Dicas para ser contratado por uma empresa nos EUA

Dicas para ser contratado por uma empresa nos EUA

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Antes de conseguir seu primeiro emprego nos EUA, precisa compreender que muitas coisas são diferentes. Hoje, uma boa vaga precisa ser revista algumas vezes para reconhecer todos os objetivos e conseguir o melhor resultado possível, seja no Brasil ou nos EUA.

Mas, quem pensa em sair do Brasil acaba se perguntando como serão as oportunidades no novo país. Essa é uma pergunta muito justa, tendo em mente que ainda não reconhece as empresas da região. Para alguns brasileiros esse processo pode ser bastante complicado.

Por outro lado, precisamos lembrar que mesmo durante uma pandemia de covid, os Estados Unidos ainda continuam representando um dos melhores locais para conseguir emprego. Foram criadas novas vagas até mesmo durante esse período.

Como adaptar seu currículo para as empresas americanas

Você não precisará de muito trabalho. Isso porque as empresas do país também buscam o mesmo perfil de profissional. Aquele que se dedica às suas ações e busca oportunidades de crescimento. Entretanto, é claro, precisará saber um pouco de inglês para realizar tais alterações.

Então, de fato, precisará adaptar seu currículo para as empresas americanas. Porém, existem outras oportunidades que podem surgir, como por exemplo a entrega de portfólio, mais comum em projetos freelancer.

Pode ser uma ótima alternativa para quem deseja garantir sua vaga apenas com suas habilidades, sem a necessidade de grandes apresentações. Na área de tecnologia, há muitas oportunidades dessa maneira.

O que as empresas americanas procuram em um candidato

Primeiramente, elas buscam um profissional que saiba se adaptar ao mercado e a política da empresa. Apesar de não existir mudanças tão drásticas na relação Empregado e Empregador, sabemos que elas ainda existem.

Alguns pontos que podem ser diferentes do Brasil são:

  • Comunicação entre os membros;
  • Formas de trabalhar em equipe;
  • Gestão da empresa;
  • Criação de negócios;
  • Desenvolvimento de projetos.

Nem sempre, no entanto, apresentam uma mudança que realmente cause um grande impacto, mas é interessante que tenha bastante atenção a esses critérios. Todos eles contribuem para que seus resultados sejam cada vez melhores.

Como fazer networking nos EUA 

A melhor maneira de realizar um bom Networking é buscando o máximo de eventos possíveis. Também existem aquelas pessoas que preferem encontrar oportunidades de estágio. Como são mais simples, acabam gerando maior destaque profissional, mas o salário pode nem existir.

Por isso os eventos estão mais presentes. Feiras de profissões, por exemplo, acontecem com certa frequência. Hoje, podemos observar tudo com certa facilidade, tendo em mente que mudanças são necessárias.

Networking nos Estados Unidos não é nada complicado, você pode até mesmo utilizar o seu LinkedIn e outras redes sociais para realizar esse trabalho.

Como se destacar em entrevistas de emprego nos EUA

Bem, há muitas ações que pode tomar para que se destaque. A maneira como se veste, por exemplo, faz grande diferença. Mas há também pontos como a maneira que fala e afins. Lembrando que é fundamental compreender o idioma e conseguir falar com o entrevistador naturalmente.

Afinal de contas, para que ele consiga conhecer seu trabalho e você a empresa, precisará entender o que diz. Mas, em trabalhos remotos, com entrevistas de empregos remotas, pode se salvar de tudo isso.

Então, se vista bem, utilize uma linguagem fácil de entender e ao mesmo tempo boa forma. Assim poderá garantir que o ambiente de trabalho e até mesmo sua integridade como trabalhador não sejam confundidas.

O papel da experiência profissional 

Você com certeza sabe que em todos os locais do mundo a experiência profissional é considerada um dos pontos mais relevantes. Pode conseguir um trabalho facilmente a partir de um bom currículo com tudo que pode fazer. Porém, qual é o papel dessas experiências nos EUA?

As empresas que contratarem seus serviços a partir de um currículo, além de ver a quantidade de empresas trabalhadas, avaliam seus serviços. Caso passe mais tempo em um negócio, poderá destacar ele. Isso porque conseguiu bastante conhecimento.

Mas nem todos possuem experiências dessa maneira, por conta disso alguns candidatos contam também com seus estudos para alcançar um resultado mais interessante.

Como lidar com a barreira do idioma 

Já pensou chegar no momento da entrevista e não conseguir falar nada? Isso acontece até mesmo quando estamos falando nosso idioma nativo, certo? Mas, quando se trata do inglês, para nós brasileiros, pode ser ainda mais complicado chegar a uma resposta adequada.

Sempre existem possibilidades de errar uma palavra que compromete toda a frase. Ainda assim, o pior é não conseguir falar nada. Simplesmente não entender ou não conseguir manter a concentração no que o entrevistador está falando. Acredito que isso acontece bastante.

A melhor maneira de lidar com isso é simulando suas entrevistas. Pode fazer isso com a ajuda de alguém ou até mesmo sozinho!

O que as empresas americanas esperam

Bem, esse não é um tópico tão delicado assim. As empresas americanas costumam esperar o mesmo que as empresas no Brasil. Comprometimento com sua função, liderança, formação adequada e afins.

Pode ser até simples possuir essas características, tendo em vista que o mercado atual contribui bastante para que os profissionais tenham isso. Mas, a comunicação também entra na jogada e precisa ser impecável.

Portanto, sendo você do Brasil ou de qualquer outro país, saiba que o inglês será cobrado fortemente. Por isso, ele acaba sendo avaliado durante o processo de contratação.

O papel das referências na contratação de empresas americanas

O Networking pode ser a maior arma que você terá para conseguir um sucesso profissional em outro país. Ter uma referência será ótimo e poderá garantir seu emprego. Isso porque grande parte dos negócios buscam aqueles em quem alguém daquele local já confia.

Assim, se evita gastos ou demissões rápidas. Apesar das regras trabalhistas dos Estados Unidos apresentarem características completamente diferentes, hoje sabemos que há necessidade da contratação de alguém que seja realmente inteligente, portanto, o contrato pode mudar por conta disso.

As referências também podem ser úteis para a continuação da sua carreira no país e até fora dele. Pense que, quanto mais reconhecido seu trabalho for, maior será a chance de as empresas a buscarem. Na verdade, é assim que grandes empresas prestadoras de serviços conseguem crescer no mercado.

Como fazer um seguimento pós-entrevista

Acabou a entrevista e não sabe o que fazer? De fato, esse é um acontecimento comum porque não se sabe o que esperar. Por exemplo, pode ser que ela demore bastante para decidir o candidato. Assim, acaba gerando problemas bem complicados de lidar.

Você não saber o momento de buscar novas oportunidades é uma delas. Por isso, é preciso realizar um seguimento pós-entrevista durante certo período. Mas também há casos em que a contratação está certa, apenas precisa aguardar que lhe chamem.

Mesmo assim, acompanhar as redes sociais daquela empresa e buscar contatos, é uma ótima maneira de prosseguir. Ainda assim, há grandes chances de que tenha que lidar com a rejeição.

Como lidar com a rejeição durante a busca por emprego

Essa parte é sempre ruim. Sabemos que a rejeição pode causar uma série de problemas, principalmente caso não saibamos identificar o erro. Entretanto, é um fator que esse é o momento para buscar com ainda mais afinco novas oportunidades.

Você também pode ter uma reserva de emergência para que não precise se preocupar tanto com problemas financeiros. Faça o melhor possível nesses momentos, mas tente manter a calma para enxergar tudo com clareza.

Como negociar salário e benefícios

A negociação deve acontecer com base na sua experiência ou estudos. Quanto mais qualificado for, maiores as chances da empresa não abrir mão de seus serviços. Assim, ela pode oferecer um valor agradável para que atue nela. Entretanto, precisamos entender que há um teto para esse valor.

Mesmo o melhor profissional entende que, dentro da empresa, ele não pode gerar mais despesas que lucro. Portanto, veja o piso salarial da sua profissional na região em que irá trabalhar, assim como o teto.

Isso ajudará para que seus resultados fiquem mais claros. Negociar pode ser um grande problema para quem não consegue se comunicar com facilidade, por isso, mais uma vez destacamos a importância do aprendizado do idioma.

Como usar a mídia social

Falamos acima que para conseguir um resultado mais inteligente nos EUA, pode contar com um bom Networking, certo? Bem, essa dica é ótima para que consiga conhecer mais profissionais e gerar uma sensação de segurança no mercado em que estar.

Por outro lado, para conseguir ainda mais destaque, pode utilizar as mídias sociais no geral. Facebook, Instagram e algumas outras redes podem ser úteis para que consiga destacar seu trabalho em meio ao cenário dos EUA.

Lembrando que precisa ser cada vez melhor, pensando na grande competitividade que terá ao estar no país. Faça um perfil profissional adequado, para que assim algumas empresas possam encontrar você.

Como fazer um plano de carreira

O plano de carreira deve ser criado ainda no Brasil. Isso evitará qualquer tipo de desgaste e o irá preparar para futuros imprevistos. Um plano de carreira adequado deve possuir não apenas sua ambição no momento, mas o que deseja daqui a 5 ou 10 anos. Permitindo assim que ganhe mais e esteja em um cargo mais confortável.

No entanto, para realizar algo assim pode ser fundamental a ajuda de um profissional. Vale mencionar que, para melhores resultados, alguém com capacidade de gerar um plano adequado de carreira para os EUA, deve conhecer o país.

Também pode ser importante considerar estudar novidades da tecnologia para sua área. Caso, ao chegar, não atue diretamente na sua área, também contribua com pesquisas e aprimoramentos.

 

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