Todo negócio que busca crescer no mercado atual precisa entender a importância de criar uma boa entrevista de emprego. Na verdade, todo o processo de seleção precisa de cuidados. A preparação de entrevista, por sua vez, deve ser pensada e criada pelas mãos de profissionais competentes.
Mas como fazer isso? O que torna a entrevista mais ou menos relevante? Bem, há muitos fatores a se considerar durante a criação dessa entrevista. Até mesmo o processo de atração de profissionais é de grande relevância nessa parte.
Assim, acreditamos que muitos recrutadores acabam em dúvida sobre o que fazer! Por esse motivo, hoje vamos tratar de algumas ações que podem ser tomadas para melhorar sua entrevista. Tenha atenção e conseguirá um resultado melhor para sua empresa.
Preparação de entrevista e os recrutadores preparados
O desejo de recrutar alguém surge da necessidade. Porém, nem todos os profissionais são importantes para a empresa. É necessário encontrar aquele que apresentará o melhor desenvolvimento e por conta disso são criados processos seletivos.
Os recrutadores devem ser a fronte do processo. Devem liderar tudo para que os candidatos consigam um bom resultado. Recrutadores bem preparados possuem uma série de habilidades super úteis durante qualquer contratação, veja a seguir algumas delas:
- Capacidade de realizar perguntas personalizadas para cada candidato;
- Observar deslizes e mentiras de alguns;
- Conduzir a entrevista de tal forma que ambos consigam se comunicar bem;
- Deixar os candidatos menos nervosos;
- Fornecer uma boa quantidade de informações sobre a empresa.
Normalmente, esses são os fatores mais importantes durante um processo como esse. Realizar uma entrevista de emprego pode custar tempo, de fato. Porém, para fazer uma entrevista de emprego de sucesso é necessário ir além. A empresa também precisa definir algumas regras e criar um processo que seja agradável.
Abaixo poderá entender como isso acontece e os principais impactos dessa boa gestão para o futuro da marca.
Como fazer uma entrevista de emprego
O planejamento é com certeza a pauta mais importante. Isso porque a verba para a realização não precisa ser alta. Também não é necessário um local específico para que a entrevista aconteça.
Então, para fazer uma boa entrevista o recrutador pode se basear em algumas informações. Veja abaixo algumas delas e os impactos que possuem.
O planeamento na hora de contratar
Uma das principais questões durante a contratação é o planejamento de quem estará ali. Para tal, vários processos podem ser criados para gerar uma melhor participação. É fundamental deixar as informações para a vaga completamente à disposição do candidato.
O recrutador deve começar trabalhando com o orçamento. Geralmente os gastos com um processo seletivo comum são baixos, sobretudo porque a divulgação pode acontecer a partir da internet atualmente, sem custo algum.
Deve-se considerar também a natureza da vaga. Quem é necessário para aquele cargo e como o funcionário novo deve agir. Se possível, criar boas perguntas para esse processo é uma das melhores formas de trabalhar.
É necessário, logo depois, decidir como o processo acontecerá. Isso pode ter relação com diferentes ações, como por exemplo o tipo de entrevista que será realizada. A seguir poderá encontrar mais informações sobre tudo isso!
O anúncio da vaga
Agora é necessário começar a anunciar a vaga. Durante esse processo, precisará focar em mostrar as mais diferentes informações sobre o processo, salário e informações sobre a empresa. Outros dados podem ser entregues durante a entrevista, então foque no principal.
Lembre-se que essa parte deve focar completamente na atração dos profissionais. Agora há uma carga grande para encontrar aquele que será o melhor! Há muitas dicas para divulgar uma vaga, veja algumas delas a seguir:
- A partir de redes sociais como o Facebook, em locais que divulgam vagas de emprego;
- Ofereça um e-mail para contato, assim o candidato conseguirá tirar suas dúvidas;
- Siga a risco o prazo de recebimentos de currículos para evitar problemas;
- Crie um perfil para a divulgação das vagas que estão disponíveis, poderá utilizá-las para outras ações depois.
Todo o processo de seleção é direcionado a partir dessa parte. Se foi realizada uma boa divulgação, há uma grande probabilidade de que algumas pessoas consigam um resultado mais agradável.
Em outras palavras, a natureza dos candidatos dependerá desse processo. O ideal é que ele seja criado com base na necessidade da empresa no momento. Mesmo que leve um tempo a mais para conseguir algo assim, vale a pena o investimento.
Agora deverá analisar os currículos enviados
Não há dúvidas que essa é uma etapa super importante. Aqui começar a conhecer um pouco mais dos profissionais que estão querendo a vaga. Um bom recrutador deve saber lidar com as informações, criando perguntas personalizadas para cada candidato com base nelas.
Mas, além disso, há alguns itens que ganham destaque quando o assunto é o crescimento profissional. A experiência já foi um dos principais, mas atualmente há uma busca maior por avanços profissionais.
Outras informações que podem ter um grande valor são:
- Erros ortográficos: quanto menos erros tiver, melhor! Assim terá uma compreensão do empenho do profissional em criar seu currículo;
- Resumos também funcionam muito bem, visto que para alguns processos longos os currículos com muitas informações são completamente descartáveis;
- Tenha atenção aqueles espaços de tempo grande entre empregos;
- Se mantenha dentro da realidade, sempre se perguntando a necessidade de algumas habilidades.
A leitura do currículo é apenas mais uma etapa para que a entrevista começa. Depois de terminar, é o momento ideal para começar a entrevista com base nas informações que possui.
Comece a elaborar sua entrevista de emprego
Agora já tem todas as informações que precisa para começar! O que é de fato mais importante durante a entrevista de emprego? Bem, ela deve correr bem, com informações centradas na vaga e no candidato. É por isso que há uma necessidade de começar a elaborar ela.
Mesmo participando de muitas entrevistas, é comum que os entrevistadores fiquem em dúvida sobre o que realmente devem fazer. Perguntas que devem ser realizadas, que dicas as respostas de certos candidatos podem dar e muito mais.
Ah, vale lembrar que algumas perguntas podem facilitar o processo em muitos níveis. Busque realizar para destacar aquele candidato que deseja conhecer melhor, associando-as a empresa, é claro.
Alguns recrutadores acabam se organizando melhor, por isso contam com tabelas bem elaboradas para mostrar algumas características do processo. Habilidades desejadas para aquela vaga, relevância da habilidade e também a experiência necessária com a mesma.
Agora é hora de começar sua entrevista
Bem, agora que está tudo definido, basta começar a entrevista! Em primeiro lugar, o dia definido deve ser seguido à risca, assim como o horário. O recrutador não deve chegar atrasado, assim como os profissionais não podem.
Quando o entrevistador chega atrasado passa uma sensação de pouca seriedade. Em outras palavras, aqueles profissionais que buscam uma vaga melhor elaborada, com uma equipe de profissionais competentes e sérios, acabam deixando de lado essa oportunidade por conta disso.
Além disso, assim como quem será entrevistado, o entrevistador deve se vestir de acordo com o momento. Não é apenas o profissional que será avaliado, ele também estará avaliando. Uma empresa pode perder a chance de uma contratação excelente por conta disso.
Então, alguns dos itens mais importantes para se considerar durante a entrevista de emprego são:
- A maneira de se vestir;
- A forma de falar (não utilizar uma linguagem muito formal);
- A capacidade de dialogar sem entrar na vida pessoa do entrevistado;
- A escolha do dia e horário certo para o acontecimento, sem que existam atrasos.
Pronto! Com isso terá uma boa entrevista. Mas, para completar seu conhecimento sobre esse processo, continue a leitura!
Perguntas de grande valor para a entrevista
No geral, para conseguir uma vaga de emprego o entrevistado deve responder algumas perguntas. Os recrutadores geralmente passam pela mesma situação e por conta disso podem ter uma certa noção das perguntas que podem realizar.
Caso não tenha, veja a seguir as principais!
Por que essa profissão?
Pergunte porque o profissional deseja atuar nessa área. Afinal, essa é a forma mais direta de perguntar se realmente deseja estar dentro da empresa atuando com aquilo. Avalie a resposta antes de decidir algo.
O ideal é que faça outras perguntas com base na resposta do candidato. Muitos podem dar um motivo que não é real, apenas porque querem o emprego.
Por que deseja trabalhar conosco
Outra valiosa pergunta que possui uma carga enorme para alguns. “Por que deseja trabalhar em nossa empresa?” Essa é uma forma de saber se existe algum ponto especial para que você escolha essa empresa em específico.
O trabalho dentro de uma empresa pode ser mais produtivo quando se gosta de como e onde está atuando. Assim, os melhores profissionais acabam definindo bem onde desejam atuar, o que é um ponto forte para a empresa.
Pontos fortes e fracos
Pergunte sobre os pontos fortes e fracos da pessoa. Essa é com certeza uma das perguntas mais importantes. Em primeiro lugar porque consegue gerar maior tranquilidade durante o processo.
Os pontos fortes e fracos acabam dizendo muito sobre o desenvolvimento daquela pessoa dentro daquela área em específico. As respostas, portanto, devem ter uma relação com o que a empresa busca no momento.
Por que devemos o contratar
Por fim, e não menos importante, é fundamental perguntar ao candidato porque ele deve ser contratado. Afinal, com tantos outros profissionais presentes, o que torna ele diferente? O que ele trará de novo para a vaga?
É necessário ser bastante específico nessa parte. Sabendo a resposta, poderá definir se deve considerar ou não aquele candidato no momento. Em certos casos, profissionais respondem tão bem que mesmo existindo apenas uma vaga, acaba acontecendo mais de uma contratação!