesma dica se aplica, deixe claro o que foi ensinado durante a formação.

Mencione qualquer experiência que tiver

Você pode trabalhar com algumas ações voluntárias e isso pode ser o suficiente para dar o peso que o seu currículo tanto precisa. Não importa se foi um trabalho informal, para aqueles que analisam é a sua qualidade como funcionário que será de fato relevante, não o valor que ganhou.

E, claro, os recrutadores olham com uma boa visão para isso porque, profissionalmente, é interessante ter alguém que se liga às oportunidades oferecidas e que buscam tanto um crescimento profissional como um pessoal também.

Faça o máximo possível para preencher a parte de experiência profissional com algo. Acredite, isso terá um grande peso no futuro.

Destacando as qualificações

Quando se trata do primeiro currículo, nem sempre é preciso saber o que colocar na parte de experiência profissional. Na verdade, seguindo a lógica é mais interessante que seja criada outra parte que tenha como base as suas qualificações profissionais. Isso é, a experiência que acabou ganhando ao longo dos anos.

Nem sempre é fácil criar algo assim porque precisa fazer uma espécie de exercício para que tenha um autoconhecimento maior. Veja o que a vaga necessita e tente estabelecer como você pode chegar aquele padrão de qualidade.

A vantagem é que você pode falar sobre as mais diferentes habilidades, sem a necessidade de mencionar algum curso realizado. Aqui é a parte que sua experiência pessoal pode ajudar também.

Hobbies e certificados

Não precisa dedicar um grande tempo para essa parte. Mas, a valorização do seu currículo será destacada com base na quantidade e qualidade das informações que apresentar. Muitos desses hobbies conseguem destacar seu perfil e conhecimentos. 

Por exemplo, há pessoas que adoram escrever, outros gostam de fotografar. Todos possuem um olhar bem criativo sobre alguns pontos e essa pode ser uma grande diferença para os avaliadores. Além disso, mostrar essas informações pode destacar seu objetivo de ter a vaga.

Isso inclui que terá grande responsabilidade com suas funções e buscará um crescimento bem pautado e elaborado.

Algumas informações complementares

Todo com currículo vem acompanhado de uma parte para as informações complementares. Nela pode decidir se deseja viajar, tem disponibilidade para atuar em outros locais do país ou até tempo extra para realizar uma mudança de horários. Algumas empresas prezam por isso, mas geralmente será informado.

Também pode falar sobre alguma deficiência que possui, fazendo com que exista uma estrutura mais adequada para que possa realizar suas funções. Também deve apontar se há uma necessidade de adaptação a sua deficiência.

Evite erros grotescos de português

Uma dica que pode salvar muitos é evitar erros de português. Alguns candidatos são deixados de lado simplesmente porque escrevem de uma maneira incorreta ou até mesmo ilegível. A melhor alternativa nesses momentos é fazer uma pequena revisão dos pontos referentes à escrita no currículo.

Também pode pedir para alguém mais qualificado realizar essa ação. Evite ao máximo qualquer erro porque ele será avaliado também, principalmente se aparecer de maneira repetitiva. Apesar do português não ser necessário em todo tipo de empresa, a verbalização é fundamental para uma compreensão melhor dentro da instituição.

Faça uma revisão no currículo

Quando se trata de se esforçar para ter um bom resultado é preciso considerar as revisões sempre que possível. Acima falamos sobre as revisões com base nos possíveis erros de português, mas como você deve saber, não é apenas esse o ponto quando se trata de refazer qualquer parte do currículo.

Precisa considerar todos os pontos que foram citados acima. Faça uma boa análise deles, mas tente realizar essa ação de revisão apenas uma vez, caso contrário o nervosismo pode fazer com que crie diversas alterações em pouco tempo, perdendo a originalidade do currículo.

Faça uma revisão correta, mas busque entender porque não gosta de determinada parte e o que pode fazer para melhorar. Muitas pessoas realizam alterações relevantes quando se trata das informações complementares e também da parte dos objetivos profissionais. Esses são pontos fáceis de mudar.

Mas, agora vamos falar de outro assunto também relevante atualmente, o tipo de currículo que irá produzir. Veja a seguir como fazer o melhor com base em suas características.

Veja que forma de currículo produzir

Hoje há muitos modelos de currículos que podem ser considerados. Por exemplo, alguns que são destinados a realizar uma análise mais técnica do profissional. Também há modalidades mais simples, em que apenas precisa colocar seus dados pessoais e estará quase pronto.

O currículo, além de ser um documento profissional para que se tenha acesso a certa candidatura, também é algo que serve para avaliar o candidato. Caso essa avaliação já tenha acontecido, o recurso apenas servirá para resultados mais simples como número de contato.

Como há muitos modelos, precisa considerar conhecer um pouco mais deles. Tenha cuidado ao criar qualquer um, visto que podem não ter relação com a vaga que deseja.

Tenha em mente que ainda pode não conseguir a vaga

Em certos casos, nem mesmo o melhor currículo pode fazer com que você consiga a vaga. Mas não se preocupe, não significa que foi péssimo na entrevista ou que mostrou informações equivocadas no currículo. Geralmente acontece quando há candidatos que são mais adequados à vaga.

Por exemplo, uma pessoa que tem mais experiência em vendas está totalmente ligado à possibilidade de realizar boas ações dentro das lojas. Sabem ter um contato mais direto e inteligente com o público. Se é novo nessa busca pelo emprego, não se desespere! Haverá outras oportunidades.

Conclusão

Agora você já sabe de tudo que é necessário para a criação de um bom currículo. Mesmo sem experiência poderá ter resultados bem interessantes, sobretudo quando o assunto é melhorar algumas ações. Agora, com o que foi dito aqui, sabe o que fazer para realizar uma melhoria em seu currículo, certo?

Se você ainda é jovem também terá a vantagem de conseguir tentar muitas outras vezes. Hoje, a experiência profissional é um dos fatores mais importante, mas a sua qualificação para a vaga pode pesar ainda mais, mesmo sendo sua primeira experiência.

Talvez possa se interessar: