Você está pensando em mudar toda a sua rotina como trabalhador? Bem, uma das melhores maneiras de realizar isso é a partir de uma mudança de profissão ou trabalhando fora. Esse segundo método tem se tornado cada vez mais interessante e pode ser o que precisa para ganhar cada vez mais.
Mas, antes de tentar qualquer coisa é fundamental que compreenda alguns passos. Veja bem, trabalhar fora do país com certeza representa uma ótima oportunidade para sua carreira, mas há sempre riscos em mudanças tão bruscas.
Por conta disso, criamos esse artigo! A seguir poderá identificar algumas ações que podem ser realizadas para aumentar suas chances de sucesso em um grande passo como esse.
Identifique suas habilidades e interesses profissionais
O passo básico, mas com certeza faz diferença no final. Quando pensamos em identificar nossas habilidades e interesses é mostrar também versatilidade. Se tornar um pouco maleável para que uma maior quantidade de oportunidades entrem em nossa rotina profissional.
Apesar de parecer fácil, muitas pessoas não conseguem identificar com facilidade suas habilidades. Por isso, se recomenda algo a mais. Talvez conversas com um profissional que possa entender o porquê desse problema.
Mas, tenha sempre em mente que essa questão precisa ser trabalhada para que tenha ainda melhores chances de um resultado mais agradável. Suas habilidades e interesses com certeza fazem grande diferença durante todo o processo.
Pesquise as oportunidades de emprego no exterior
Bem, é claro que logo após isso você precisa começar a buscar boas oportunidades no exterior. Com isso, também já começa a encontrar diferentes empresas e poderá realizar uma avaliação delas.
Ainda assim, pode não ser o suficiente. Certifique-se de que todos os detalhes estejam bem estabelecidos. Cada vaga pode proporcionar vantagens diferentes, como por exemplo um trabalho remoto ou ainda uma proximidade com o local em que irá morar.
Também considere que pode conseguir uma boa vaga de emprego mesmo ainda estando no Brasil. Existem muitos sites destinados a Freelancers que conseguem oferecer todo esse potencial para você!
Verifique os requisitos de visto e permissão de trabalho
No caso da troca de país, é preciso ter em mente que alguns documentos são necessários. Ao trabalhar fora, sobretudo em países como os Estados Unidos, podemos destacar diferentes fatores. O fato é que esse processo pode ser um pouco burocrático, por isso se recomenda que exista uma ação anterior.
Verifique, portanto, antes de começar sua viagem, os requisitos de visto e também da permissão de trabalho. Afinal de contas, precisa seguir todos eles para conseguir continuar no país.
Além disso, precisamos pensar que trabalhar fora é uma decisão complicada para se tornar com tamanha facilidade.
Considere o custo de vida no país de destino
Bem, todo mundo deseja um salário alto quando vai para uma nova região. Porém, apenas ganhar em outra moeda não significa isso! Pense que, naquele local, todas as suas compras devem acontecer com aquela moeda, portanto, os preços podem ser muito altos porque não há conversão.
Quando estiver chegando em outro país, já precisa ter pesquisado sobre o custo de vida da região. Em alguns casos, os alimentos são mais caros, em outros, o preço de produtos. Há também locais onde o aluguel de casas e apartamentos são salgados.
Entretanto, isso ainda dependerá do preço do salário mínimo da região.
Prepare seu currículo e carta de apresentação
Seu currículo não precisa ser algo especial para atuar em algumas marcas. Porém, imaginando que trabalhe em algum local famoso, precisa montar algo de qualidade. Não apenas o currículo, como também uma boa carta de apresentação, que apresenta tudo sobre suas pretensões como funcionário.
É claro, você talvez já tenha algo assim para suas entrevistas aqui no Brasil. Porém, recomendamos fortemente que crie outra para fora do país. Novas culturas, costumes e outros pontos podem influenciar até mesmo em como as empresas trabalham.
Faça contatos na sua área de trabalho no país de destino
Por fim, nada melhor que trabalhar o Networking para que os resultados sejam mais seguros. Caso determinada empresa não ofereça aquilo que deseja, ainda pode contar com outras oportunidades.
Ter muitos contatos é sempre útil em qualquer lugar do mundo. Não apenas para você, mas para toda a rede de Networking. Se estiver em um país novo, talvez encontrar brasileiros que já conseguiram um bom trabalho seja a sua principal missão.
Seus resultados podem ser ainda mais claros a partir disso. Indicações, dicas, ajuda emocional. Todas essas opções podem ser eficientes para que se mantenha firme e encontre aquela vaga que tanto deseja.
Pratique suas habilidades linguísticas
Mesmo que demore um pouco, faça essa ação. Sabemos que aprender uma nova língua não é nada fácil. Isso exige tempo e algumas pessoas demoram para se tornar fluentes. Porém, visitar um novo país é muito importante para que pelo menos conheça um pouco mais sobre essa linguagem.
Pratique suas habilidades linguísticas todos os dias. Pode ser poucos minutos, mas que façam diferença no seu vocabulário. Leia algum livro, fale com alguém nativo daquela região…
Faça o possível para adquirir o máximo de conhecimento sobre aquela região.
Considere opções de trabalho remoto ou freelance
Quando você entra na internet, atualmente, consegue verificar muitas oportunidades de trabalho. A internet foi capaz de realizar ligações claras com todo o mundo. O que significa que hoje mesmo você poderia estar trabalhando fora do país.
Mesmo estando no Brasil, é possível realizar essa façanha. Isso a partir do trabalho remoto ou freelancer. Apesar de não ter os benefícios de um trabalho com contrato, é possível ter algo ainda melhor!
O Freelancer ganha de acordo com a quantidade que trabalha. Então, se é muito bom em algo, poderá ter ganhos sem teto. E o melhor de tudo, pode acontecer em uma moeda estrangeira.
Pesquise sobre possíveis empregadores ou empresas internacionais
Como mencionado, antes de ir é importante entender a empresa em que deseja trabalhar. Até porque durante o processo de realizar a entrevista precisará ter um conhecimento maior sobre a empresa. Os seus possíveis empregadores devem estar de acordo com suas habilidades e interesses.
A princípio pode ser algo complicado. Muitas pessoas nem sabem como realizar uma pesquisa em outro idioma no Google. Porém, em países como os EUA existem maior facilidade para encontrar informações.
Esteja preparado para entrevistas em inglês ou em outro idioma
O fato é que, quando você vai para outro país ou pelo menos deseja trabalhar fora, precisa considerar uma mudança no idioma. Dificilmente conseguirá uma entrevista em português. Sendo assim, um requisito básico para conseguir alguma vaga é conseguir falar inglês.
Isso porque muitos países utilizam a língua para facilitar a comunicação com estrangeiros. É claro, também há países como o Canadá que fazem uso de duas línguas em determinados locais.
Isso pode ser muito útil para que seus resultados sejam ainda mais agradáveis. Por isso, treine bastante e tente não ficar nervoso na entrevista. Serão realizadas perguntas muito semelhantes às do Brasil.
Verifique os benefícios do empregador, como seguro saúde e férias
Assim como acontece no Brasil, ao procurar uma vaga de emprego é fundamental que, além de buscar informações sobre o salário, veja os benefícios. Acontece que muitas pessoas deixam essa parte de lado e acabam trazendo problemas grandes para o futuro.
A ansiedade de ganhar em outra moeda pode fazer com que esqueça de verificar seu horário de trabalho e benefícios como seguro saúde e férias. Esses são básicos aqui no Brasil, mas dependendo do local que irá, as políticas são completamente diferentes.
Prepare-se para mudanças culturais e de estilo de vida
Algo que pega algumas pessoas de surpresa são as alterações drásticas em como determinadas ações são realizadas. Tente se preparar ao máximo para isso, porém, saiba que em alguns casos não há tantas mudanças. São países como o modo de viver muito semelhante ao do Brasil.
As mudanças culturais são apenas um extra. Na grande maioria das vezes elas acabam mostrando mais vantagens do que desvantagens. Conhecer novas culturas e formas de trabalhar pode ser enriquecedor.
Entretanto, para aqueles que estão muito acostumados, pode sim ser um pequeno problema alterar sua rotina dessa maneira.
Faça um plano de contingência financeira para imprevistos
Supondo que deseje trabalhar fora e saia do país para isso, uma ótima ideia é começar a utilizar planejamentos financeiros eficientes. Bem, atualmente há pessoas que preferem sair do país para ganhar em outra moeda e ter uma qualidade de vida maior.
Entretanto, também existem aqueles que não gostam dessa ideia e preferem permanecer por aqui, enquanto se aprimora, mas ganhando em outra moeda. Um plano de contingência financeira será muito útil para quando a situação apertar, principalmente em caso de demissões.
Aqui, terá que ser ainda mais resoluto! Precisa reconhecer que suas finanças devem estar bem controladas até que consiga se organizar em um país novo.
Esteja aberto a novas experiências e desafios profissionais.
Sempre que pensar em mudar de profissão ou alterar o país em que trabalha, saiba que precisará passar por novas experiências. Esteja sempre aberto a elas porque assim conseguirá um resultado mais agradável, tanto para você como para quem está trabalhando.
Bem, sabemos também que mudar tanto assim não é algo tão fácil. Hoje há inúmeras questões relevantes. Por isso, todas as outras dicas citadas acima merecem um destaque, tendo em vista que complementam a sua capacidade de aprender mais com as situações.
Os desafios profissionais também devem ser vistos como oportunidades. Afinal de contas, não deseja perder uma ótima vaga no exterior apenas porque está com medo do que fará fora, certo?