Como ser contratado – 10 dicas para conseguir um emprego

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Moldar uma marca pessoal ou, em outras palavras, uma reputação (Personal Branding) é uma tarefa que ainda gera muitas dúvidas e medos em muitas pessoas, por isso vamos falar como ser contrato com as melhores dicas para conseguir um emprego.

Um dos elementos de uma boa estratégia de branding é a visibilidade online. Isso deve ser lembrado na hora de procurar um emprego.

Hoje falando sobre dicas para conseguir um emprego é indispensável não falar do Linkedin, sendo esta a maior rede profissional de todos os tempos.

Pergunta básica: por que postar um perfil no LinkedIn? Se você administra conscientemente sua carreira, ou de outra forma, cuida de seu desenvolvimento profissional, sabe que mudanças de emprego são comuns.

A visibilidade na Web ajuda você a se preparar gradualmente para esse momento. Permite construir e manter uma rede de contatos com outros profissionais e pessoas à procura de novos colaboradores. Para poder usá-lo quando for necessário.

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Dicas para conseguir um emprego com o LinkedIn

1- Seja uma pessoa autêntica

O principal é criar um perfil inteligente, este perfil serve para te mostrar de uma forma autêntica e real. Se você não está convencido no momento talvez com o tempo você descubra certas ações que considere favorável.

Lembre-se de que, ao postar informações imprecisas e fáceis de verificar, você pode facilmente prejudicar sua reputação, por isso separamos as dicas para conseguir um emprego.

Aqui estão alguns dos pontos mais importantes relacionados ao perfil e outras atividades que vão te ajudar na hora de procurar um emprego.

2- Palavras-chave

O perfil deve ser usado por recrutadores e potenciais empregadores para encontrá-lo. Se você estiver visível na internet, mais pessoas terão a oportunidade de conhecer sua existência.

É importante pensar em quais palavras-chave podem ser usadas para encontrar alguém com suas habilidades e tentar incluí-las no conteúdo do seu perfil.

Se você não souber quais são essas palavras-chave, veja anúncios de emprego e/ou perfis de outras pessoas em cargos semelhantes, como eles usam para se descrever.

O título ao lado do nome deve descrever sua principal competência profissional, não necessariamente o nome exato do cargo que ocupa atualmente junto com o nome da empresa.

Pense em como você quer ser percebido pelos outros, em qual trabalho está interessado e inclua-o em seu título. Se você construir sua imagem apenas na marca da empresa em que está empregado atualmente, o que acontecerá quando você perder esse emprego?

O título é importante porque aparece sempre que você aparece nas pesquisas de outras pessoas. Se você deseja fazer uma mudança profissional e planeja mudar para outra área, preste atenção à consistência da mensagem no título com o que você está fazendo atualmente.

Isso é especialmente importante quando você está procurando um emprego em segredo e não quer que seu atual empregador e colegas saibam de suas intenções.

Na parte superior do seu perfil, há um local para o seu resumo profissional (sobre). Preencha esta parte de forma clara e não perca uma boa oportunidade de se apresentar.

É bom se consistir em uma breve descrição do seu perfil profissional e áreas de especialização. Claro, incluindo palavras-chave.

Em seguida, na descrição das experiências, inclua tudo o que você acha que o recrutador ou parceiro em potencial deve saber sobre você antes de conhecê-lo pessoalmente.

Não se esqueça de inserir as atividades que você gosta e deseja realizar em seu trabalho futuro.

As experiências de voluntariado são bem recebidas, elas mostram o que é importante para você. Além disso, todos os certificados, declarações e prêmios podem tornar seu perfil mais atraente. Em todos os casos, tenha em mente palavras-chave que ajudarão os recrutadores a encontrar você.

3- URL personalizado

Torne sua pessoa visível na web. Esta é uma das principais dicas para conseguir um emprego sendo um dos propósitos do perfil público. Vale a pena alterar o conteúdo do link para o perfil público para que não contenha caracteres adicionais além do nome e sobrenome. Graças a isso, você ficará mais visível nos mecanismos de pesquisa.

4- Desenvolva uma rede de contatos

Trabalhe na sua rede de contatos, procure pessoas no LinkedIn com quem tem relações profissionais e privadas, utilize o website para desenvolver a sua rede de contatos e procurar potenciais oportunidades de carreira.

A função de importar contatos é útil para isso. Procure por pessoas que você está interessado e peça a seus amigos para apresentá-lo. Para obter informações sobre como expandir sua rede de contatos.

A frequência das buscas de seus recrutadores e empregadores depende de quantos contatos você tem em sua rede. O limite máximo é de 30.000 pessoas.

5- Acompanhe as ofertas de emprego

Na guia empregos (Trabalho), agora você pode pesquisar ofertas postadas por empresas em suas páginas de empresas. Cada vez mais empresas no Brasil usam o banco de dados do LinkedIn para procurar novos funcionários.

Vale a pena usar as funções avançadas do buscador, digitando palavras-chave, nomes de vagas, empresas específicas, etc. Essas buscas podem ser salvas e depois receber ofertas de trabalho devidamente selecionadas do LinkedIn.

6- Um perfil do LinkedIn é mais do que um currículo

No LinkedIn preocupa-se com a apresentação universal das suas competências, no seu CV ajusta a informação à empresa e a um cargo específico. Ambas as mensagens devem ser consistentes!

Procure obter recomendações profissionais dos últimos anos e uma avaliação das suas competências. Colocados no perfil, eles fortalecem sua imagem profissional. Para isso, faça você mesmo recomendações aos seus amigos e avalie suas competências.

7- Acompanhe os perfis da empresa e as pessoas que trabalham lá

Se você tem empresas dos sonhos para as quais deseja trabalhar, pode monitorar sua atividade no LinkedIn de forma contínua, coletar informações sobre ofertas de emprego, cultura organizacional, eventos importantes e notícias.

8- Pequenas coisas importam

Verifique se seus dados de contato (endereço de e-mail, número de telefone) estão disponíveis para as pessoas que visitam seu perfil, especialmente para recrutadores que não estão vinculados a você.

Erros de digitação no perfil, negativismos, entrar em “confrontos” verbais nos comentários podem prejudicar sua imagem aos olhos de potenciais empregadores.

Se você está empregado e não quer ostentar sua busca, vale a pena cuidar das configurações de privacidade adequadas em seu perfil.

A foto é muito importante! Se você usar óculos escuros na foto, não olhar para a lente ou se houver gráficos em vez da foto, você reduz automaticamente suas chances de uma boa primeira impressão.

9- Informe aos recrutadores que você está procurando um emprego

Você pode informar aos recrutadores que está aberto a vagas de emprego. Anteriormente, era o botão Interesses de Carreira ativado (no seu perfil entre a introdução e os artigos e atividades).

Na funcionalidade mais recente do perfil abaixo da foto, logo após os detalhes de contato, você encontrará a seção Aberto a oportunidades de emprego, onde você seleciona seus nomes de trabalho, locais e forma de emprego preferidos.

Dessa forma, você pode aumentar sua visibilidade no LinkedIn entre os recrutadores profissionais, bem como na sua rede de amigos.

10- Seja ativo – o networking está ajudando

Se você está procurando um emprego, ajude os outros. É nisso que se baseia a ideia do networking! A atividade pode incluir grupos no LinkedIn relacionados às suas competências, bem como postagens publicadas por seus contatos.

Recomende publicações valiosas, participe de discussões interessantes, comente e compartilhe informações. Lembre-se que o mais importante aqui é o conteúdo de negócios relacionado ao desenvolvimento profissional. Evite política, religião e esportes, a menos que seja seu domínio profissional.

O Linkedin oferece um enorme campo para construção de imagem e demonstração de profissionalismo.

Aloque um determinado período de tempo semanalmente / mensalmente para essas atividades e cuide para respeitar os limites. Supostamente, a melhor prática em termos de algoritmos de pesquisa é visitar o LinkedIn todos os dias por pelo menos 10 a 15 minutos. Seja visível!

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