Uma entrevista de emprego bem realizada pode garantir a você aquele emprego que tanto deseja, não é mesmo? Mas, nem sempre conseguimos nos concentrar tanto, visto que em poucos minutos precisamos demonstrar todo nosso valor e responsabilidade com o lado profissional. Por isso, hoje vamos mostrar algumas dicas para entrevista de emprego.
Como você já sabe, a entrevista é o momento ideal para que o candidato mostre interesse pelo trabalho. Sempre considere importante a sua colocação frente a empresa, assim como a função que irá desempenhar.
A seguir mostraremos algumas ações que podem facilitar sua entrevista. Lembrando que cada uma das dicas oferecidas aqui são baseadas em outras experiências. Adeque elas bem ao processo que terá mais chances de passar.
Quais as principais dicas para entrevista de emprego
Todo mundo precisa de uma pequena ajuda nesse momento, afinal é um momento que pode definir muito de seu futuro. Em certos casos, uma vaga em uma boa empresa pode garantir estabilidade durante muito tempo.
O fato é que, seja por conta do salário que irá receber ou ainda da experiência que será acumulada ao longo dos anos, a entrevista de emprego pode ser muito útil.
Assim, para ter sucesso na hora de ser contratado, é trivial que exista um comprometimento com toda a preparação. Vamos entender melhor como isso funciona!
1° dica: tenha uma preparação adequada
Se necessário passe um tempo extra avaliando seu currículo e colocando tudo que é importante em pauta. Essa é a recomendação da maioria dos especialistas. Geralmente é a partir desse documento que há uma ligação entre o que o entrevistador irá falar.
Assim, é fundamental ter um tempo especial só para pensar na construção desse documento. Sempre busque falar dos resultados profissionais que teve ao longo dos anos, mostrando que tem conhecimentos nas áreas exercidas.
2° dica: A confiança deve ser trabalhada
Outra dica que funciona bem para a maioria dos processos seletivos é mostrar confiança. Durante a entrevista lembre-se que a pessoa a sua frente estará avaliando suas capacidades e objetivos.
Mostre confiança para ter um melhor resultado. Não é apenas uma forma de melhorar sua linguagem corporal, mas também uma maneira de destacar ainda mais suas habilidades, mostrando que tem certeza que consegue realizar a função.
Agora que tem confiança no que está fazendo fica muito mais fácil, certo? Partindo disso, seguimos para a próxima é também importante dica relacionada a área.
3° dica: divida sua trajetória profissional
Pode ser necessário realizar um apanhado geral do que foi sua carreira profissional. Bem, saiba que essa é uma estratégia muito utilizada porque consegue oferecer mais segurança no processo de contratação.
No entanto, muitos candidatos erram nesse momento porque não sabem com que realmente é importante. Dividir sua carreira em partes para explicar sobre suas conquistas é uma ótima opção e deixa a conversa mais fluida.
Apesar de não parecer, isso faz toda a diferença quando a comunicação está boa e fortalece bastante a possibilidade de conseguir a vaga.
4° dica: as primeiras impressões
Muitos não acreditam que esse seja um fator relevante. No entanto, é fato que a primeira impressão fica. Mesmo que demonstre algo diferente ao longo da entrevista, se começou mal é um grande problema. Mesmo que seja um ótimo profissional.
Durante uma entrevista de emprego há algumas pessoas que acreditam que esse seja um dos principais fatores para que tudo ocorra bem. Por isso, se acertar nessa parte poderá garantir a vaga!
Então, não exagere em quanto irá falar e também não fique calado sempre. Lembre-se que esse não é apenas um momento para a empresa, você também precisa conhecer mais sobre o mercado e a sua função naquele local.
5° dica: falando sobre a linguagem corporal
Aproveitando que estamos falando das primeiras impressões, a linguagem corporal é fundamental. Ela é capaz de tornar sua entrevista mais segura. Lembra que falamos de conseguir demonstrar confiança? Pois bem, essa é uma forma de fazer isso!
Para muitos pode não significar algo de fato grandioso, mas faz grande diferença quando colocado na balança, visto que muitos não se preocupam muito com esse fator. Então, ter uma postura confiante pode melhorar a sua qualificação para a vaga.
Ah, vale lembrar também que é fácil descobrir uma “pose” fingida. Em outras palavras, se não está confiante, demonstrará isso!
6° dica: avalie o entrevistador
Com certeza, durante uma entrevista, é o entrevistador que deve fazer perguntas. No entanto, você que deseja ter um resultado acima da média pode copiar alguns comportamentos dessa pessoa.
Apesar de parecer uma dica estranha, fazer essa imitação pode gerar ótimos frutos. Sobretudo porque já ficou mais que provado que a similaridade ajuda na comunicação. Assim acontece em processos seletivos também.
Lembrando também que isso não significa que deva mentir sobre sua personalidade. É apenas uma mudança para que exista uma certa tranquilidade durante a entrevista.
7° dica: prove suas competências
Em toda entrevista terá que provar que é bom no que faz. Apesar do currículo ser o melhor aliado das pessoas nessa hora, nem sempre somente ele é capaz de fazer uma diferença verdadeira. Isso porque, na maior parte dos casos, há algumas ações que devem ser tomadas para provar a competência.
Em determinadas vagas de emprego é necessário a apresentação de um portfólio. Acredite, essa é a melhor maneira de mostrar seu trabalho. Apesar da experiência profissional ser muito importante, é interessante cuidar de fatores relacionados a resultados.
8° dica: fale um pouco sobre seu desenvolvimento
Mais importante que ser um bom profissional é estar crescendo no mercado com o tempo. Seu desenvolvimento profissional acaba sendo uma das ferramentas mais importantes para que tenha sucesso durante a entrevista.
E, se engana quem pensa que o aprendizado está relacionado com cursos, graduação e afins. Qualquer forma de desenvolvimento pessoal é bem vindo para as empresas. A maioria está realmente preocupada com a adaptação do profissional.
Mostre que está sempre em busca de crescimento para sua carreira e, provavelmente, não terá grandes problemas. Afinal, quem não se conhece não tem ideia do seu potencial.
9° dica: saiba o que falar na entrevista
Uma das dicas para entrevista de emprego mais importante é sobre o que você irá falar. Nem sempre é fácil considerar bons resultados quando está nervoso, por exemplo. Entretanto, é fundamental entender que a parte da fala é de grande ajuda para que consiga a oportunidade.
Em algumas entrevistas o recrutador pergunta se o candidato tem alguma dúvida. Não precisa força nenhuma dúvida durante esse momento, mas, caso tenha, fale! Essa frase pode significar que está mais próximo de conseguir a vaga.
É uma boa notícia, com certeza! Para um bom resultado na sua entrevista, considere que ali também é um local para que se comunique.
10° dica: veja bem sua forma de se vestir
Tem muita gente que não considera esse fator importante. Mas, saiba que a forma como se veste pode causar algum impacto. Lembre-se, a primeira impressão é a que fica. Assim, tente se vestir de uma maneira mais formal para essas entrevistas.
A maioria das empresas observa isso. É claro, junto com essa maneira mais formal de se vestir poderá incluir um pouco da sua personalidade.
Da mesma forma que a maneira que se veste pode causar um impacto negativo, também pode oferecer algo bem positivo na avaliação.
Por isso preparamos um artigo sobre Como se vestir bem para uma entrevista.
11° dica: tenha atenção ao tipo de entrevista que fará
Por fim, como última dica para entrevista de emprego que iremos oferecer hoje, você precisa saber que o tipo de entrevista faz uma grande diferença! Pois é, atualmente existem diferentes formas de realizar esse processo e graças a isso as contratações mudam de forma também.
Tenha uma certa noção de que tipo fará. Algumas são realizadas apenas para testar as habilidades do candidato. Em outros casos, a maneira como ele se comporta em grupo é ainda mais importante. Esse é o caso de entrevista de emprego em grupo.
Sobre as entrevistas de emprego online
Apesar das dicas acima serem bastante úteis, nem sempre oferecem aquilo que você deseja. Hoje é fácil encontrar empresas que realizam toda a entrevista a partir da internet. Isso acaba sendo um grande problema para quem não se prepara de forma adequada.
Como ela acontece de maneira remota, pode estar até mesmo na sua casa. Vá para um local que seja silencioso. Lembre-se de seguir as outras dicas que falamos acima. Mesmo sendo pela web, se vestir bem e manter uma linguagem corporal adequada é super importante.
O que mais pode me ajudar?
Há quem tenha dificuldade em conseguir uma vaga de emprego. Nem sempre é por conta da entrevista, mas por ser novo no mercado e ainda não entender o que as marcas buscam em um profissional.
Uma boa dica é contratar uma assessoria. Os profissionais que vão lhe ajudar são conhecidos no mercado e podem ser o diferencial que tanto precisa.
Mas, é claro, somente faça isso caso não tenha ideia do que pode mudar. Se já sabe o que as empresas buscam e está seguindo as dicas deixadas aqui, é apenas uma questão de tempo para ser chamado para alguma vaga!
Conclusão
Há um grande número de desempregados no Brasil. Muitos buscam informações sobre processos seletivos e vagas que são boas em salário e função. Mas, nem todos realizam uma pesquisa sobre como melhorar na entrevista de emprego.
Para muitos esse não é um ponto tão importante assim. Mas saiba que poderá ter grandes problemas se não seguir algumas dicas para entrevista de emprego.
Além disso, todas aqui são facilmente praticáveis. Não precisa pagar para ter nada!