Networking – O que fazer e qual a sua importância

networking

Compartilhe este post

Como profissional você já deve ter ouvido falar sobre networking, certo? Ao redor do mundo esse conceito já é muito conhecido, sobretudo por conta dos meios profissionais. Não importa a área de atuação, há sempre uma necessidade de criar essa rede de comunicação para facilitar o contato profissional.

Não importa que tipo de trabalho é o seu, você terá vantagens. Ao começar, notará os benefícios. No entanto, para ter ainda mais destaque é fundamental fazer isso de uma maneira mais centrada, como uma estratégia. Nesse ponto, muitos profissionais acabam errando bastante.

Afinal de contas, é assim. Com os avanços da tecnologia fica mais fácil desenvolver métodos inteligentes nos meios digitais. Naturalmente, a comunicação é a base para tudo, sendo assim é fácil criar ligações a partir da web.

Hoje iremos trazer os pontos mais importantes relacionados ao networking.

networking

O que é o networking

Já foi dito que essa é uma rede de comunicação, certo? Mas como ela funciona exatamente? É fácil dizer que os profissionais se encontram em um “espaço digital”, mas como ele é criado. Ele somente tem o objetivo profissional? Para entender melhor sobre isso é importante saber o que é o networking na prática.

Primeiramente, ele é um termo em inglês. Apesar disso, a maioria dos profissionais brasileiros já ouviram falar desse termo. Pode-se resumir ele a uma espécie de “rede de trabalho”. Acontecem diversas interações nesse meio, mas no ramo profissional há mais impacto.

No geral, a palavra pode ser referida a uma rede de contatos. Geralmente, dentro de uma empresa física você consegue criar uma rede de contatos, certo? Mesmo que seja com aqueles seus amigos. Isso servirá para que, no futuro, receba recomendações, por exemplo.

E qual é a finalidade desse processo?

Essa é uma pergunta que muitos se fazem. Se estiver trabalhando em alguma empresa, vale a pena construir um networking? Se não há risco de ser demitido, não há erro, certo? Saiba que essa é com certeza uma ótima opção, mas precisa ser entendida de forma mais abrangente.

O objetivo é fortalecer relações profissionais e comerciais. Dito isso, mesmo que tenha um negócio próprio, criar uma rede é de grande ajuda. Até porque você não atua no mercado de forma isolada, precisa entender sua concorrência e promover alianças. Algo muito similar acontece dentro de uma empresa.

Imagine que esteja desenvolvendo um projeto para a empresa que trabalha. Em certo momento, não sabe como prosseguir. Com um bom networking pode conseguir ajuda de diferentes pessoas!

Mas quais são os benefícios

Agora vamos falar com mais detalhes sobre os benefícios dessa prática. Será que vale a pena apostar seu tempo na criação de sua base de contatos?

Bem, você precisa conhecer as vantagens, vamos passar elas a seguir!

O crescimento profissional

Não poderíamos deixar de falar sobre isso! O crescimento profissional que é possibilitado pela criação de uma rede de contatos é com certeza valioso e grande. Se possui bons contatos profissionais terá maiores oportunidades de crescimento em qualquer área de atuação.

E, também, vale lembrar que a partir de um networking eficiente é possível crescer até mesmo na empresa em que trabalha. Isso tudo sem muito esforço, visto que já possui as recomendações necessárias para aquele cargo.

A geração de autoridade

Um dos pontos mais claros é a geração de autoridade! Você consegue facilmente se mostrar um profissional maior. Um bom networking é a ajuda que precisa para ter boas referências e desenvolver bem suas realizações. Há mais possibilidades a partir desse método.

Gerando autoridade também terá maiores chances de ter seus próprios projetos em desenvolvimento. Talvez seja possível até criar uma empresa que trabalhe com sua área de atuação. As oportunidades são diversas.

Orientações

Há uma certa crença que apenas quem está em início de carreira irá precisar de ajuda. Talvez você pense que não precisa de orientação, mas não é bem assim. Sobretudo porque há muitos profissionais com conhecimentos que serão somados ao seu. Há sempre uma necessidade de aprender mais.

Se desenvolver no mercado nem sempre é um trabalho fácil. A melhor maneira de fazer isso é a partir de um programa bem direcionado, uma estratégia eficiente. É aqui que novamente o networking entra.

Se você sabe trabalhar com a comunicação há sempre novas oportunidades. Terá oportunidades de tirar dúvidas, conseguir ajuda em projetos e muito mais!

A mudança de carreira

Já pensou em mudar de carreira? Geralmente com esse pensamento você buscará ajuda profissional para realizar a transição. No entanto, nem sempre a ajuda desse profissional será de grande ajuda. Uma das maneiras mais inteligentes de se desenvolver é a partir da sua rede de contatos própria.

Como sabemos, esse processo pode ser muito longo e trabalhoso. Além disso, há sempre o risco de dar errado, não é mesmo? A mentoria é uma opção para sanar isso. Busque profissionais que também possuam uma rede de contatos rica!

Ele poderá ajudar desde sua formação até a obtenção do seu primeiro emprego na área. Esse é um dos maiores valores do networking na mudança de carreira.

Indicações que podem ajudar

Por fim, a última vantagem que desejamos deixar clara aqui é a possibilidade de conseguir indicações. Elas podem ser muito úteis se ficar desempregado e em busca de novas oportunidades. Assim sendo, é um dos benefícios mais completos que encontrará graças a rede de contatos.

Poderá até mesmo conseguir uma vaga de emprego em uma grande empresa. Isso dependerá somente de quem conhece. No entanto, lembre-se de buscar diferentes tipos de profissionais, não apenas aqueles que estão no topo.

Dito isso, é mais interessante pensar no crescimento em “equipe”. Assim também há um espírito de colaboração maior!

E como posso fazer o networking

Está pronto para começar? Como viu aqui, não é um processo tão fácil assim. Você precisará se desenvolver bem no mercado e buscar oportunidades diferentes, em certos casos, até onde não consegue ver direito.

E, de fato, não é tão raro encontrar aquelas pessoas que se sentem inseguras ao conhecer novos profissionais. Geralmente há muitas dúvidas e criar um vínculo não é tão fácil assim, não é mesmo?

Dito isso, abaixo poderá conferir 4 dicas que podem lhe ajudar durante esse processo.

Esteja no Facebook

A melhor maneira de começar é realizar um processo para marcar sua presença nos meios digitais. A maioria das pessoas escolhe começar pelo Facebook e Instagram, visto que são as ferramentas mais utilizadas. Apesar de não representarem um local próprio para falar sobre trabalho, há muitas oportunidades.

Diversas empresas grandes estão presentes na rede. Dessa forma, é fácil criar um vínculo com elas. É também uma forma de demonstrar que deseja trabalhar na área. Por fim, seu foco será criar uma rede de contatos, observe bem os melhores meios para realizar isso!

Utilize o LinkedIn

Diferente do Facebook, o LinkedIn é totalmente voltado para o lado profissional. A vantagem é clara, você terá diversas oportunidades de crescimento a partir dela. Até porque ela é feita para que pessoas busquem oportunidades de emprego em diferentes áreas.

Dito isso, ela já representa um ótimo local para o profissional. Apenas fica melhor porque é possível trabalhar seu networking! Você terá tempo e muitos profissionais para pedir dicas e buscar manter uma comunicação.

É uma grande ajuda para manter sua base de contatos profissional. Assim sendo, recomendamos que comece por aqui! Não é uma rede tão grande como o Facebook, mas com certeza oferece vantagens valiosas.

Seja prestativo

Oferecer algo é sempre bom! Se conhece alguém que está em busca de emprego e vê uma vaga perfeita para aquela pessoa, entre em contato! Como dito acima, é importante pensar no crescimento da equipe como um todo. Pensar somente no individual não ajuda em nada, lembre-se disso.

Ser prestativo fará com que outros profissionais vejam valor em sua ajuda. De certa forma, pode-se esperar que eles façam mais favores para você. No momento em que estiver sem emprego, eles provavelmente irão ajudar!

Assim você ajuda e é ajudado. Essa é uma real base de contatos eficiente!

A produção de conteúdo

Uma boa ideia é produzir conteúdo! Em todos os locais é sempre ótimo contar com conteúdo porque ele gera engajamento e melhores oportunidades. Busque realizar algo do gênero em redes sociais como o LinkedIn. Lembre-se que nesse caso seu público está muito bem definido.

Também poderá contratar profissionais para lhe ajudar com isso. No entanto, veja um orçamento seguro para realizar essa mudança. O conteúdo é uma ferramenta de grande valor para o mercado atual. Pode divulgar e ajudar em outras áreas.

Em todo caso, quando falamos de conseguir um emprego ou crescer na sua área de atuação, isso é fundamental.

Você está preparado!

Saiba que está preparado! Se já trabalhou ou vai trabalhar em algum local, você terá oportunidades de conhecer muitos profissionais. Naturalmente irá criar vínculos com alguns e isso fortalecerá sua relação com o mercado.

Então, de toda forma terá que fazer isso, certo? Faça a partir da internet para conseguir ainda mais vantagens. O tempo para conseguir algo assim é rápido e saiba que você é capaz de manter uma comunicação com tudo que foi dito aqui.

Lembre-se que nesse meio você precisa ser profissional, mas não tão formal assim. Você poderá até mesmo fazer boas amizades a partir dessa estratégia!

Conclusão

Agora que já sabe tudo sobre o networking, é sua hora de agir. Veja por onde começar e tenha noção das vantagens que terá.

O mercado é muito grande e traz oportunidades para diferentes profissionais. Um networking é a maneira mais prática para ajudar uma comunidade de profissionais enquanto se beneficia!

Você pode se interessar também por – Qual a importância de ter um bom network?

Talvez possa se interessar: