Curriculum ou currículo?

curriculum-ou-curriculo

Compartilhe este post

Para quem busca começar no mercado de trabalho essa pode ser uma dúvida perigosa. Isso porque grande parte das empresas cobram que o profissional ofereça alguns dados sobre a sua vida pessoal e também informações sobre a formação. Assim, é fundamental entender a diferença entre curriculum ou currículo.

Primeiramente, é importante saber que a diferença pode ser grande. Isso porque, apesar das palavras apresentarem uma construção bem semelhante, estão relacionadas a áreas bem diferentes.

Assim, nem sempre faz grande diferença a forma correta de utilizar. Porém, aqui vamos tentar trabalhar melhor com alguns pontos do termo que podem fazer uma grande diferença. Pode ser importante saber como chamar da maneira correta quando se trata de grandes processos seletivos.

curriculum-ou-curriculo
Preenchimento do curriculum

O que é o currículo?

O termo currículo é utilizado, sobretudo, quando se trata da educação. Muitos não sabem, mas o termo está completamente ligado com isso e não com a ideia de processos seletivos para alguma vaga de trabalho. Dentro dos cursos esse currículo também é chamado de matriz curricular.

No geral, o objetivo é especificar com detalhes quais serão as disciplinas aprendidas durante o período do curso. Também mostrará a carga horária de cada uma, com o objetivo de facilitar o conhecimento do estudante sobre toda a carga horária que terá.

Dito isso, a partir do momento em que o aluno faz sua inscrição em alguma unidade de ensino ele deve saber sobre essa matriz. Lembrando que essa informação somente está disponível para as instituições de ensino.

Como é criado o currículo

Ele é feito com base em uma série de informações que devem ser apresentadas ao longo do curso. Assim, pode demandar uma certa quantidade de tempo para ser completamente elaborado.

Ele acaba sendo bastante eficiente para que os alunos comecem a atuar com aquilo que gostam mais. Assim, apesar de ser possível falar no currículo sobre seu curso, não existe relação entre currículo e currículo que realmente esteja correta.

Mas, antes de começar a utilizar apenas um termo, continue a leitura para entender um pouco mais!

Que outros nomes podem ter

Geralmente, durante o curso, o currículo do estudante é chamado de matriz curricular, grade curricular e outros nomes, dependerá da região onde a instituição está.

Em todo caso é importante lembrar que se trata do mesmo tema. Encontrará uma série de informações com relação ao curso que deseja realizar, fazendo com que tudo que será ensinado seja passado.

A grade curricular poderá também oferecer informações dos calendários, visto que ela é dividida em semestres, quase sempre.

Ah, importante destacar também que podem existir mudanças no currículo. Entretanto, caso aconteça, o estudante será informado!

De que forma o currículo pode ser importante

Além do que já foi dito sobre ter informações sobre o curso, a grade curricular de alguns pode ajudar na hora de conseguir um emprego. Por exemplo, em um curso de administração você aprenderá sobre marketing!

Assim, caso uma empresa deseje confirmar suas habilidades na área, poderá acessar seu currículo e observar as informações sobre tudo que já aprendeu. Essa não é uma das práticas mais comuns, mas pode acontecer.

No geral, acaba sendo uma forma de facilitar a vida de quem fez ou deseja fazer um curso superior.

Agora que já conhece o bastante sobre esse termo, vamos partir para o seu semelhante!

O que é o curriculum?

Apesar de apresentar uma escrita semelhante, o termo é bem diferente. Esse está ligado diretamente com as informações necessárias durante um processo de seleção para vaga dentro de uma empresa.

Eles também podem ser bem diversificados, mostraremos os exemplos de alguns ainda aqui. Mas saiba que a diferença existe e pode ser até grande demais, visto que ambos são distintos à sua própria maneira.

Para conseguir uma boa vaga no mercado de trabalho acaba sendo bem legal criar um com curriculum, vamos então saber como ele é construído.

Como construí um Curriculum

Também chamado de curriculum vitae, a sua construção está totalmente relacionada a seu significado, ou seja, uma espécie de apresentação de alguns pontos da sua vida. É claro que nesse caso se foca bastante na relação profissional, por isso é tão importante apresentar sua experiência.

Não é necessário muito para criar algo assim. Basta informar seu nome completo, telefone e e-mail para contato, experiência profissional, objetivos e outras informações que possam ter valor, como por exemplo, a sua escolaridade.

A experiência profissional acaba sendo um dos pontos que mais precisam de atenção aqui. Geralmente é o que mais se cobra. Por outro lado, as habilidades também são fundamentais, podendo compensar a falta de conhecimento no mercado.

Quantos tipos de curriculum existem?

Pois é, apesar de algumas pessoas não saberem, existem diferentes formas de fazer isso. Acontece que algumas empresas se baseiam em diferentes informações sobre o candidato para fazer a contratação.

Geralmente, as empresas não obrigam o candidato a oferecer um tipo específico. Por outro lado, com base na vaga oferecida é possível chegar a conclusão sobre algumas informações interessantes que podem formar seu curriculum.

Abaixo vamos citar alguns tipos de curriculum vitae que podem ser criados por você!

Em texto – Básico

O tipo básico é feito com base na apresentação de um texto que convide algum negócio a conhecer melhor suas habilidades e experiência. O objetivo é mostrar, com poucas informações, que possui um bom histórico dentro do mercado e que seu conhecimento poderá ajudar muito.

Muito utilizado para formação de tópicos que resumem as principais informações.

O interessante é que nem sempre é necessário criar e imprimir o mesmo, visto que, atualmente, há muitas empresas que já oferecem uma espécie de “formulário” que funcionará com esse mesmo objetivo.

Curriculum temático

Caso a vaga dentro de um processo seja relacionada a uma área bem específica, a melhor maneira de conseguir o sucesso é a partir do curriculum vitae temático. Em suma, ele é capaz de deixar mais destacado as habilidades e conhecimentos na área, mostrando outras informações depois.

Nesse caso, a experiência e a qualificação são interessantes, mas aparecem depois. Afinal, se uma empresa busca bons profissionais, a habilidade é o que mais importa, concorda?

É perfeito para novos profissionais. Como nem sempre é possível comprovar uma experiência, vale a pena apostar em mostrar aquilo que sabe fazer melhor!

Curriculum vitae com fotografia

Esse também é muito conhecido, mas não é tão utilizado pelos empregadores porque oferece uma série de dificuldades para ser trabalhado. Então, evite fazer algo assim para que não acabe perdendo sua vaga por conta de um erro qualquer.

Quando for necessário mostrar uma foto você ficará sabendo. Existem processos seletivos bem específicos que solicitam algo do gênero. Saiba que assim também constará no anúncio da vaga para você!

Uma carta de apresentação

Esse é bem diferente. Apesar de focar na construção de um texto, como acontece no básico, a ideia principal é levar um pouco da história da sua construção como profissional. Deverá mostrar que seu conhecimento pode somar para a empresa.

A carta de apresentação é um tipo de curriculum vitae, mas, provavelmente, terá que realizar um outro com as informações básicas. Quando for necessário mostrar a carta de apresentação, a empresa notificará isso.

Vale lembrar que há muitas empresas que acabam realizando processos semelhantes.

Qual a relação entre currículo e curriculum

Você sabe sobre a relação que cada um possui? Bem, a partir do que foi dito aqui é possível que saiba exatamente a diferença entre um e outro, mas saiba que existem também alguns pontos que são semelhantes.

Lembre-se que tanto um como outro é a apresentação de algo. Geralmente, quando deseja mostrar um projeto, seja para uma empresa ou para estudantes, está criando algo informativo. Então, ambos apresentam informações de valor.

Também são importantes para a escolha. Ou seja, para que o estudante escolha o melhor curso ele irá considerar a grade curricular, assim como a empresa que deseja encontrar o melhor funcionário irá decidir isso a partir dos curriculum vitae.

A palavra “currículo” para processos seletivos está errada?

Com toda certeza você já ouviu muita gente falar sobre currículo para vagas de emprego. Bem, seguindo a norma culta brasileira, está errado. Esse termo está apenas relacionado a área dos cursos. Por outro lado, no geral não há grande diferença entre um e outro.

Isso porque ele começou a ser utilizado de forma geral, sem precisar criar uma diferença dentro da área. Então, na faculdade é mais comum encontrar a informação como “grade curricular”, enquanto nos processos seletivos ficou currículo.

Não há muitas explicações para isso, foi algo que acabou se estabelecendo com o tempo.

Diferença entre curriculum vitae e curriculum lattes

Além do que já foi informado aqui sobre a diferença básica entre currículo e curriculum vitae, saiba também que existe uma diferença mais profunda. Nesse caso, a mudança é mais conhecida, apesar de ser mais técnica.

O vitae é utilizado em casos onde há uma preocupação em mostrar à empresa seu objetivo profissional, experiência e também habilidades. Já com relação ao Lattes, existe algo mais técnico envolvido. É utilizado por profissionais que desejam realizar pesquisas em instituições específicas ou universidades.

Dito isso, ele não é muito utilizado, mas é interessante que tenha esse conhecimento para não acabar comentando esse erro.

Conclusão

Como visto aqui, os termos são diferentes, mas hoje tanto um como o outro estão corretos quando se trata de contratação das empresas. Muitos profissionais que inserem a palavra “currículo” não serão prejudicados, visto que a diferença não importa tanto.

Por outro lado, sempre que possível é interessante que faça uma distinção, principalmente se busca uma vaga mais relacionada a área de redação e escrita.

Você pode se interessar também por: Tipos de currículo – Escolha o melhor para você

 

Talvez possa se interessar: