Como já deve imaginar, um processo seletivo na empresa envolve diferentes etapas. Sabendo disso, fica claro também que a procura por profissionais que garantam o crescimento do negócio é o foco. Mas, nem sempre é fácil encontrar aquele que garantirá os melhores frutos para a marca.
Bem, em primeiro lugar é importante saber que o RH é quem cuidará de todo esse processo. Ele deverá gerenciar tanto a jornada daquele funcionário, como o seu desligamento, caso necessário.
Assim, o processo de recrutamento acontece logo no começo. Toda a atenção deve ser voltada para essa parte porque é graças a ela que se evita gastos com demissões futuras. A busca pelo profissional ideal começa aqui.
O que é um processo seletivo na empresa?
Esse é o nome dado às etapas que fazem parte de um processo de seleção que possui como objetivo principal encontrar um profissional ideal. Geralmente é realizada pelo RH da empresa, que ficará a encargo das melhores maneiras para começar.
Diferente do recrutamento, o processo seletivo na empresa irá apenas escolher o candidato. Na verdade, uma complementa a outra para que os resultados sejam melhores.
Em todo caso, o processo seletivo acontece com o objetivo de gerar alguma contratação para a empresa. Por isso, pode ser feito com diferentes ações
O que pode causar uma seleção bem realizada
Um processo seletivo na empresa bem feito pode ser o que a empresa precisa para se desenvolver melhor. Encontrar aquele profissional que poderá resolver muitos dos problemas que o negócio apresenta. Afinal, somente se busca ele quando se precisa.
No momento em que for contratado, ele demonstrará, acima de tudo, uma busca por resolver aquilo pelo qual foi contratado. Assim, não precisará ficar em vigília sobre o que ele está fazendo.
Essa acaba sendo uma das maiores vantagens porque somente assim conseguirá o destaque que deseja para sua marca. Acredite, a contratação de um profissional, se bem realizada, poderá causar um impacto bastante positivo.
O que pode causar uma seleção mal realizada
Quando acontece uma seleção mal realizada, os problemas podem ser grandes. Primeiramente, o profissional é contratado e, provavelmente, logo será demitido. Apesar de existir um período de experiência, em que não precisará se tanta burocracia para a demissão, ainda encontrará o problema da perda de tempo.
Por isso, recomendamos que evite isso ao máximo. Faça processos que sejam coerentes e que levem boas quantidades de informações para quem deseja contratar.
Por fim, uma seleção mal realizada irá gerar um profissional que não oferece bons frutos para a empresa. Mesmo que fique muito tempo dentro do negócio, a contração de outro seria a melhor opção.
O que vem a ser o recrutamento
Como dito acima, apesar de serem termos bastante parecidos, o recrutamento é diferente da seleção. Ao recrutar estamos falando de chamar o máximo de candidatos para preencher aquela vaga em específico. O processo seletivo na empresa apenas acontece depois, ok?
Então, é durante o recrutamento que conseguirá destacar o que a empresa precisa. Informações como escolaridade necessária, tempo de profissão e outros podem entrar aqui.
Apenas depois disso a seleção começa. Essa é feita com base em diretrizes diferentes. No geral, é todo processo que envolve a escolha do profissional ideal para aquele cargo.
Qual a importância do processo seletivo na empresa
Parece óbvio e, de fato, é. Todo o processo de seleção é feito com o objetivo de conseguir um bom profissional. Mas, é claro, a sua importância se torna ainda mais evidente quando entendemos que essa é uma forma técnica de escolher novos profissionais.
Pois é! Os processos de seleção que existem no mercado são feitos com base em estudos abrangentes. Sendo assim, até mesmo uma simples entrevista de emprego possui algumas técnicas.
Para muitas empresas, essa área é quase como uma ciência. Através porque, somente assim elas vão conseguir realizar uma boa contratação, não é mesmo?
O que a empresa irá considerar durante as etapas
Essa é uma questão bem interessante. Porém, saiba que não existe uma pergunta exata para isso. Assim como nunca encontrará uma lista com todas as perguntas que podem ser feitas durante uma entrevista de emprego.
Cada negócio escolhe alguma característica importante e trabalha a partir dela. É por isso também que existem diferentes tipos de processos seletivos. Você já deve conhecer alguns deles, certo?
Bem, se não conhece, continue a leitura desse artigo para conseguir mais informações!
Tipos de processos seletivos
Como dito, existem mais de um. Saiba que é um processo de seleção e poderá acontecer de muitas maneiras diferentes. Com isso, alguns candidatos ficam confusos.
Abaixo, iremos tentar destacar algumas informações que podem ter grande valor, acompanhe com atenção porque saber disso lhe será útil para passar em alguns.
As provas de seleção
Bastante conhecido, o método que se baseia na criação de uma prova para medir o conhecimento dos candidatos é bem interessante. Até porque poderá demonstrar também o interesse do candidato pela vaga. Algumas pessoas passam horas e horas estudando para passar na prova.
Acabam sendo super úteis para grandes empresas. Como precisam de profissionais que consigam realizar seu trabalho de maneira eficiente, sempre haverá uma busca por provas de seleção.
Quanto ao tamanho, dependerá do processo. Os assuntos também. Pode-se dizer que consiste no mesmo sistema que algumas universidades utilizam para chamar alunos.
A entrevista de emprego
Esse é o mais comum! Quem busca um emprego geralmente passa por uma entrevista. No entanto, o assunto é bem mais complexo do que muitos imaginam, podendo tomar proporções enormes.
Você já deve conhecer o modelo de entrevista que consiste em uma análise comportamental, certo? Esse é o método mais comum para selecionar um bom profissional. Porém, não é a única forma. Veja a seguir alguns outros exemplos de entrevistas:
- Entrevista painel;
- Entrevista técnica;
- Entrevista online;
- Entrevista de campo.
Ainda há outras que podem ganhar uma certa relevância dependendo do que a empresa busca. Portanto, tenha bastante atenção ao escolher realizar uma!
Em todo caso tenham total interesse em realizar qualquer uma delas. Se foi idealizada pela empresa, com toda certeza terá seu valor. Significa que a marca deseja focar em determinada característica.
Indicações e processos seletivos
Pois bem, saiba que algumas indicações também fazem parte do processo seletivo na empresa. Indicações são o que a empresa mais busca, visto que há uma garantia maior que o profissional pode realizar um bom trabalho com aquilo que lhe for entregue.
Mas, esse tipo de seleção é muito fechado. O profissional indicado ainda será analisado, mas terá uma vantagem enorme para contração. Por outro lado, geralmente consegue essa vantagem por já ter atuado de forma excepcional em outro local.
Dito isso, é apenas uma facilidade para ele. Também não é um processo seletivo na empresa tão comum.
A tecnologia e os processos de seleção
Com toda certeza esse é um assunto super importante. A tecnologia tem mudado o mundo de maneira rápida. Assim, diferentes processos hoje passam por alterações em busca de melhorias. Assim acontece com os processos seletivos.
As empresas conseguem economizar bastante tempo e dinheiro com algumas ações. Exemplo disso é a contratação e a seleção a partir da internet. Somente é possível graças ao comprometimento com a internet.
Apesar de ser completamente diferente, é muito vantajoso. Todo o processo acontece de forma rápida e a tecnologia ajuda na armazenagem de dados, assim como no envio de currículos e portfólios.
Como realizar um bom processo
Existem determinadas ações que podem ser úteis para a elaboração de um bom processo seletivo na empresa. Nem sempre são consideradas pelos profissionais, mas são extremamente úteis na prática.
Abaixo poderá ver algumas dessas ações que são fundamentais.
Saiba quais vagas precisam ser preenchidas
Pode demorar um certo tempo, mas, ao conseguir trabalhar com a relação entre as vagas que precisam ser preenchidas, conseguirá algo muito melhor. Economia de tempo, dinheiro e recursos profissionais.
Isso porque precisará apenas realizar um processo seletivo na empresa em busca daqueles profissionais que deseja. Toda sua equipe de seleção pode ser alocada apenas para aquele dia, evitando perda de tempo.
Além disso, ajudará para que tenha um maior controle sobre determinadas ações dentro da empresa. No geral, não é algo complicado de se fazer.
Conhecendo melhor cada vaga
Esse processo poderá demorar um pouco mais. No entanto, é ainda mais importante que o anterior. Aqui haverá uma busca para descobrir tudo que a vaga precisa. Ou seja, o profissional que a empresa busca. Assim, algumas características como:
- Formação técnica;
- Experiência na área;
- Algumas competências;
- Perfis comportamentais.
São sempre importantes para adquirir o máximo de conhecimento com relação aquela vaga. Assim saberá exatamente o que precisará para a sua vaga ser preenchida corretamente.
Tente participar de todas as decisões
Apesar de ter uma equipe competente, pode ser de grande ajuda para ela que você esteja por perto. Assim, poderá opinar sobre o que é mais relevante nesse momento e que tipos de ações podem ser tomadas para realizar as contrações ideais.
Sim! Você pode ajudar, afinal, a empresa como um todo precisa de profissionais. Então, sendo você responsável pelo pedido do processo de seleção, sabe exatamente o que se busca.
Faça sua equipe compreender alguns pontos porque podem ser super úteis. Tenha total atenção para não errar com suas ações também. Afinal, a contratação fará completa diferença no futuro.
Conclusão
Um processo de seleção pode ser muito extenso, por isso dependerá muito do que você busca. Existem diferentes tipos de provas que podem ser realizadas, assim como diferentes entrevistas.
Caso esteja em busca do profissional ideal, tenha total atenção nessa parte. Quase sempre ele poderá surgir dessas ações. É claro, se conseguir realizar de maneira transparente e estratégica.