Nexialismo: entenda qual o perfil profissional do futuro e se prepare

Nexialismo

Compartilhe este post

Você já pensou em quem será um bom profissional no futuro? Que tipos de pessoas devem conseguir realizar uma boa gestão da função e conseguir resultados decisivos? Há muitas dúvidas sobre isso porque com a chegada da quarta revolução industrial, existe uma possibilidade de rapidamente tudo se alterar.

Além disso, muitas das profissões conhecidas a alguns anos atrás foram completamente extintas. E isso leva a muitas dúvidas… afinal, que tipo de profissional devo ser para conseguir resultados mais agradáveis, um emprego que realmente possa durar a minha vida toda?

Bem, as profissões do futuro realmente são um problema. Em muitos casos, exercer a função se torna bastante desgastante. Assim, as escolas de hoje também devem se preparar para formar esses profissionais, o que, na verdade, acaba sendo uma tarefa bem complicada. 

Por isso, aqui você irá aprender um pouco mais sobre o Nexialismo e como o profissional do futuro deve se comportar frente às alterações que vão acontecer.

Quem realmente é um nexialista?

Bem, muito se tem dúvidas sobre quem é aquela pessoa que apresenta traços nexialistas. No geral, há uma grande quantidade de informações sobre esse tipo de pessoa, mas as características mais marcantes dizem respeito a alguém bem disciplinado, exigente e que gosta de aprender bastante. 

Nesse caso, mesmo que o conhecimento não tenha tanta relação com a sua função, ele buscará aprender. Assim, este acaba representando um campo de conhecimento longo e bem elaborado. Uma pessoa nexialista, portanto, consegue desenvolver diferentes habilidades com certa facilidade.

Sendo assim, hoje vamos falar um pouco mais sobre como esse profissional funciona e também as principais características dele. Será que realmente esse é o profissional do futuro?

Falando das características

Provavelmente você deve conhecer alguém que possui tendência a se tornar esse tipo de pessoa. No entanto, muitos não desenvolvem essa parte. O nexialista, seguindo o dicionário informal, é visto como o profissional que consegue dar sentidos a diferentes assuntos. Assim, ele consegue interligar duas ou mais áreas de conhecimento com facilidade.

Em certos casos, são até mesmo adotadas algumas tabelas que se baseiam nas características daquela pessoa. Por isso, há empresas interessadas nesse perfil profissional que está se tornando cada vez mais interessante.

Unir habilidade de liderança, técnicas, gerenciais, comerciais e sociais em apenas uma pessoa não é tão fácil assim, como sabemos. Desenvolver elas pode ser um trabalho que leva tempo.

Por isso, a importância desse perfil. Mas o que realmente significa ter todas essas habilidades e como elas podem ser aplicadas em conjunto dentro de alguma empresa.

Sobre as competências do nexialista

Como dito, existe uma tabela direcionada para aquelas pessoas que desejam se tornar ou serem nexialistas. Assim, o perfil dessas pessoas finalmente é reconhecido por conta da grande quantidade de oportunidades que ela pode oferecer.

Mas, como essas competências funcionam para gerar um bom resultado? Veja a seguir as 7 competências e porque são tão relevantes.

As competências pessoais

Essa é bem simples e está bem ligada com seu participar. Assim, são aquelas básicas para que se tenha um bom convívio dentro de certa empresa, por exemplo. Assim, elas devem incluir proatividade, iniciativa, humildade, solução de problemas e até mesmo integridade.

Também acaba entrando na lista fatores como o marketing pessoal e afins. São habilidades que contam muito para que empresas e até mesmo parceiros de trabalho enxerguem aquela pessoa com o ar de “profissionalismo maior”. Portanto, se pode dizer que essa parte representa a estrutura do profissional.

Mas, as competências não acabam por aí. Pelo contrário, vão muito além. É preciso reconhecer cada uma delas para aplicar estratégias inteligentes. Vamos ver mais uma a seguir.

A competência social

Semelhante a pessoal em alguns pontos, a competência social do nexialista tem base na criação de um bom ambiente de trabalho. Também favorece uma produção maior, visto que potencializa o lado “equipe”. Podem incluir diversas atividades, dentre elas uma boa colaboração, inteligência emocional e outras.

Graças a essa também, aquela pessoa pode criar um bom networking, evitando, por exemplo, que fique longos períodos de tempo sem emprego por conta de alguma demissão. Mas não apenas isso, terá uma garantia maior de uma boa flexibilidade para a equipe presente.

As competências comerciais

Essas são muito reconhecidas, com certeza. A questão aqui é que o nexialista consegue unir todas e aplicar a comercial enquanto aplica as outras. Quando falamos dela em específico devemos pensar no profissional que sabe exatamente como executar tarefas referentes a parte comercial.

Muitos negócios dependem disso. Assim, ele oferece a possibilidade de aumentar o cumprimento das regras da empresa enquanto também realiza ações bem voltadas para os clientes. Ações que possuem relação com essa habilidade são: negociação, escuta ativa, orientação do resultado, vendas consultivas e outras do gênero.

Competências técnicas

Bem, as competências técnicas também precisam ser consideradas atualmente. Afinal de contas, aqueles profissionais mais qualificados para executar ações relacionadas à tecnologia e meios semelhantes, ganham maior destaque atualmente. Técnica pode levar a salários cada vez mais altos!

Bem, mas que tipo de profissional é esse? Em primeiro lugar, devemos considerar a inteligência emocional, a inovação, o raciocínio lógico e boa gestão de qualidade. Mas a técnica pode ir muito além, mostrando profissionais especialistas na área que desejam atuar.

Mas tenha em mente também que nem todos conseguem alcançar grandes níveis aqui. E de nada adianta conseguir um alto conhecimento se não se pode trabalhar no ambiente oferecido.

Competências de liderança

Pois é, essa pessoa também pode ser um líder. Sabendo disso, hoje algumas pessoas criam relações mais fortes com nexialistas porque há possibilidades de conseguir um networking de qualidade. E sim, representa uma liderança firme e bem elaborada, algo que apenas se vê naqueles que possuem talento para isso.

O nexialista, portanto, mesmo que esteja em outra área, consegue manter bem suas decisões, ter uma liderança inspiradora só sua equipe e manter uma resiliência enorme. Não é fácil para muitos, mas com toda certeza essa característica se tornou algo que faz grande diferença.

A competência gerencial

Essa aqui se baseia na geração de uma gestão de confiança, em que há bastante eficiência nos resultados. Dessa forma, o profissional costuma possuir uma ação bem elaborada, com pensamentos estratégicos e boa gestão da informação. Assim, todos os colaboradores ganham com essa pessoa.

Geralmente, o nexialista consegue vagas de emprego com maior facilidade exatamente por contar com um grande senso de organização e ações bem direcionadas. Graças a tudo isso, os resultados são cada vez melhores.

A competência gerencial faz com que ele tenha mais uma oportunidade dentro da empresa, exercendo essa função em caso da falta de alguém para fazer isso.

Competência X

Essa aqui é a última e também pouco conhecida. Afinal de contas, apenas o nexialista consegue ter ela. No geral, essa é a capacidade de apresentar 2 ou mais competências ao mesmo tempo. Isso potencializa o fator profissional em grandes níveis, criando alguém com a capacidade de gerar um valor enorme para a marca.

Por exemplo, o mesmo profissional gerenciando habilidades de flexibilidade, escuta ativa, gestão de informações e ética ao mesmo tempo. Pode ser necessário ações assim em algumas empresas, por isso destacar elas é tão relevante.

A competência X tem se tornado um assunto cada vez mais relevante atualmente e merece seu lugar de destaque aqui.

Devo fazer tudo ao mesmo tempo?

Não! Você não precisa se manter atento em realizar diferentes funções ao mesmo tempo. Aquela pessoa que desenvolva essas sete competências mencionadas acima, apenas está fazendo aquilo que gosta, no cargo em que foi contratado. No entanto, ele acaba sendo bem mais flexível com as alterações do mercado e até de cargo.

Além disso, cada pessoa lida com as competências de maneira diferente. Algumas podem ser melhores em habilidades técnicas, mas não deixam de ter as outras 6 características. A empresa deve contratar com base naquilo que precisa.

Receberei mais por ser nexialista?

Você não receberá mais por ser nexialista. Bem, na verdade, esse profissional acaba ganhando mais porque consegue apresentar a possibilidade de aprender com maior facilidade, alcançando assim cargos diferentes em ações bem direcionadas para seu perfil.

Assim, quem possui um conhecimento técnico mais apurado, ficará em determinada área, enquanto aquele que tiver uma competência comercial maior, ficará em outra. A diferença do nexialista para um profissional é que esse terá maior valor para a empresa.

Com as competências mencionadas aqui, ficou claro como ele pode ser relevante. Afinal de contas, com tanta alteração no mercado atual, isso se tornou básico. Mas ele é realmente o profissional do futuro?

Por que esse é o profissional do futuro

Bem, com toda certeza possuir um profissional com tanto conhecimento dentro da sua empresa faz uma grande diferença. Dito isso, considerar ele um profissional ativo no futuro é o básico, porém, será que realmente há uma necessidade de ser o mais presente nas empresas?

Sim! Tudo isso graças às mudanças tecnológicas que acontecem rapidamente. Por isso, o perfil profissional está mudando. Mesmo que seja um especialista em determinada área, hoje também se preza por outras habilidades que possam deixar o dia a dia dentro de empresas mais simples.

Conclusão

Então, agora você reconhece as características do profissional nexialista. O nexialismo tem se tornado alvo de estudo de muitas empresas para que assim possam reconhecer os melhores profissionais para atuar em áreas específicas.

A possibilidade de crescimento para essas pessoas é sempre muito maior e isso favorece as melhorias mencionadas aqui. Afinal de contas, hoje a tecnologia necessita de profissionais mais flexíveis, mas que não deixem de ser hábeis e comunicativos também.

Talvez possa se interessar: