Se você está em busca de um emprego deve imaginar que passará por alguns processos. Esses são realizados para que a empresa possa avaliar seu perfil e solicitar seus serviços caso tenha necessidade. As etapas de um processo seletivo podem ser muitas, dependendo do tipo de empresa que a realizará.
Bem, mas como se preparar para isso? Acredite, essa é uma dúvida comum para aqueles que vão passar por algo do gênero, por isso, não precisa ficar nervoso. Acalme-se e entenda como cada processo pode acontecer e o que pode fazer para se sair bem em cada um deles.
É pensando nisso que hoje vamos apresentar alguns dos principais processos que podem acontecer durante sua contratação. Vale lembrar que diferentes métodos podem ser realizados para buscar diferentes profissionais. Acompanhe com atenção e saiba exatamente o que o contratante espera de você!
Diferentes etapas do processo seletivo
Quando se trabalha com um processo que pode ser muito longo devemos considerar uma série de informações. Isso porque a empresa irá prezar por encontrar os melhores profissionais para aquele cargo em específico. Isso significa que terá que considerar todos os fatores que podem dar início a contratação.
Como já se sabe, desde que não exista nenhuma ação que possa comprometer o candidato, a empresa pode utilizar de diferentes métodos para o avaliar. O que realmente faz muito sentido, tendo em vista os processos seletivos que acontecem o tempo todo.
Naturalmente, quando se inicia algo assim, a primeira etapa é definir tudo que será feito. A adequação do recrutador para esse momento é mais que necessária. Mas existe uma outra variação importante que deve ser considerada.
Diferentes públicos, diferentes etapas
Algo que pode ajudar a definir que tipo de processo seletivo será realizado é a busca da vaga em si. Sabendo que a contratação é necessária acaba sendo trivial a existência de diferentes ações de acordo com o público que se deseja encontrar. Existem várias formas de testar o profissional.
Por exemplo, alguém da área de TI pode ser levado para testes práticos com mais facilidade. Assim, a técnica acaba sendo o fator mais relevante aqui. Ainda assim, vale a pena considerar todos os outros fatores como comportamento e também experiência de trabalho.
Em todo caso, agora que sabe como funciona, veja a seguir algumas das etapas do processo seletivo realizado pelas empresas.
Definindo o perfil
A primeira parte é a mais clara. Aqui é necessário definir o que está faltando e que tipo de profissional se encaixa perfeitamente com a demanda. Assim, facilita a escolha da pessoa correta, além de deixar o processo seletivo mais adequado para determinados tipos de pessoas.
Mesmo que os profissionais comuns não saibam, esse é um momento em que se dedica algum tempo. Os recrutadores devem reunir informações e avaliar a vaga que está livre para entrar em contato com o máximo de pessoas que tenham alguma relação com aquilo.
Essa é também uma etapa muito relevante para a empresa, que precisa apresentar uma resolução clara. Caso acabem contratando alguém que não tem relação com aquilo que foi oferecido, poderá existir alguns problemas, chegando até mesmo a uma demissão rápida e a abertura de um novo processo seletivo.
Desenvolvendo as possibilidades
Agora é hora de atuar na prática. Ao realizar um estudo de quem precisa para determinada vaga, os recrutadores passam a atuar na parte de desenvolvimento do processo. Nessa hora, o que é mais solicitado é uma boa estratégia para “testar” os candidatos.
Por exemplo, uma entrevista de emprego pode ser útil para determinado ramo do mercado. Por outro lado, pode dizer pouco sobre algum profissional específico. Por isso, além de definir bem o processo, alguns podem aproveitar para criar mais de um.
É natural que isso aconteça porque pode facilitar a vida de muitos. Evita demissões, fornece informações relevantes sobre certa pessoa e gera maior empatia entre ambos presentes.
Divulgando o processo
Definido o processo chegou o momento de criar sua divulgação. Nesse caso, pode acontecer de maneira simples, como por meio de folhetos. Entretanto, um negócio que está há muito tempo no mercado e que busca os melhores funcionários, sempre irá prezar por uma boa divulgação.
Por isso, a melhor forma de encontrar vagas é através da internet. Geralmente em redes sociais terá maiores vantagens. Também pode acontecer da empresa procurar pelo funcionário a partir de alguns locais como o LinkedIn. Tudo isso pode fomentar uma melhoria enorme.
Mas, como notou, essa é apenas mais uma das etapas do processo. A partir dela é que os candidatos começam, de fato, a estar presentes na empresa. Veja a seguir como isso se dá!
Realizando a triagem
Agora que tudo começa de fato. Quando passamos pelo processo de triagem é que o processo acontece para o profissional. Agora é hora de realizar os testes que foram definidos nas etapas anteriores. Apesar de levar um tempo para serem concluídos, vale a pena esperar.
Para a empresa é uma forma de conhecer melhor os candidatos. Em alguns casos as marcas que possuem maior verba realizam dois processos. Em um deles acontece uma certa “simulação”. Na outra é que realmente se dá início às etapas.
O objetivo é manter os profissionais mais qualificados. Assim, há uma espécie de funil que poderá ser muito útil.
Entrando em contato com o candidato
Agora é a hora de entrar em contato com os candidatos. Em muitos casos se entra em contato com mais de um, visto que poderão passar por uma entrevista para definir melhor com quem ficará a vaga. As primeiras etapas costumam ser apenas para definir os melhores.
Vale lembrar também que durante um processo seletivo podem ser considerados vários fatores. Como por exemplo, seu histórico médico, possíveis doenças e limitações. Pode acabar não passando por conta disso.
Em todo caso, a empresa entrará em contato com você caso tudo saia como esperado.
Entrevista individual
Agora é o momento que todos esperam. Trataremos da entrevista individual. Nela, os candidatos precisam estar preparados e se possível seguir algumas dicas. Serão avaliados para o cargo neste momento, sendo assim, devem tentar ser:
- Diretos;
- Utilizar uma linguagem clara;
- Estar bem vestido;
- Mostrar interesse pelo que o recrutador está falando;
- Ser sincero na resposta.
Veja bem esses pontos porque geralmente são considerados pelo entrevistador. O último, por exemplo, é muito bem avaliado. Geralmente é possível realizar perguntas bem elaboradas para saber se o candidato está falando a verdade ou não!
Negociação do cargo
Depois de tudo isso é hora de trabalhar com o cargo. A empresa precisará definir bem os fatores referentes a vaga. A remuneração, quantidade de horas trabalhadas, momento do dia em que o profissional será solicitado e mais. Se possível, é interessante fazer isso antes do processo.
Isso porque será fácil para o candidato saber se a vaga é de fato para ele. Porém, há certos locais que começam com a contratação com base em negociações, o que também pode ser muito útil. Por isso, tenha atenção nessa parte. A negociação do cargo envolve tudo que, de fato, é relevante.
Veja as oportunidades de crescimento dentro da empresa também!
Contratação
Bem, agora é a parte da contratação e não há muito o que se explicar aqui. Tendo interesse no profissional isso acontecerá. Poderá também acontecer mais de uma contratação, mesmo que a divulgação do processo tenha mencionado apenas uma. Isso porque alguém pode se sair tão bem quanto outro.
Mas, é claro que isso apenas acontecerá caso a empresa tenha verba e liberdade para isso. A maioria dos processos que envolvem a realização de provas, não deixa que outros acabem entrando na vaga.
Como se preparar para elas
Você precisa saber se preparar e há várias ações que pode tomar para isso. Veja algumas delas a seguir:
- Criar um currículo agradável com bastante informações de forma resumida;
- Buscar maiores informações sobre a empresa e também sobre a vaga;
- Ser comunicativo, trabalhar bem em equipe e outras atribuições do gênero;
- Saber se desenvolver bem no cargo em que foi inserido, isso é fundamental, claro.
Há muitas outras formas de se preparar, como por exemplo, realizando simulações. Como a própria empresa irá trabalhar com a parte de planejamento do processo, nada mais justo que você também tenha essa oportunidade.
Por que as empresas cobram tanto?
É natural que se cobre tanto assim. Algumas marcas precisam dos melhores profissionais para entregar aquilo que prometem. Portanto, saiba que quanto mais exigente a empresa for, melhor ela é para o trabalhador.
Aquelas que estão começando agora também são interessantes. Podem exigir menos, mas há seus riscos ao entrar, pode ser demitido em pouco tempo porque não existiu uma consolidação no mercado.
Aprenda mais sobre cada processo
Por fim, uma ótima dica para você que está nervoso com seu processo seletivo é aprender um pouco mais sobre cada uma das etapas. Se você faz uma prova, estuda para ela, certo? Assim tem mais chances de passar. Por outro lado, caso não faça isso, terá uma certa dificuldade.
Assim acontece com os processos seletivos para determinadas vagas. Faça o melhor com as informações que conseguir e gere o resultado mais agradável possível.
Conclusão
Bem, como visto as etapas de um processo seletivo são bem elaboradas pelas empresas para que se consiga resultados positivos. Essa é a única forma de seguir em frente. Mesmo que leve tempo ainda é uma ótima alternativa para que se tenha os melhores profissionais reunidos.
Avaliação da empresa, a busca por informações da vaga, uma negociação eficiente podem ser fatores de grande valor para você que deseja a vaga.