Como se preparar para uma entrevista

Compartilhe este post

A entrevista de emprego pode representar um grande problema para aqueles que não estão acostumados. Pontos como a relação candidato/vaga, o que será perguntado, qual perfil de profissional desejado pela empresa e muitos outros, acabam deixando alguns profissionais nervosos.

Porém, esse nervosismo quase sempre tem relação com a falta de preparo. Ao estar em alguma entrevista importante, há maiores tendências a se prejudicar. Isso porque muitos PRECISAM daquela vaga de emprego. Atualmente, há muitos métodos que podem ser utilizados para chegar a melhores resultados.

Portanto, hoje vamos ensinar como se preparar adequadamente para uma entrevista de emprego. Além de evitar o nervosismo, também conseguirá causar boa impressão a partir da maneira como se comunica ou até se veste. Acredite, esses são pontos essenciais para grandes marcas.

Como é o funcionamento da entrevista de emprego

Bem, antes de compreender como se preparar para alcançar sua vaga de emprego, precisa entender como funciona uma entrevista. Precisa começar a pensar como um entrevistador. Afinal, o que aquela empresa necessita no âmbito profissional, em que área ela deseja crescer?

Pois bem, a partir dessas questões o entrevistador começa a avaliar os possíveis candidatos. Acredite, uma resposta agradável para determinada pergunta pode fazer com que a vaga seja sua! Então, elabora um plano inteligente para sua preparação.

O entrevistador busca o profissional ideal para aquela vaga. Então as perguntas são extremamente diretas e, portanto, as respostas também devem ser assim. A sinceridade pesa muito, visto que facilita uma boa comunicação e aumenta a transparência.

Por esse motivo, boa parte das entrevistas de emprego funcionam a partir de perguntas e respostas. Alguns outros testes podem acontecer, entretanto essa é a “alma” das entrevistas atuais.

Se preparando para a sua vaga!

Agora é o momento de se preparar. Pense em cada etapa de maneira única. Um processo seletivo envolve muitas considerações e candidatos são rejeitados durante todo ele. Portanto, a entrevista é outro momento em que poderá ou não continuar no processo, mas para muitos essa é a parte principal.

Por isso alguns se perdem no que deve ser feito. Estamos aqui exatamente para tratar disso. A seguir, poderá notar algumas dicas efetivas para sua entrevista que poderá garantir sua vaga se aplicadas com personalidade.

No entanto, tenha atenção porque aquele emprego pode não ser para você. Pensar apenas no salário pode fazer com que suas chances de conseguir um bom emprego diminuam bastante. 

Veja o perfil da vaga

A primeira dica pode ser bem fácil de se cumprir. Ao entrar em qualquer processo seletivo precisa considerar a natureza da vaga que está buscando. Afinal, será ela que irá definir como se comportará durante o restante do processo. Isso fica ainda mais nítido durante a entrevista.

Quando o entrevistador busca conhecer um pouco mais sobre sua vida profissional, na verdade está preocupado em como se adequará para aquela vaga. Naturalmente, isso envolve uma série de questões e somente o avaliador conseguirá definir se é a pessoa certa, afinal, ele faz parte da empresa e conhece o que ela precisa.

Lembre-se também que ele é um profissional de RH. Além de saber o perfil da vaga, também entenderá se você possui de fato uma ligação com ele. Fará perguntas precisas, diretas e bastante resolutivas para a avaliação.

Treine as perguntas 

Quase sempre conseguimos notar uma tendência a perguntas semelhantes, isso porque as respostas são realmente importantes. Dentro de algumas questões mencionadas pelo entrevistador, se consegue notar inúmeras interpretações, muitas possibilidades de respostas e por isso são tão recorrentes.

O que torna essa relação algo vantajoso é que graças a essa previsibilidade, o profissional poderá realizar uma entrevista sozinho, respondendo perguntas que podem ser realizadas, evitando assim o nervosismo e até mesmo ganhando mais conhecimento sobre a própria personalidade.

“Por que deseja trabalhar aqui?”, “Qual seu objetivo profissional?”, “Quanto pretende ganhar no cargo?”. Essa e muitas outras perguntas podem ser realizadas e necessitam de uma resposta direta e satisfatória!

Conheça mais a empresa

Um dos passos mais importantes para quem deseja se sair bem na entrevista de emprego é buscar o máximo de informações da empresa. Todo entrevistador considera essa pesquisa algo muito importante visto que a partir dela poderá saber como funciona a instituição e descobrir se os serviços que fará estão de acordo com aquilo que gosta.

Porém, além de considerar o conhecimento sobre os objetivos e valores daquela marca, o profissional precisa pensar na relação que os funcionários possuem dentro da empresa. Assim poderá descobrir se o ambiente é agradável.

Pode parecer que essa parte não faz diferença a princípio, no entanto, o fato é que graças a isso terá maior confiança durante o processo. 

Avalie o avaliador

Uma das estratégias mais simples e direta é avaliar o avaliador. Algumas pessoas até mesmo “imitam” o padrão corporal daquela pessoa para desenvolver uma conversa mais adequada. Como aquela pessoa já é um profissional, fica mais fácil demonstrar uma linguagem corporal adequada.

Outra dica importante com relação a avaliação é manter seus olhos focados no avaliador. Dar um aperto de mão firme logo no início também pode demonstrar confiança, além de, é claro, manter uma boa postura enquanto estiver na cadeira. 

Tudo isso somado fará com que os resultados cheguem de maneira mais simples. Atualmente grande parte das entrevistas são realizadas com o objetivo de encontrar profissionais que ajam dessa maneira.

Seja sincero

Além de chegar com um sorriso espontâneo e responder as perguntas com entusiasmo, precisa considerar também a sinceridade. Como mencionado acima, muitos entrevistadores são treinados para que consigam identificar algumas mentiras e isso funciona muito bem para a grande maioria.

Pense que com o tempo aquele avaliador ganhou experiência na entrevista também. Sabe os padrões de uma mentira e quem apenas está nervoso. O nervosismo com toda certeza é um problema, mas a falta de sinceridade é um ainda maior.

Lembre-se também de oferecer respostas objetivas. Muitos acabam oferecendo algo muito vago para o entrevistador e acaba trazendo problemas. Se perde bastante credibilidade com isso porque aparenta uma fuga do que foi perguntado. Acaba sendo melhor dizer que não deseja falar do assunto.

Comportamento na entrevista

Algumas regras são básicas para conseguir competir com outros candidatos. Em primeiro lugar, ninguém gosta de pessoas negativas, é preciso demonstrar certa positividade. Pense também nas ações que podem tomar com relação a um emprego. Mudar de cidade, estado… em determinadas situações vale a pena.

Outra dica de comportamento que muitos utilizam é não falar mal dos patrões anteriores. Poderá perder muita credibilidade com isso. Seja profissional ao relatar o motivo pelo qual saiu de outra empresa. 

Ah, e claro, resposta às perguntas com base no que conhece da filosofia da empresa. Faça questão disso. Lembre-se de pesquisar bastante sobre ela antes de tudo. Hoje existem muitas facilidades dentro desse ramo.

Personalidade que agrada

Existem alguns tipos de personalidades que chamam mais atenção dos entrevistadores. Não se preocupe porque provavelmente se encaixa na lista. O que de fato se busca são pessoas que deixem claro que tipo de profissionais são. O honesto, por exemplo, ganha destaque.

Mas não apenas isso. Pessoas analíticas, dedicadas, persistentes, responsáveis e muitas outras também ganham atenção. Assim, conhecer um pouco mais sobre você mesmo terá um peso enorme.

Não apenas a personalidade, mas as atitudes também refletem positivamente. Ou seja, mesmo que não mantenha uma postura analítica sempre, caso a demonstre na entrevista de emprego, ganhará o destaque que tanto necessita para a vaga.

Tenha atenção em outros elementos

Claro, aqui já foi dito o bastante para que consiga compreender com detalhes o que fazer. Mas nem tudo foi mencionado. Cada entrevista representa um processo diferente e algumas ações devem ser adequadas à empresa ou até mesmo ao entrevistador. As vestimentas, por exemplo, têm grande peso na avaliação.

Tanto as mulheres como os homens precisam seguir um padrão. Entretanto, também precisa existir uma certa suavidade nisso. Veja bem porque nem sempre o processo acontecerá da maneira padrão e roupas formais são dispensáveis em boa parte das entrevistas.

Terno e gravata não são tão relevantes quanto parecem. Mantenha apenas uma aparência agradável. Evite roupas vulgares. Isso também se aplica à forma de se comunicar com o entrevistador. 

Veja como a empresa se comunica

Algo que muitos profissionais deixam de lado para buscarem um emprego é a avaliação da empresa. Alguns profissionais podem entrar naquele ambiente e depois de 1 mês desejar sair. Isso porque nem todas as marcas são adequadas para o trabalho. Nem todos os negócios oferecem a estrutura que o funcionário necessita.

Então, para que não perca seu tempo com a entrevista, realize uma pesquisa com antecedência. Faz uma grande diferença. Atualmente há muitas pessoas que não se permitem realizar determinadas ações porque precisam do trabalho, mas nem sempre aquele emprego o manterá bem.

Geralmente, funcionários que possuem problemas com o ambiente em que estão podem sofrer com muitas doenças. Faça o possível para evitar isso. Afinal, estamos falando aqui de possíveis gastos com saúde também. 

Conclusão

Uma entrevista de emprego de qualidade envolve diferentes ações. O entrevistador competente tem uma atenção especial para diversos objetivos. Saber como se preparar para esse momento pode garantir sua vaga, mas lembre-se que outras pessoas também sabem.

Mostre alguma característica única. Tente destacar que sua forma de trabalho irá somar ao quadro da empresa, tornando-a cada vez mais importante. Ao entrar em qualquer marca deve ser considerado o que a instituição pode fazer por você e o que pode realizar por ela. 

A soma dessas características tornará tudo mais simples e direto. Haverá harmonia entre a equipe, visto que há participação e boa comunicação.

Talvez possa se interessar: