Hard-Skill

Compartilhe este post

O conhecimento sempre foi algo importante. Para muitos profissionais, aprender é se desenvolver dentro de qualquer setor. Hoje, há muitos conhecimentos que são quase obrigatórios para algumas pessoas. Por isso, ter uma Hard Skill eficiente é essencial.

De fato, em todos os processos seletivos para entrar em alguma empresa são avaliados pontos como as habilidades técnicas e as comportamentais. Essas também podem ser chamadas de hard skills e soft skills. Quando se trata de habilidades técnicas, hard skill é o termo utilizado.

Porém, o que é isso? Como encontrar bons profissionais com base nessa análise? Será que realmente vale a pena gastar um tempo extra focando nessa parte? Vamos entender mais sobre essa habilidade ao longo deste texto.

O que é a Hard Skill

Habilidades técnicas são obtidas a partir de um estudo. Por isso, pode demandar tempo para que sejam desenvolvidas. Por exemplo, aprender um idioma novo é um exemplo de Hard Skill.

No geral, quando a empresa reconhece essas habilidades no profissional e consegue utilizar corretamente, fica mais fácil ter bons profissionais. Mas, ainda é fundamental que a equipe de recursos humanos crie uma estratégia que seja realmente inteligente para encontrar os talentos.

O RH também precisará se preocupar com outras ações, como a busca por profissionais que tenham uma boa soft skills. Na verdade, o ideal é que o mesmo profissional tenha essas duas habilidades e que elas sejam impulsionadas durante o dia a dia na empresa.

Qual a diferença entre Hard Skill e Soft Skill

Como dito, a Hard Skill está completamente relacionada com as ações técnicas. Em outras palavras, quanto mais conhecimento sobre determinada área o profissional tiver, melhor. Isso é fundamental caso tenha algum cargo em específico para ser preenchido, sendo dispensável nos demais.

Deve-se entender também que os hard skills costumam ser mensuráveis, visto que poderá medir o nível de conhecimento de algumas pessoas com relação aquela área em específico. Isso será de grande ajuda na hora de escolher o profissional adequado para a função.

As soft Skill, por sua vez, estão relacionadas a padrões de comportamento. É uma habilidade muito subjetiva e não é fácil de mensurar. Quase sempre exige um tempo maior para avaliação das mesmas nos profissionais.

Por outro lado, é também o que está sendo mais cobrado atualmente. Todos os negócios estão em busca de melhorias nessa parte.

Por que as hard skill são tão importantes?

Bem, agora que já chegou até aqui deve estar se perguntando qual é a maneira correta de utilizar tudo. Por que as hard Skill são tão importantes para uma empresa? Bem, não é tão complicado pensar em uma resposta.

Mesmo que não seja a prioridade da empresa no começo, possuir uma equipe que tenha um conhecimento extra em determinada área poderá ser um facilitador. Otimizações de processos, velocidade na tomada de decisões e até a possibilidade de encontrar profissionais que possam ajudar outros nessa parte.

É claro, para conseguir algo do gênero é fundamental ter uma boa soft skill também. O recomendado é que sempre exista um treinamento para ambos. Assim, estará sempre em crescimento.

Em outras palavras, as hard skill são importantes porque trabalham diretamente com os funcionários, aprimorando o desempenho da função. Mas vamos entender melhor como funciona o processo.

Sobre as otimizações de processos

Quanto maior o conhecimento, mais rápido o resultado. Quando já se sabe de algo, fica mais fácil lidar com aquilo. Exercerá a mesma função com maior agilidade, entregando mais trabalho em menos tempo.

Por outro lado, a empresa também precisa reconhecer o que é sobrecarga de trabalho. Mesmo que o funcionário possa realizar muito mais, é interessante entender os limites humanos.

Então, a melhor estratégia para lidar com o crescimento da sua empresa é trabalhar bem com a distribuição de cargos. A partir do momento em que um profissional apresenta uma melhoria significativa, poderá colocar ele em outro cargo, que exija um conhecimento técnico maior.

Assim ele terá facilidade em trabalhar com a área e não ficará sobrecarregado. Em pouco tempo verá grandes mudanças.

A melhoria na tomada de decisões

Algo que pode desempenhar o papel de melhoria em qualquer negócio, é ter uma boa velocidade de decisão. Ou seja, na hora de tomar qualquer decisão, o funcionário saberá exatamente o que fazer e, portanto, fará rapidamente.

Isso também garante maior autonomia para o setor em que trabalha. No entanto, tenha noção que essa pode ser considerada uma soft skill. E, de fato, é uma habilidade relacionada aos padrões de comportamento, mas não é possível tomar decisões sem saber do impacto das mesmas.

Por isso pode ser também uma hard skill. Afinal, é necessário conhecimento para que consiga realizar muitas das ações, caso contrário poderá enfrentar muitos problemas, é uma ótima ideia trabalhar com as duas áreas para o fortalecimento do funcionário.

Uma ajuda dos profissionais

A rotina dentro de uma empresa não é nada fácil. Em determinados dias terá que lidar com mais ações do que acreditar ser importante. Assim, é fundamental contar com uma equipe capaz de atuar em circunstâncias adversas. Essa equipe precisará de um conhecimento técnico específico para conseguir isso.

Hoje falaremos exatamente sobre isso. Quando se trata de habilidades técnicas, é interessante considerar diferentes ações. Por exemplo, a melhoria dos outros funcionários em conhecimento. Não é fácil trabalhar com essa parte se já precisa atuar em outros locais.

Ter profissionais qualificados para ensinar é algo essencial. A produtividade pode aumentar bastante. Não é complicado enxergar isso como uma vantagem, visto que grande parte das empresas já contrata instrutores para trabalhar com suas equipes.

Quais as Hard Skills mais importantes

Conhecimento é sempre importante, mas é necessário dividir algumas informações. Nem sempre um conhecimento específico é útil para determinada área do mercado. Assim, existem algumas informações que apresentam um padrão mais agradável para as empresas atualmente.

Para lhe ajudar a encontrar a melhor hard skill no mercado, mostraremos algumas delas a seguir, assim como informações sobre a sua relevância dentro das empresas.

Conhecimento em inglês

Para muitos esse é um fator básico. Quando falamos em conhecimento em inglês, precisamos pensar em diferentes ações que podem ser tomadas com base nessa informação. Nem sempre é necessário um conhecimento avançado, em primeiro lugar.

Mas, ainda assim há muitos mercados que estão em busca de pessoas com proficiência em inglês. Para aqueles que têm esse conhecimento, com toda certeza é uma grande ajuda. Mas, esse é um tipo de habilidade que pode ser medida sem grandes dificuldades, por isso é tão importante estar seguro.

Com a globalização, a necessidade de falar outras línguas está cada vez maior. No geral, um negócio precisa disso para estabelecer relações fora do país. Mas é um facilitador em outros casos também.

Excel avançado

Em outro momento, apenas o conhecimento básico no pacote office era o suficiente. Porém, com as mudanças rápidas e o crescimento de muitas marcas dentro do mercado, é necessário trabalhar também com outros tipos de conhecimento e ações, por isso é cobrado a parte avançada de muitos programas.

Trabalhando com excel terá oportunidades em muitas empresas. Isso porque é um pacote essencial para o desenvolvimento da organização. Como já se sabe, a organização é um fator relevante para o desenvolvimento de algumas marcas.

Caso consiga desenvolver o restante do pacote office, vale a pena colocar essa informação no currículo. No entanto, nem sempre é algo cobrado por grandes instituições.

Exemplos gerais de hard skill importantes

Para você que ainda não conseguiu entender como trabalhar e o que é mais importante, note as áreas com maior interesse. Poderá trabalhar em um conhecimento específico a partir delas. Veja a seguir algumas:

  • Conhecimentos em informática: Hoje é uma hard skill muito solicitada, apesar de ainda não ser algo obrigatório. Isso porque, diferente de aprender uma língua nova, a informática está sempre se desenvolvendo. Em outras palavras, não é tão fácil ter um conhecimento atual;
  • O trabalho com designer: esse é outro que deve ser fundamental em poucos anos. Conseguirá ajudar a empresa em diferentes níveis graças a esse conhecimento, portanto, é algo que vale a pena;
  • Marketing: Outro setor enorme. Será cobrado um conhecimento na área caso precise trabalhar com a mesma. Isso porque esse é um conhecimento bem específico. Pesquisa com consumidores, uso de mídias sociais e blogs e muito mais está incluso aqui.

Há outras áreas para se aventurar, como na parte linguística O importante é estar dentro de alguma citada aqui. Isso facilitará para que seu conhecimento tenha um tom bem específico.

Quais as soft skill mais importantes

As soft skill são habilidades relacionadas ao padrão de comportamento do profissional. Hoje é muito comum encontrar pessoas interessadas em profissionais que saibam trabalhar em equipe, por exemplo. Além daqueles que possuem uma boa comunicação e conseguem tomar decisões rapidamente.

Veja a seguir algumas das mais importantes soft skill:

  • Comunicação;
  • Flexibilidade;
  • Liderança;
  • Trabalho em equipe;
  • Paciência;
  • Motivação.

Somente essas já são de grande ajuda para o que busca. Mas, vale a pena ter uma atenção especial para outras, visto que cada negócio busca algo diferente. Também é uma habilidade avaliada pelo setor de RH, dando preferência para aqueles que já possuem algumas delas.

Entretanto, também há o desenvolvimento de algumas delas dentro da empresa. Isso facilita o crescimento do profissional, não importa em que área esteja.

Conclusão

Hard Skill é um termo utilizado para trabalhar com a parte técnica do conhecimento profissional. É tão importante que as soft skill, visto que podem melhorar muito o desenvolvimento da marca.

Trabalhar com elas em conjunto é a solução que a maioria busca. Porém, nem sempre é fácil. É essencial uma boa organização para chegar a algo do gênero.

Talvez possa se interessar: