Quando você pensa em processos seletivos o que vem a sua cabeça? Bem, provavelmente toda a etapa dos recrutamentos internos deve ser pensada por você, certo? Aquele processo em que é necessário estabelecer algumas condições para que determinadas pessoas ocupem vagas específicas.
Bem, esse é o processo mais comum. Também serve de base para diversos outros que são considerados fundamentais. Mas, hoje vamos apresentar algo completamente diferente para você! Falaremos sobre os recrutamentos internos e todo seu processo.
Você sabe o que é isso? Como funciona o processo? Bem, falaremos tudo que precisa saber sobre ele e também as possíveis vantagens que empresas e candidatos podem ter.
Sobre os recrutamentos internos das empresas
Quando falamos de novas vagas dentro de uma empresa, sempre há dúvidas sobre os processos. Geralmente, o processo acontecerá por meio do setor de RH, que promoverá ele de algumas maneiras diferentes. A principal é a seleção a partir do meio externo. Ou seja, com profissionais que estão fora da empresa.
Mas, também sabemos que durante a etapa a área de RH precisa tomar todos os cuidados para conseguir uma boa contratação. Isso pode custar tempo e até dinheiro, visto que alguns profissionais podem não estar alinhados com o cargo.
Aquelas pessoas que recebem chegadas nem sempre entendem a rotina daquele negócio. Assim, uma solução bastante simples surgiu. A contratação de pessoas que já estão lá. Será que vale a pena?
Os recrutamentos internos
É outro processo de seleção que acontece por meio do RH da empresa. Saiba que, na grande maioria das vezes, ele é responsável por fazer grandes alterações na estrutura do negócio. Afinal, estará tirando alguém de uma área para colocar em outra. Por outro lado, a vantagem é clara!
Imagine, por exemplo, que deseja contratar alguém para lidar com uma área super importante no seu negócio. Não é melhor encontrar alguém que já saiba da rotina da empresa? Pois bem, então você deve contar com os recrutamentos internos para isso!
Existe uma série de processos realizados para conseguir a contratação do profissional. Mesmo ele já estando dentro da empresa, vale a pena realizar alguns processos para saber se ele está apto para atuar naquele cargo.
Veja algumas etapas
Vamos resumir algumas etapas para que consiga entender a natureza do processo. A primeira parte, como se é de esperar, está completamente relacionada com o processo de seleção de talentos. A atração de determinadas pessoas para preencher aquela vaga em específico.
Geralmente, se busca o maior número de pessoas possíveis. Fica mais fácil encontrar bons profissionais porque são pessoas que já estão dentro da sua empresa, afinal. Então, a ideia é que elas não causem problemas.
Os recrutamentos internos são facilitados por conta disso. Depois disso, o processo seletivo passará por uma etapa de entrevista ou até mesmo a realização de uma prova. Porém, geralmente essa parte é bem simplificada.
E qual a diferença mais importante entre recrutamento interno e externo?
Bem, você já sabe que a seleção acontece em grande parte dentro da empresa quando falamos do interno. O externo poderá ser utilizado quando se busca talentos novos para determinadas vagas.
Apesar de apresentar muitas vantagens, o recrutamento interno não é tão utilizado quanto deveria. Muitas empresas ainda não o consideram tão interessante, visto que existe uma demanda por novos profissionais sempre.
Em outras palavras, ao tirar alguém de uma área para colocar em outra, ficará em falta de profissional de toda forma. Assim, o recrutamento externo deverá acontecer de toda forma.
Em todo caso, saiba que a principal diferença entre os recrutamentos internos é o público que poderá ser recrutado. Enquanto uma visa profissionais da empresa, outra tenta encontrar o melhor profissional fora dela!
Existem diferentes tipos de recrutamento interno!
Pois bem, saiba que existem diferentes tipos de recrutamento. Alguns deles você deve conhecer! A seguir passaremos algumas informações relevantes com relação a eles.
A promoção
Esse você já conhece, certo? É o mais comum dentro de grandes corporações. Muitos profissionais entram em alguns negócios somente pela possibilidade de crescer dentro do mesmo.
Porém, esse caso específico de recrutamentos internos está relacionado ao crescimento dentro de uma hierarquia. Quando um profissional é elevado a novo posto, outro pode tomar aquele que está vazio.
Também acontece no caso de alguém sair da empresa. Mas, o que realmente importa aqui é que seu crescimento somente acontecerá caso seja um profissional que se destaque na área de atuação. Para muitos, essa é a melhor forma de contratação interna.
Recrutamento informal
Bem, esse já não é tão conhecido assim, não é mesmo? Por outro lado, costuma ser mais fácil de realizar que o primeiro. Não há necessidade de projetos grandes para escolher quem ficará com a vaga. Ela poderá ser indicada.
Isso mesmo! Até dentro da empresa podem acontecer algumas indicações. Desde que o profissional tenha o conhecimento necessário para atuar, não há problemas. Na verdade, essa é uma prática bem vista!
O RH também poderá atuar de forma bastante direta aqui. Em certos casos são responsáveis por realizar reuniões em grupo para buscar o perfil de funcionário que o negócio busca.
A abertura de vaga
Um processo que pode ser interno ou externo. Mas, falando da parte interna, a abertura de vagas está totalmente relacionada à contratação de pessoas que estão aptas para atuar ali. Acontece como um recrutamento externo. Todos podem participar.
Leve em consideração que nesse caso a comunicação sobre a abertura de vagas é feita para todos! Com isso se evita bastante problemas. Lembre-se, porém, que, apesar de todo profissional conseguir participar, é fundamental apresentar um conhecimento na área.
Em determinados processos poderá ser necessário até mesmo a apresentação de um currículo.
As transferências
Nem sempre são melhorias no cargo. Essas são, quase sempre, obrigatórias. Ou seja, o profissional precisa mudar de área. Não precisam, no entanto, mudar de cargo. A transferência acontece porque é necessário um novo profissional em determinada equipe ou departamento.
Assim, pode ser retirado de um local para ser colocado em outro. Por outro lado, também pode ser uma promoção, visto que alguns profissionais mudam de local porque apresentam um bom desenvolvimento.
A transferência também pode ser benéfica quando se trata de localização, mudanças nos horários e outros.
Sobre as vantagens dos recrutamentos internos
Não é tão complicado encontrar vantagens na contratação interna. Além de gerar uma segurança maior para os envolvidos, a troca de cargos demonstra uma dinâmica que todo bom profissional deseja dentro da empresa. Aquela troca de cargos e de salário, ou seja, o crescimento.
Assim, muitos podem começar a se empenhar mais para alcançar determinados cargos. A vantagem, é claro, está completamente envolvida com essa dedicação. Há também quem considere que os recrutamentos internos ajude com:
- Engajamento;
- Retenção de bons profissionais;
- Motivação dos colaboradores;
- Melhoria do marketing da empresa.
Mas não é apenas isso, a seguir poderá notar algumas outras áreas que são beneficiadas por essa prática.
A redução nos custos
Em primeiro lugar, os custos podem ser bem menores. Acontece que os recrutamentos internos conseguem diminuir muito as etapas para a seleção. Assim, muitas delas são deixadas de lado. A análise de currículos, entrevistas demoradas, alguns testes de perfis e muitos outros podem ser deixados de lado.
Mesmo se algumas dessas fases acontecerem, são bem menores. Também acontece uma facilidade para lidar com o tempo. Sem contar que a efetividade do processo é muito maior por conta de o profissional já fazer parte da equipe!
Retenção de talentos
Quando se encontra um bom profissional é importante manter ele, certo? Assim, quando uma boa vaga abre, a contratação deste para a nova função pode ser de grande importância para que ele continue na empresa.
Geralmente, os mais dedicados para essa vaga são os principais talentos da empresa. E, com certeza, se não apresentar uma possibilidade de crescimento para o mesmo, poderá trocar o emprego por outro.
Lembre-se que para talentos há sempre boas oportunidades no mercado!
Agilidade no processo
Hoje sabemos como a agilidade é importante. Até mesmo durante um processo seletivo é possível conseguir vantagens com ela. O tempo é precioso, então, a escolha de um profissional que já está dentro da empresa pode diminuir e muito os gastos com a criação de um processo externo.
Esses são mais complexos e podem exigir muitos profissionais para sua realização. Com toda certeza você não quer passar por isso. Ainda assim, pode criar algo mais elaborado para ter um cuidado extra durante a contratação interna.
Um plano de carreira mais eficiente
O plano de carreira é o que muitos profissionais buscam. Quem entra em um grande negócio sempre está em busca de crescimento. A partir do conhecimento que adquire dia após dia, terá uma vontade maior de conquistar melhores posições e salários.
Com a contratação interna, sobretudo com os processos de promoção, há uma ideia de crescimento muito maior. Além disso, haverá sempre novas contratações internas, com profissionais que podem ser um talento enorme para a marca.
Quando um profissional eleva seu posto, muitos outros fazem isso. Assim, a contratação externa terá que acontecer de toda forma. Principalmente em empresas que possuem uma estrutura bem definida.
Autoconhecimento
Por fim, outra característica super importante para os recrutamentos internos é o autoconhecimento. Já falamos dele aqui. Será o responsável pelo melhor desenvolvimento da sua marca.
Haverá cada vez mais profissionais em busca de crescimento. Com isso, podem começar a estudar e melhorar a si mesmo com o objetivo de chegar a postos melhores. É algo produtivo tanto para a empresa como para esses profissionais.
Assim, muitas podem apostar em:
- Cursos técnicos;
- Pequenos cursos para aprendizados específicos;
- Estudo sobre o mercado em que a empresa atua;
- Conhecimentos gerais.
Em todo caso, há apenas vantagens quando se trata do autoconhecimento!