Como ter um LinkedIn chamativo?

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Se você já pensou em fazer um perfil no LinkedIn com certeza se preocupou em como ele ficaria para o público. De fato, essa é considerada a maior rede social do mundo para profissionais. Ela é utilizada para muitas atividades profissionais e por isso ganha bastante nome no mercado atual. Então, como ter um LinkedIn chamativo?

Tudo começa pela construção do seu perfil, é claro. Todas as redes sociais trabalham com essa ideia, já que ele é feito para chamar atenção de quem pesquisa por seu nome. A riqueza de informação nele é suficiente para chamar atenção. Porém, não é apenas isso que fará com que seja contratado.

Sabemos que se você está buscando oportunidades de emprego, a rede é uma das mais completas do mercado. Quem acabou ficando desempregado nos últimos anos, acabou recorrendo a rede social porque ela é simples, mas ao mesmo tempo completa.

No Brasil há mais de 43 milhões de pessoas utilizando a rede e ela também recebe mais de 100 mil novos cadastros diários.

Aprender a fazer um bom perfil no LinkedIn pode ajudar de várias maneiras diferentes. A rede social não é mais tão nova, mas ainda conquista diversas pessoas que estão em busca de crescimento profissional e por isso muitos se perguntam como ter um LinkedIn chamativo para empresas.

Pois é! É um momento novo no mundo empresarial e por isso necessita de sua atenção. A maioria das pessoas que estão em busca de crescimento em sua área cria um perfil na rede. Além de favorecer o encontro de empresas com profissionais, também ajuda na criação de um bom networking.

Se deseja se destacar da concorrência criando um perfil perfeito, saiba que deve seguir algumas regras importantes. Além disso, nem sempre o perfil dos sonhos surge de um dia para o outro, até porque a rede social trabalha com o tempo de inscrição de alguns usuários também.

Você pode também entrar em contato com a Talent Replacement, uma empresa especializada na criação e configuração de um linkedIn chamativo.

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Faça um bom perfil para ter um LinkedIn chamativo

A primeira ação que deve ser utilizada é a criação de um bom perfil. É uma dica importante porque a rede social serve para que empresas conheçam mais sobre seus serviços. Quanto mais informações profissionais há em seu perfil, melhor! E, como você sabe, as redes sociais também possuem sistemas de pesquisa.

Dito isso, a quantidade de informações é um fator muito importante para o algoritmo de busca do LinkedIn. Com um bom perfil, é bem provável que seu nome esteja em primeiro plano quando alguém pesquisar profissionais com suas habilidades.

Isso é tão importante que existem pessoas que procuram profissionais para realizar esse trabalho. Essa é uma regra básica, quanto melhor for um serviço ou produto, mais rápido ele aparece para quem deseja o obter!

Tenha em mente o uso de palavras chaves

É de se esperar que em uma rede tão enorme quanto o LinkedIn, as palavras chaves sejam importantes. Isso porque elas funcionam de forma auxiliar para os mecanismos de busca. Fica mais fácil encontrar oportunidades que tenham relação com seu perfil a partir do uso delas.

Ela também serve para que empresas encontrem você mais rapidamente. Por isso não podem faltar em seu perfil. Ao pesquisar por profissionais, as empresas podem optar pelos primeiros perfis.

É claro, mesmo após isso haverá uma avaliação completa da sua jornada profissional, habilidades, portfólio e outros destaques da sua carreira.

Tenha informações na aba destaques

A aba destaques é muito interessante! Apesar de toda a sua rede profissional ser chamativa, a aba destaque é feita para aqueles que desejam conhecer seu trabalho de forma mais direta. Ali é possível mostrar projetos, considerações de clientes e outros fatores importantes.

A ideia é destacar seus resultados. Não importa em qual empresa ou até mesmo se essa foi uma conquista fora das mesmas. Você pode mostrar seu lado profissional com facilidade na aba.

Portfólio, link, documentos ou até mesmo mostrar publicações de artigos e publicações do próprio LinkedIn. Muito eficiente, não é mesmo?

Resuma sua trajetória profissional

É muito importante saber resumir sua trajetória profissional. Não apenas sua experiência profissional, mas também suas qualificações e objetivos. Na parte “sobre” do LinkedIn, é muito importante inserir dados como esse, além de um pouco mais sobre a sua personalidade.

Você deve saber a importância de ser uma pessoa íntegra e completamente transparente. É algo que deve ter em mente durante sua trajetória profissional, não apenas na rede social.

Dessa forma, quanto mais informações conseguir inserir, melhor. No entanto, lembre-se de optar pelo resumo delas. Você pode fazer tópicos neste momento, eles ajudam na estruturação e permitem uma diminuição na quantidade de informações.

Sobre sua experiência profissional 

Existe um campo de preenchimento relacionado à experiência profissional. É importante ter atenção nele! Nele é possível inserir o cargo que foi realizado em determinada empresa, além do nome da empresa e também as funções que foram realizadas enquanto trabalhou ali.

Com isso, esse se torna um dos pontos mais importantes! Você precisa prestar muita atenção em todos os detalhes. Aumente a quantidade de recursos textuais que existem, escreva tudo da maneira mais coesa possível.

Tenha uma organização em criar os tópicos para deixar seu perfil mais “fácil de ler”. Evite também erros de português.

Um LinkedIn chamativo: como começar

Assim que você termina seu perfil na rede é provável que deseje encontrar as melhores vagas de trabalho, rapidamente. Porém, nem sempre é assim, é necessário saber por onde começar e, principalmente, construir um bom perfil.

Como toda rede social, o LinkedIn possui certas características que devem ser destacadas para melhor utilização do mesmo. A criação de um bom perfil é realizada com base em alguns processos e iremos apresentar eles agora mesmo.

O primeiro passo é ter uma boa foto

A primeira impressão de quem visita seu LinkedIn é sua foto de perfil. Ela não garante seu profissionalismo, mas é importante saber que a postagem dela deve ser feita com base na rede. Uma foto em uma festa dificilmente fará sucesso em seu perfil.

Busque realizar algo mais profissional. Uma foto trabalhando no computador ou ainda um modelo mais simples. No entanto, saiba que essa é uma ferramenta muito importante porque graças a ela muitos usuários conseguem mais destaque, seguindo um ritmo bem interessante.

Lembre-se que não é necessária uma super produção. Basta ter seu rosto centralizado e mostrar um tom mais formal, principalmente nas vestimentas.

A aba “sobre”

Todo visitante que tiver interesse em seus serviços, irá olhar a aba sobre! Ele é um pequeno resumo da sua carreira profissional, por esse motivo deve ser feito com cuidado e, ao mesmo tempo, não é interessante inserir informações demais.

Você pode inserir uma lista de conquistas que destaque seu lado profissional. Suas competências e certificados também podem entrar na aba. A maioria das pessoas que conseguem bons contatos seguem um roteiro:

  • Primeiramente destaque sua paixão profissional;
  • Seu histórico profissional;
  • Sua posição e empresa atual;
  • Depois siga para uma boa “chamada para ação”.

Um e-mail para contato

Comunicação é a base de qualquer rede social. Sim! Quando se cria um perfil no LinkedIn é fundamental que ela esteja em primeiro plano. Uma das maneiras de realizar isso é inserindo seu e-mail para contato.

Porém, lembre-se que está em um ambiente profissional e por isso é fundamental que esse e-mail seja profissional. Além disso, tenha cuidado em erros de digitação, pois um único erro pode causar uma perda grande de contatos.

Sua formação deve constar

A formação profissional é importante. A empresa irá olhar para tal informação com ótimas projeções, visto que isso destaca a importância que dá para seu cargo e, acima de tudo, mostra que a profissão que deseja é de fato sua paixão.

É claro, se possui mais de uma formação é interessante a inserir também. Mesmo que não tenha relação com a área que deseja conseguir o emprego, saiba que quanto maior é seu conhecimento geral, melhor é a visão da empresa sobre você.

É fácil imaginar o porquê. Mais estudo significa também mais comprometimento em aprender.

Experiências voluntárias

Se você já trabalhou de forma voluntária em alguma área, insira isso. Se não recebeu nada por um trabalho realizado, significa que fez por satisfação pessoal. Isso destaca que você é uma pessoa desenvolvida na área. Nesse caso é importante destacar a realização na área que realizou o trabalho.

As empresas estão cada dia mais procurando profissionais com esse tipo de pensamento. O valor de mercado que pode ganhar com isso é bem alto, principalmente no LinkedIn, onde pode deixar essas realizações em destaque.

Aliás, tente utilizar a aba destaque para mostrar todos os seus importantes serviços. Portfólios, link para sites ou blogs, todos são válidos aí!

Produza um bom conteúdo

A produção de um bom conteúdo ajuda a engajar. Além disso, destaca seu conhecimento. Inclusive, é uma boa opção colocar seus melhores conteúdos na aba “destaque” de sua rede social.

Um bom conteúdo é criado com base em seu desenvolvimento. Faça corretamente e as empresas estarão mais encantadas com seu conhecimento. Dito isso, está tudo pronto, seu perfil estará bem completo, porém, poderá realizar outras ações para completar!

Conclusão

Bem, a criação de um LinkedIn chamativo exige sua atenção! Não é uma tarefa tão fácil assim quando pensamos na quantidade de informação e nos algoritmos de pesquisa da rede. É fundamental aprender um pouco mais sobre eles caso deseje encontrar um bom emprego.

Por outro lado, há uma importância ainda maior em criar uma relação eficiente entre o empregado e o contratante. É por ali que há uma comunicação e a possibilidade de conhecer mais sobre a vida profissional de ambos.

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