Entrevista de Emprego – Entenda a Sua importância

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Sabemos que o mercado de trabalho ainda nos dias atuais pode ser uma incógnita para muitas pessoas, por isso, preparamos esse post sobre a entrevista de emprego, entenda a sua importância.

O objetivo do processo de recrutamento e seleção é encontrar o melhor candidato. No entanto, este não é o único objetivo. A entrevista de emprego em si costuma ser o primeiro contato do recrutado com a empresa.

Muitos especialistas atentam para o papel do processo de recrutamento e seleção no sistema de motivação do funcionário. Então surge a pergunta: o que você deve prestar atenção durante uma entrevista?

Uma entrevista é uma experiência estressante para a grande maioria dos candidatos. O estresse atrapalha a objetividade.

Na prática, isso significa que o comportamento positivo do recrutador será percebido de forma mais positiva do que em qualquer outra situação, enquanto qualquer comportamento negativo pode ser percebido como hostil ou mesmo agressivo.

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A importância da entrevista de emprego para a empresa

A primeira parte da entrevista de emprego costuma vim acompanhada da pergunta: “O que você sabe sobre nossa empresa?” A empresa é apresentada por um recrutador. O objetivo é construir a imagem da empresa como um empregador valioso.

Um elemento importante é descrever o cargo para o qual o candidato está se candidatando. Embora queiramos evocar sentimentos positivos no candidato, a descrição do trabalho deve, no entanto, ser realista, refletindo-a como é, sem colorir ou embelezar.

Durante a conversa, faça perguntas específicas. Procurar o máximo conhecimento das qualificações, experiência, atitudes e competências do candidato. Existem métodos comprovados para isso.

Dê tempo para o candidato fazer perguntas. Informe sobre as próximas etapas da seleção e marque uma data para dar feedback sobre os efeitos da entrevista atual.

 

Mesmo que você seja o entrevistador, seja proprietário de uma empresa, diretor ou especialista, você nunca sabe quando encontrará um candidato a entrevista em sua vida profissional ou privada.

Enquanto isso, talvez em algum momento ele esteja recrutando você ou caberá a ele decidir sobre uma decisão de negócios que afetará sua empresa. Trate-o então como você gostaria de ser tratado.

Primeira impressão durante uma entrevista

A primeira impressão de uma entrevista de emprego é muito importante, especialmente quando você se preocupa com isso.

Você sabia que julgamos as pessoas pelos primeiros 4-7 segundos depois de conhecê-las? É completamente inconsciente para nós e, no entanto, influencia significativamente nossa percepção de tal pessoa no futuro.

O empregador que o convida para uma entrevista pretende verificar se as suas competências e traços de carácter correspondem às expectativas para um determinado cargo.

Se você se comportar de maneira inadequada, poderá ser rejeitado imediatamente ou nem será considerado para as próximas etapas do recrutamento. Mesmo que sua experiência seja maior que a de outros candidatos.

Como você causa uma boa primeira impressão ao ir a uma entrevista?

Em primeiro lugar, não se atrase. O ideal é estar cinco ou dez minutos antes do seu compromisso. Graças a isso, você mostrará que é uma pessoa decente e oportuna.

Antes da reunião, decida cuidadosamente o que vestir, certifique-se de seguir as regras do código de vestimenta em vigor.

Não fique estressado! Sabemos que as entrevistas de emprego podem ser estressantes, mas tente manter a calma.

Os nervos podem afetar não só a nós mesmos, perturbando a concentração e o pensamento claro… Também pode ajudar o Recrutador. Antes da reunião, respire fundo, algumas vezes para ajudá-lo a se acalmar e ganhar confiança.

Certifique-se de ler as informações sobre a empresa para a qual você está se candidatando. Se você não puder responder alguma coisa, damos nossa palavra de que você definitivamente não causará uma boa impressão.

Além disso, pratique responder às perguntas que possam surgir durante a entrevista e reveja seu currículo novamente e lembre-se de quais funções você desempenhou lá e quais cursos ou treinamentos você concluiu.

Sorria e envolva-se na conversa. Deixe-se conhecer do melhor lado. Pessoas com atitude positiva contagiam todos ao seu redor com sua boa energia. Esses candidatos têm uma chance muito maior de conseguir um emprego.

Ao contrário das aparências, a primeira impressão é a mais importante. Se você se preocupa em trabalhar em uma determinada empresa, esperamos que você faça o seu melhor para dar o seu melhor na entrevista de emprego.

Habilidades interpessoais no trabalho. Por que eles são tão importantes?

As habilidades interpessoais são extremamente úteis em um ambiente de trabalho. Graças a eles, enriquecemos nossas relações interpessoais, conquistando a simpatia e a confiança de outras pessoas. Por que eles são tão importantes e como aprender a desenvolvê-los adequadamente?

Habilidades interpessoais, ou habilidades sociais, tratam da construção de relacionamentos entre as pessoas.

Eles pertencem ao grupo de soft skills, que estão fortemente relacionados ao caráter e tipo de personalidade de uma determinada pessoa.

São eles que permitem ao colaborador conquistar a simpatia dos seus colegas ou clientes, bem como manter uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Usamos habilidades interpessoais para nos comunicarmos de forma clara e eficiente e para atingirmos nossos próprios objetivos. Graças a eles, podemos manter uma atmosfera amigável e colher os mesmos benefícios.

Entre eles destacamos:

  • Capacidade de estabelecer relacionamentos interpessoais
  • Capacidade de ouvir e fazer discursos públicos
  • Gerenciamento hábil de mensagens verbais e não verbais
  • Habilidades de trabalho em equipe, ou seja, resolução de conflitos, gestão de pessoas, delegação de tarefas
  • Capacidade de adaptação social
  • Capacidade de influenciar outras pessoas
  • Capacidade de manter uma atitude assertiva
  • A capacidade de resolver compromissos

Habilidades interpessoais no ambiente de trabalho

Para construir bons relacionamentos interpessoais, você precisa fortalecer adequadamente suas habilidades e ter muita empatia pelas outras pessoas. Para sentir suas emoções e dar-lhes uma sensação de compreensão e apoio mútuos.

O funcionário que os possui facilmente adquire novos clientes e mantém os mais antigos consigo por mais tempo. Também não há problema em realizar apresentações, ele transmite suas mensagens de forma clara e abrangente e se preocupa com o bem-estar das pessoas que estão em sua empresa.

Habilidades interpessoais em um currículo

Lembre-se de pensar cuidadosamente sobre quais recursos são necessários para um determinado trabalho, mas também se você se identifica com eles.

Evite escrever informações falsas que possam ser verificadas muito rapidamente durante a entrevista de emprego.

Quais habilidades interpessoais valem mais a pena desenvolver?

Cada competência social que melhore e enriqueça nossas relações com outras pessoas é valiosa. No entanto, em vários cargos, uma habilidade interpessoal pode ser mais importante que a outra devido à sua especificidade.

Confira nossos cinco exemplos:

  1. Capacidade de comunicar de forma eficiente

Uma pessoa de mente aberta, disposta a conhecer outras pessoas ou estabelecer relações profissionais de longo prazo desempenha um papel muito importante no mercado de trabalho.

  1. A capacidade de transmitir uma mensagem clara

Tente organizar seus pensamentos e sentimentos de tal forma que você possa expressar sua mensagem sobre o assunto. Graças a isso, você evitará mal-entendidos e conflitos desnecessários.

  1. Assertividade

Não deixe “subir na sua cabeça”. A capacidade de expressar uma opinião de acordo com seus sentimentos não é tão importante quanto necessária para construir um bom relacionamento com outras pessoas.

  1. Capacidade de trabalhar em equipe

No trabalho em equipe, a compreensão, a capacidade de ouvir e a clareza das mensagens e negociações comunicadas são importantes.

Tente desenvolver essas qualidades em você e verá que, graças a elas, você se sentirá mais à vontade a cada encontro subsequente. Eles são úteis não apenas na vida profissional, mas também na vida privada.

  1. Adaptabilidade social

A capacidade de se encontrar rapidamente em um novo grupo de pessoas é extremamente valiosa, especialmente quando em seu trabalho você estará envolvido na criação de vários projetos com departamentos separados em sua empresa.

Boa sorte!

 

 

 

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