O que são Headhunter?

Headhunter

Compartilhe este post

Você sabe o que são Headhunter? Podemos dizer que é a pessoa que procura profissionalmente por funcionários, na maioria das vezes pelos empregos mais lucrativos.

Também conhecido como “caçador de cabeças” esse profissional procura pessoas no mercado de trabalho para cargos dedicados.

Para poder exercer esta profissão, você precisa ter amplo conhecimento, deve-se também ser capaz de convencer o funcionário a mudar de emprego ou mesmo a falar sobre isso. Portanto, ele deve ser capaz de construir relacionamentos e ser uma pessoa empática.

Até o momento já respondemos à pergunta principal sobre o que são Headhunter, mais ainda falta, então vamos continuar falando sobre.

Teoricamente, ele procura funcionários contratados, mas é importante em sua atividade criar com habilidade um portfólio de pessoas que poderá propor nos próximos meses ou até anos.

O processo de encontrar a pessoa certa para um determinado cargo costuma ser longo e demorado.

O headhunter geralmente procura funcionários para cargos gerenciais ou altamente especializados. Isso significa que geralmente não há muitas pessoas assim no mercado.

Headhunter

O que são Headhunter na prática?

Na prática veremos o que são Headhunter, eles encontram pessoas, fazem uma avaliação e convence a mudar de emprego, mudando para empresa em que o headhunters está representando.

As redes de networking, como o LinkedIn, têm facilitado o trabalho dos headhunters nos últimos anos. É lá que os headhunters costumam procurar trabalhadores nos dias de hoje.

Nos últimos anos, os headhunters estiveram amplamente envolvidos na busca de programadores e pessoas relacionadas ao setor de TI.

Diferenças entre os empregos de um headhunter e um recrutador

Essas duas profissões têm muito em comum – elas constroem uma estratégia de recrutamento e realizam entrevistas.

O que são Headhunter? Como já dito acima, é uma pessoa que lida com a aquisição de talentos de alto nível por meio de contatos diretos.

Coloquialmente falando, ele é uma pessoa que puxa as pessoas de uma empresa para outra. Seu trabalho se concentra principalmente na construção de relacionamentos.

O recrutador, por sua vez, tem uma gama mais ampla de atribuições. Emite anúncios e os promove. Trabalho principalmente com candidatos que submetem a sua candidatura à própria empresa. Em situações extremas, entra no lugar do headhunter.

Antes das entrevistas, os headhunters pesquisam dezenas de currículos para encontrar exatamente o candidato que se encaixa no trabalho e na empresa do cliente.

Headhunter também é um recrutador, mas está procurando ativamente. Isso significa que ele atinge principalmente aquelas pessoas que não estão procurando emprego no momento, em vez de esperar por candidatos que responderão a uma oferta de emprego, ele está procurando esses candidatos.

Os headhunters atuam principalmente em agências de recrutamento, implementando projetos encomendados por clientes externos. No entanto, eles também podem ser a equipe do departamento de RH interno de uma determinada empresa.

O trabalho de um headhunter está relacionado à busca de candidatos para cargos de especialista. Por esse motivo, o headhunter deve estar familiarizado com o setor para o qual está recrutando. Ele deve entender bem as expectativas de seu cliente e ser capaz de verificar as competências do candidato.

O que são Headhunter na representatividade de uma empresa?

Como você já imaginou um headhunter tem que ser uma pessoa muito sociável. Ele realiza muitas entrevistas e tem que extrair o máximo de informações possível do candidato em um curto espaço de tempo.

Além do mais sobre o que são Headhunter, ele também deve ser capaz de convencer o candidato a mudar para uma nova empresa, e isso é feito através de técnicas de persuasão. É por isso que suas habilidades de negociação são importantes.

A segunda predisposição importante é a orientação para resultados. O headhunter é contabilizado com base no número de candidatos para entrevistas de emprego e funcionários.

Claro, isso não significa que ele pode trazer uma pessoa de um round-up para uma entrevista. Deve atender aos critérios do cliente.

Portanto, metas quantitativas e qualitativas são definidas antes do headhunter. Para competições verdadeiramente excepcionais, o headhunter tem que fazer o seu melhor para encontrar o candidato certo.

Então ele também deve ser persistente e paciente. Este não é um trabalho para aqueles que desistem facilmente!

Um headhunter deve ser capaz de organizar seu trabalho por conta própria e ser capaz de se disciplinar. Isso ocorre porque na maioria dos casos é uma posição independente.

Muitas vezes, o headhunter trabalha sozinho, e o trabalho nem sempre fecha dentro de 8 horas de trabalho. Candidatos a cargos de alto nível muitas vezes não têm tempo para se reunir durante o dia e é o headhunter que tem que se adaptar ao candidato neste caso.

Além disso, o candidato muitas vezes não quer que seus colegas ou o empregador saibam sobre seu encontro com o headhunter. Uma empresa à procura de um novo funcionário também insiste na confidencialidade.

Por esse motivo, nos estágios iniciais da conversa, o headhunter muitas vezes não revela em qual comissão está trabalhando.

Headhunter – plano de carreira

Quando se pergunta o que são Headhunter e como se tornar um? Temos a seguinte resposta: O caminho para a profissão de headhunter é semelhante ao de um recrutador.

No início, geralmente começa com a posição de pesquisador. A tarefa de tal pessoa é procurar potenciais candidatos no mercado de trabalho. O investigador procura pessoas com qualificações e experiência específicas.

A próxima etapa do desenvolvimento profissional é o trabalho como consultor. Nesta posição, as tarefas diárias incluem também o contacto direto com potenciais candidatos.

O consultor verifica as competências soft e hard, orienta o candidato no processo de recrutamento, apresenta-o a um potencial empregador e, se necessário, apresenta uma oferta de emprego.

Um consultor sênior que adquiriu experiência de trabalho relevante se torna um headhunter.

Como parte do desenvolvimento profissional, os projetos de recrutamento de especialistas e gestores de alto nível são delegados a um consultor sênior. Isso faz dele um headhunter.

O que são Headhunter e o que eles estudam?

Os melhores campos de estudo para um futuro headhunter são gestão de recursos humanos, sociologia ou psicologia.

Recentemente, o campo da Psicologia Empresarial está se tornando cada vez mais popular. Ele combina questões relacionadas à psicologia com o trabalho em um ambiente empresarial.

Dentro deste campo de estudo, você pode estudar assuntos como:

  • RH como parceiro estratégico de negócios;
  • Psicologia das decisões de pessoal;
  • Definir a política de pessoal da empresa.

Escolher uma área de estudo é um verdadeiro desafio. Como você já sabe, o headhunter em nosso mercado é, na prática, um especialista em recrutamento sênior. Graças à sua experiência, ele lida com recrutamentos mais difíceis.

Onde procurar emprego de headhunter?

Portanto, você deve procurar um emprego no setor de recrutamento. Se você quer se tornar um headhunter, primeiro procure provar seu valor no trabalho como recrutador. Você ganhará confiança e receberá projetos interessantes para serem implementados.

Como escrever o melhor currículo de headhunter? Use estas dicas:

  1. Combine o seu CV e carta de apresentação com a oferta de emprego

Cada negócio é diferente. Portanto, as expectativas de um candidato diferem dependendo da oferta de trabalho. Por favor, leia-o com atenção e personalize o seu CV e carta de apresentação. Graças a isso, você despertará mais interesse.

  1. Adicione um resumo profissional ao seu CV

Você sabia que os recrutadores gastam em média 6 segundos em um currículo? Você tem que se destacar! Uma ótima maneira é adicionar um resumo de carreira (ainda não são muitos os candidatos que fazem isso).

  1. Use detalhes na descrição da experiência

Qualquer um pode escrever que trabalha bem em equipe ou é empático. Use detalhes na descrição da experiência. Inclua na descrição da experiência uma descrição de situações em que você demonstrou suas habilidades.

  1. Prepare uma carta de apresentação

Use essa chance extra para se distinguir de outros candidatos. No entanto, lembre-se de não copiar o seu CV para a carta de apresentação. Personalize-o mostrando sua motivação e interesse no trabalho.

  1. Torne seu CV legível e correto

Não se esqueça que você só causa uma boa impressão uma vez! Verifique novamente o seu CV quanto a erros de ortografia e linguagem. Além disso, torne seu CV legível.

Dica:  Não se esqueça de um elemento muito importante, que é a cláusula CV e quase ninguém utiliza. Permite ao candidato a emprego consentir no tratamento dos seus dados pessoais no processo de recrutamento.

Você pode se interessar também – O que é Outplacement?

Talvez possa se interessar: