A proatividade é algo que muitos profissionais buscam, visto que pode melhorar a sua relação com o mercado de trabalho. Essa é uma das características que a maioria das empresas irá cobrar, portanto, deve constar no currículo. Por outro lado, alguns profissionais nem sabem o que é isso!
E você, sabe o que é ser proativo? Saberia ser assim no seu emprego? Bem, sabemos que essa característica não é para todos, mas, ao mesmo tempo, recomendamos que seja algo que desperte interesse em você.
Afinal de contas, quando falamos nela devemos pensar em características mais relevantes. Um profissional proativo estará sempre preparado para aquilo que será cobrado. Hoje vamos entender melhor o que é ser proativo, como começar a trabalhar com essa característica e também algumas vantagens.
Primeiramente, o que é a proatividade?
Existem diferentes visões sobre o que é a proatividade. Para muitos, ser proativo significa apresentar soluções. Os problemas sempre existem, de fato, mas apenas aqueles que conseguem desenvolver uma solução rápida e absoluta conseguem se destacar.
Assim, fica claro que as empresas buscam sempre por esses profissionais. Eles são responsáveis por manter tudo em ordem. Além disso, podem surgir de diferentes áreas, conseguindo um bom alcance.
Hoje, existe um aumento enorme na procura por profissionais que sejam proativos. Muitas marcas apresentam funcionários que não conseguem apresentar uma iniciativa quando estão de frente para um problema. Dito isso, aqueles que conseguem desenvolver melhor essa parte, acabam se destacando mais.
E o que é a proatividade no trabalho
É considerada uma das habilidades básicas hoje. Muitos a observam como uma forma de antecipar problemas e gerar soluções rapidamente. Um exemplo disso é mostrar interesse em criar relacionamentos com membros da equipe.
Também há quem prefira construir estratégias, criar ações que podem ajudar. Em outras palavras, a pessoa que realmente é proativa deve ser capaz de criar algo sem que exista nenhum estímulo externo.
Também pode ser considerada aquela pessoa que irá desenvolver bem tudo aquilo que lhe for solicitado. No geral, parece algo básico, mas não é bem assim. Continue a leitura para entender mais.
Alguns exemplos de proatividade no trabalho
Aquele profissional que é proativo poderá exibir essa característica de diferentes maneiras. No entanto, ele precisa realizar tais ações de acordo com a área em que atua. Com isso, pensar por conta própria e descobrir soluções para o que está causando problemas é ótimo.
Essas pequenas decisões tomadas sozinho podem gerar impactos positivos para a empresa. Assim, a principal característica desse funcionário é que estará sempre alerta.
Não irá esperar que alguém lhe diga o que deve fazer. Ele fará porque entende que irá gerar resultados. Além disso, a maioria consegue ter uma capacidade de analisar seus próprios erros e gerar melhorias a partir disso.
E como posso me tornar uma pessoa proativa?
Pode ser um processo longo, mas vale a pena! Se tornar proativo no trabalho envolve conhecer a área em que atua e gerar soluções para ela sempre que possível. Mas, sabemos que nem todo mundo consegue oferecer essa vantagem para quem trabalha.
Por outro lado, você também precisa saber que já existem cursos que podem desenvolver essa competência com facilidade. Algumas mudanças podem ser realizadas por você mesmo, como a mudança no seu padrão de comportamento.
Outras precisam ser influências e pensadas. Quando estiver trabalhando, faça algumas perguntas para si mesmo! Por exemplo:
- Onde posso desenvolver alguma solução?
- Será que culpando alguém consigo resolver o problema?
- Como contribuir para melhorar a situação da empresa?
Essas e muitas outras podem servir de base para que consiga desenvolver melhor suas ações dentro da empresa. A sua resposta para essas perguntas pode ajudar a desenvolver seu lado proativo.
Como demonstrar proatividade para ser contratado
A maioria das pessoas passa por um processo seletivo antes da contratação. Essa é a forma que muitas empresas possuem para conseguir analisar o candidato e oferecer as melhores oportunidades.
Assim, ela com certeza irá considerar a proatividade como uma das características mais importantes. Sendo assim, você irá querer demonstrar essa vantagem durante a seleção, correto?
Abaixo poderá ver algumas ações que podem ser úteis para sua contratação!
Começando pelo início de sua entrevista!
De fato, aqui é onde muita gente acaba confusa sobre o que falar e como agir. Você pode demonstrar certa proatividade conversando com os entrevistadores. Busque perguntas sobre as etapas do processo, até mesmo sobre os dias. Se possível, ofereça algumas sugestões também.
Até porque, durante esses processos é comum encontrar problemas. Os horários, a possível falta de alguns dos entrevistados e diversos outros problemas podem surgir. Sua sugestão será bem-vinda.
Assim, demonstra interesse pelo processo, oferece soluções que podem lhe ajudar e também demonstra sua proatividade.
Durante a entrevista
Quando a entrevista começa tudo pode mudar. Para ser proativo não precisa falar demais! O importante é falar sobre suas realizações, mostrando como solucionou alguns problemas que já passou na sua vida profissional.
Mas, também existem aqueles que preferem fazer perguntas para os entrevistadores. E, apesar de algumas pessoas acreditarem que é um problema algo assim, a verdade é que a entrevista de emprego servirá para que todas as dúvidas sejam tiradas.
Algumas perguntas como:
- Quais os problemas mais críticos da empresa?
- Quais ações já foram tomadas para resolver tal questão?
- O que poderia fazer a empresa se desenvolver ainda mais?
Tudo isso destaca seu interesse em mudar as coisas. Em fazer com que aquele negócio se desenvolva melhor.
Também poderá agir na dinâmica de grupo
Durante a dinâmica para a contratação, há várias formas de mostrar proatividade, como por exemplo, trabalhando em grupo. Afinal, esse é um momento perfeito para mostrar que é um bom líder e que também saberá seguir qualquer instrução.
E, lembre-se, sempre que existir um problema, o proativo não reclama junto, mas vai em busca da solução. No geral, durante a dinâmica em grupo, pequenas atitudes podem mudar completamente o rumo.
Por outro lado, essas atitudes também precisam ser analisadas para que outras pessoas tenham espaço.
O currículo sempre ajudará!
Outro ponto que sempre ajuda o profissional é o currículo. Ele é responsável por apresentar as primeiras informações do profissional para a empresa, portanto, precisa ser planejado com bastante detalhes.
Durante a sua criação, o profissional deverá demonstrar proatividade. Nem sempre é fácil, mas muitos conseguem realizar tal ação aproveitando a parte de “resumo de suas atividades”. Assim, aponte algumas ações que trouxeram resultados positivos para você a para a empresa em que trabalhou.
Por fim, tente não se caracterizar como alguém proativo no currículo. Para muitos, isso é algo completamente subjetivo, portanto, tenha atenção total nesse momento.
As vantagens de ser proativo?
Existem muitas vantagens na proatividade. Não apenas quando falamos do mercado de trabalho, mas no geral. Até mesmo no seu dia a dia poderá conseguir diversos benefícios com ações bem pensadas.
Como já dito, é necessário que se entenda sobre essa proatividade para não acabar realizando ações completamente desnecessárias. Por outro lado, entender por completo direciona muito sua vida.
Abaixo, mostraremos mais algumas vantagens para quem deseja ser proativo no trabalho. O que será que o profissional ganha com tais ações?
Economiza tempo
A economia de tempo sempre contará bastante. Para grandes marcas isso é algo que faz completa diferença. Também haverá sempre oportunidades para aqueles que são autônomos, visto que esses ganham mais tempo para desenvolver suas habilidades ou até mesmo conseguir outros trabalhos.
Também é fundamental que o profissional tenha uma atenção especial com seu aprendizado. Com esse tempo extra que terá, conseguirá desenvolver melhor algumas questões, dentro ou fora da empresa.
Assim, sobrará mais tempo para aprender. Apesar de muitos esquecerem, ser proativo demonstra interesse em algumas áreas também. Afinal, seu crescimento profissional também faz parte do crescimento do negócio como um todo.
Terá maior disponibilidade
Quanto à disponibilidade, saiba que, ao ter uma proatividade excelente, conseguirá ela. Bem, a verdade é que a disponibilidade se assemelha bastante ao tempo livre. No entanto, nesse caso estará disponível para novas atividades dentro da empresa, fortalecendo as ações que serão desenvolvidas ali.
Com isso, poderá ajudar a marca em outras situações. Caso aumente seu conhecimento em determinada área, poderá atuar até mesmo nela. É claro, seu foco, como profissional, é ficar na sua área e apenas.
Afinal, você recebe por isso. Mas, tente sempre realizar seu trabalho da melhor maneira possível.
Sempre terá boas recomendações
Por fim, e não menos importante, quem é proativo sempre terá boas recomendações do mercado. Isso porque seu desenvolvimento é claro em qualquer tipo de empresa. Seu crescimento é garantido e com certeza trará bons frutos para o negócio.
Dito isso, para conseguir algo assim, sempre destaque sua experiência profissional em seu currículo. Se possível, apresente um portfólio!
Como desenvolver a proatividade no trabalho
Existem diversas ações que podem ser seguidas por aqueles que desejam uma maior proatividade no trabalho. Tomar boas decisões nem sempre é fácil, mas conseguirá algo assim a partir do momento em que considerar ter mais clareza em seus objetivos.
Também há quem procure desenvolver melhor sua rotina. Em outras palavras, terá mais disponibilidade para se organizar. O profissional também estará sempre em busca de soluções que sejam adequadas para determinados problemas.
Outras dicas que podem ser úteis para você são:
- Entender seu papel na empresa e até onde pode agir;
- Conheça seu trabalho;
- Veja seus limites e tente trabalhar a partir deles;
- Esteja preocupado com sua saúde, assim como com o bem estar do negócio.
Existem diversas outras dicas que podem ser de grande ajuda, mas como dito, a proatividade também é algo pessoal. Veja o seu será melhor para seu desenvolvimento!