Vai passar por um processo seletivo? Sabemos que esse pode ser um momento complicado, sobretudo porque muitas pessoas não sabem o que fazer. Há muitas dicas que podem ser tomadas para si, mas, nem sempre são tão eficazes, certo? Hoje vamos tratar exatamente delas.
Se deseja se sair bem em um processo seletivo precisa pensar no todo. Geralmente quando pensamos em melhorar nosso desempenho em entrevistas de emprego, buscamos entender o que será perguntado, o que a empresa busca e assuntos referentes, certo? Durante um processo apenas precisa ter um olhar mais amplo.
Para se sair bem, portanto, pode seguir algumas dicas de valor. Saber exatamente como agir de acordo com aquilo que for oferecido. Ao mesmo tempo, ter uma noção de quem você é e de que tipo de emprego precisa para ter uma expectativa profissional agradável.
Processo seletivo: por que acontece?
Você já pensou no porquê um processo seletivo acontece? Bem, o fato é que cada empresa irá realizar tal ação de acordo com o que desejar, mas geralmente há uma causa comum para todas. Nesse caso estamos tratando de encontrar o melhor profissional possível para aquela vaga.
Mas isso não é fácil. Por isso há muitas etapas que podem estar presentes nesse momento. Quando se trata da busca do melhor profissional, mais que ter uma boa experiência ou conhecimento na área, são considerados também fatores comportamentais. Por isso, há testes que analisam isso.
Naturalmente, há uma grande variedade de etapas durante esse momento. Antes de falarmos sobre como você pode se sair bem durante um processo seletivo, vamos entender um pouco mais sobre como esses processos podem acontecer.
Etapas de um processo seletivo
Saiba que, para conseguir ter um resultado melhor em seu processo seletivo, precisa pensar um pouco mais no geral. Por exemplo, para se sair bem é fundamental conhecer o que acontecerá durante o processo. No entanto, nem sempre é possível fazer isso porque a empresa pode não divulgar.
A nossa dica nesse caso é que procure entender a natureza da contratação. Veja a vaga que será ofertada e tente se adequar a algo relacionado a ela. E acredite, recrutadores adoram pessoas que se preparam para isso!
Dito isso, veja a seguir como se sair bem no processo seletivo!
Como se sair bem no processo seletivo
Há muitas ações que podem ser tomadas. Mas, antes de começar a falar sobre as dicas que realmente podem ajudar, pergunte se deseja mesmo a vaga. Há muitas pessoas que se sentem confusas sobre isso e acabam entrando em uma empresa que não é compatível com sua personalidade.
Esse é um assunto sério, é claro. Sempre que tratamos do emprego, não é apenas o trabalho que de fato é relevante, mas as relações que poderá ganhar ali, bem como o salário e seu desenvolvimento profissional.
Por isso, você precisa ter uma expectativa profissional. A partir dela poderá entender onde realmente pode ser uma boa ideia atuar e onde não há espaço. Caso esteja decidido, veja as dicas a seguir!
Faça um bom currículo
O primeiro passo para conseguir destaque entre os entrevistadores é trabalhar pensando no seu currículo. Nem sempre esse vai ser o fator mais importante, mas é um fato que é relevante ter um bom currículo porque ele é sua carta de apresentação, então, se foi solicitado, faça o melhor!
Dependendo do processo, é claro pode nem ser necessária a criação de um. Hoje também é fácil realizar a criação de algo do gênero a partir das páginas que oferecem emprego na internet. Grandes empresas utilizam seu próprio formulário para ter uma noção mais aprofundada do que buscam.
Lembre-se, os profissionais contratados são sempre definidos antes do começo do processo seletivo!
Pense na vaga
Agora dedique um pouco de tempo para pensar na vaga! Será que é para você? Naturalmente, com o tempo podemos perder grandes oportunidades porque não concluímos com facilidade se aquela empresa é realmente agradável para o crescimento profissional.
Também pode acontecer de passar anos dentro de um local que não o desenvolve. Para evitar isso, antes de entrar em qualquer instituição, verifique como se sente. Não importa se a empresa é grande ou pequena, sempre vale a pena avaliar essa parte!
Também podemos destacar que o tempo é de grande ajuda nesse momento. Como também precisa se preparar para o processo, pode ficar complicado realizar as duas ações ao mesmo tempo.
Saiba trabalhar em equipe
Outra dica de ouro é saber como trabalhar em equipe. Sempre será cobrado em cargos que necessitam de uma boa comunicação e interação. Nem sempre são para cargos de liderança, saiba disso! Dependendo da sua área no mercado, provavelmente sabe o que é necessário.
Ao entrar em qualquer lugar assim, precisa compreender o necessário para permanecer. Veja como os outros profissionais trabalham e siga ao máximo as dicas que serão oferecidas pelos mesmos. A adequação é outro ponto que se torna extremamente relevante com o tempo!
Tenha foco durante todas as etapas
Bem, quando se pensa no que a empresa deseja de você, fica mais fácil passar por qualquer processo. Isso porque está bem definido o que é e não é relevante. Dessa forma, terá maior foco durante todas as etapas do processo. Algo que pode atrapalhar isso, entretanto, é o nervosismo.
Você precisa lidar com este e outros sentimentos que possam surgir. Eles com certeza atrapalham boa parte dos candidatos. Por isso, nossa última dica dará uma alternativa para que consiga trabalhar melhor com essa parte.
Fale a verdade sempre
A honestidade é fundamental. Deve entender que durante qualquer processo terá que lidar com informações sobre você. O que faz atualmente? Como foi sua última experiência profissional? Todas essas perguntas atuam de forma inteligente para que o profissional seja avaliado.
Mesmo que acredite que determinada resposta não seja adequada, precisa entender que falar a verdade é mais importante. Quase sempre os recrutadores desenvolvem um método para saber se realmente se está falando a verdade.
A empresa também deve agir assim. Deverá passar informações reais sobre o cargo, as instituições e como atuam. A construção de uma boa relação deve partir disso!
Faça uma boa venda de sua imagem
A imagem que oferecerá para os recrutadores também deve ser bem construída. Nessa parte podemos falar diretamente do marketing pessoal. Ele será responsável por melhorar sua postura frente ao processo, desenvolvendo com maior facilidade algumas ações dentro da situação.
Essa pode ser uma dica mais complicada de seguir para quem é iniciante. Talvez, se é o seu primeiro processo seletivo, não tenha as informações necessárias para se sair bem. Por outro lado, pode conseguir bons resultados a partir de algo mais simples.
Se vestir a caráter, desenvolver uma fala com fluidez e não ficar nervoso já são uma ótima maneira de começar!
Veja mais sobre a empresa
Passe um tempo pesquisando. Descubra mais sobre a empresa em que está buscando entrar. Será que realmente é boa. Devemos tratar dessa parte porque em muitos casos ela é deixada de lado, visto que a vaga é o que realmente importa.
Mas, para o bem do seu lado profissional, uma avaliação desse ângulo pode ser de grande ajuda. Por isso há pessoas que passam um bom tempo avaliando as ações que podem ser tomadas e como crescer dentro de cada local. Perguntar para pessoas que já estão ali pode ser uma ótima ideia.
Se comunique bem
A comunicação sempre será importante. As entrevistas de emprego costumam cobrar isso com frequência, outros processos nem tanto. Mas é natural que tenha oportunidades dentro disso. Afinal, quando estiver no negócio precisará lidar com outras pessoas, todas em comunhão.
Mesmo sendo bastante cobrada, nem sempre o processo seletivo atua bem com ela. Naturalmente, isso pode causar problemas para a empresa. Sem contar que em muitos casos o profissional comunicativo pode não ser aquilo que a empresa busca.
Faça simulações
Então, a nossa última dica, como prometido, irá lidar diretamente com a parte do nervosismo. É uma técnica utilizada por muitas pessoas, visto que oferece total facilidade para que se tenha noção do que será a entrevista em si. Pode ser que consiga fazer isso com a ajuda de alguém, mas pode tentar sozinho.
Além de conseguir descobrir algumas das etapas do processo, poderá também ter um resultado positivo com relação a outros pontos. Mas, para tal é trivial chegar ao máximo da simulação possível.
Mesmo assim, é diferente simular e fazer de fato. Assim, sempre esteja preparado para mais.
Esteja sempre crescendo!
O crescimento pessoal é um outro fator sempre bem avaliado pelas empresas de hoje. Nem sempre a sua qualificação precisa está relacionada a certa área em específico. Muitos negócios, ao encontrar alguém que gosta de realizar cursos e aprender cada vez mais, oferecem boas vagas.
Isso, é claro, porque há uma certa vantagem em desenvolver aquela pessoa. Quem gosta de aprender tem maiores vantagens, com certeza. Ao mesmo tempo, precisa saber passar essa possibilidade de crescimento durante algumas das etapas do processo seletivo.
Conclusão
Para se sair bem em um processo seletivo, precisa considerar todas as etapas que irá passar. Lembre-se que elas foram criadas com o objetivo de encontrar o profissional ideal para aquela vaga. Apesar de muitas empresas não se preocuparem com essa etapa, o fato é que as maiores do mercado apresentam total atenção para essa parte.
Por isso, para se sair bem precisa conhecer mais o local em que poderá trabalhar. Buscar seu crescimento individual é outra forma de ganhar maior destaque, assim como atuar dentro do mercado há muito tempo, o que pode lhe render uma boa experiência.