Reformulação de currículo – tenha um currículo perfeito

Reformulacao-de-curriculo

Compartilhe este post

As mudanças no mercado fazem com que determinadas alterações sejam necessárias em profissionais. Com o tempo, o currículo dessa pessoa pode precisar de algumas mudanças para conseguir chamar atenção para determinada vaga de trabalho. Hoje vamos falar sobre como a reformulação de currículo pode ser útil!

Bem, pense nisso como um processo! É necessário seguir algumas informações para ter resultados positivos dentro dessa mudança. Além disso, é essencial conhecer a área em que atua no mercado para começar a produzir um bom currículo.

A seguir, poderá ver algumas dicas de mudanças importantes e que fazem uma enorme diferença para quem contrata. Lembre-se também que alguns processos podem ser mais relevantes que outros, priorize as informações com maior valor na criação do seu currículo.

O que é uma reformulação do currículo

Bem, realizar uma reformulação é um trabalho que deve ser realizado com atenção, visto que grandes mudanças são necessárias em certos casos. Há pessoas que passam anos utilizando o mesmo modelo de currículo sem acrescentar nada de novo a não ser novas experiências profissionais.

Hoje isso não funciona! É necessário conhecer um pouco mais sobre quem será contratado e por conta disso as empresas apostam nos melhores currículos. A reformulação é o processo de voltar a formular. Assim, estará realizando um currículo novo ao começar com ela.

É preciso pensar em tudo que irá colocar, fazendo com que seja atrativo para as mais diferentes marcas. Para lhe ajudar a decidir o que pode ser relevante para essas empresas, criamos esse artigo, continue a leitura para saber quais informações possuem valor nesse processo!

Comece com as informações

O primeiro passo é conferir se as informações mostradas ainda seguem a mesma lógica. Isso facilitará para que a empresa tenha dados reais sobre você. Dentro do documento, é interessante contar com dados pessoas como:

  • Telefone para contato;
  • E-mail;
  • Nome Completo;
  • Endereço de perfil no Linkedin;
  • Cidade onde mora.

Isso é o básico e, o mais importante de trabalhar aqui são os dados de contato. É interessante que eles estejam sempre atualizados, todos. Tanto seu e-mail como um telefone de contato, devem contar com isso. Afinal, caso seja selecionado, é assim que entrarão em contato com você.

Tente ser bastante profissional ao passar essas informações. Geralmente elas apresentam um peso para a empresa. Assim, não utilize alguns dados que podem dificultar sua contratação.

Sobre sua área de atuação

Bem, agora que sabe como reformular as informações e porque esse é um processo importante, entender o que colocar para destacar sua área de atuação se torna ainda mais relevante. Isso porque para ter um currículo completo é interessante cuidar dessas informações em primeira mão.

Então, apresente sua área de atuação em primeiro plano. Não precisa falar sobre todo seu histórico de trabalho, foque naquilo que está procurando.

Aqueles profissionais que possuem uma área de atuação bem definida conseguem um destaque bem maior no mercado de hoje, visto que a maioria das empresas busca profissionais especialistas.

Se possível, utilize de alguns meios para mostrar sua experiência. Sempre que possível demonstre que tipo de profissional é e como pode somar ao quadro de funcionários daquela instituição.

Fale sobre sua formação

Melhorar um currículo também exige um investimento pessoal. A reformulação somente é necessária de fato quando alguma mudança relevante na sua vida profissional aconteceu. A formação é uma delas e pode ser o motor que precisa para que sua marca tenha um bom desenvolvimento.

Assim, informações como a modalidade do curso realizado, o título do mesmo até o local em que cursou, são relevantes. Fará com que o negócio tenha conhecimento sobre suas competências, facilitando a contratação.

Durante uma reformulação, essa é uma das partes mais relevantes do processo. Assim, faça um estudo do que poderá colocar e tente mostrar seus conhecimentos durante a entrevista.

Sobre as qualificações

Esses são itens que costumam se alterar com o tempo. A maioria das pessoas acaba atuando em diferentes locais, mesmo dentro da mesma área. O conhecimento se torna bastante específico, o que é muito útil para a maioria das empresas.

Normalmente, é interessante criar um resumo sobre suas qualificações, mas, quanto mais tiver para mostrar, melhor será. Faça a reformulação dessa parte quando compreender que chegou em uma nova fase da sua vida profissional.

Ah, uma dica para essa mudança é que não utilize listas muito grandes de qualificações. Mesmo que tenha de fato algumas ações relevantes, não vale a pena inserir todas em seu currículo. Além de custar muito tempo, nem toda empresa irá ler tudo que está dizendo ali.

A parte da experiência profissional

Essa geralmente é mudada com frequência pelos trabalhadores. Afinal, experiência é o ponto mais importante para conseguir diversos empregos. Também é a partir dela que se consegue desenvolver melhor algumas ações.

Capriche nessa parte. Ter um bom currículo também envolve ter um conhecimento sobre o que é necessário e o que não é. Assim, os dados que devem aparecer nesse momento são apenas:

  • Nome da empresa onde trabalhou;
  • Período em que começou e em que terminou;
  • Cargo Ocupado de maneira específica;
  • Pequena descrição das atividades realizadas;
  • Breve descrição da empresa.

Nem sempre tudo isso é necessário, dependerá do tipo de reformulação que irá fazer. Lembre-se que o currículo é para ser um demonstrativo da sua vida profissional de maneira bem resumida, porém bem elegante.

Deixe de lado fotos ou imagens

Pois é! Se o seu currículo tem algo assim, pode tirar! Isso porque hoje não é tão interessante utilizar um recurso como esse. Geralmente, durante os processos seletivos é dito se a presença de imagens no currículo é de fato necessário. Caso não seja, não vale a pena utilizá-lo!

Isso, é claro, para empregos formais. Como em empregos não formais a presença do currículo pode ser dispensada, vale a pena investir em algo mais demonstrativo. Nesse caso, usa-se o portfólio para mostrar a experiência profissional.

Em todo caso, saiba que imagens não contribuem para o bom desenvolvimento de um currículo. Na verdade, podem ser extremamente prejudiciais por conta da carga extra que passa para o documento.

Mude a linguagem

Claro! Não podemos deixar de mencionar a linguagem utilizada. Com o tempo nos tornamos mais experientes e por conta disso até mesmo a linguagem que utilizamos é outra. Em primeiro lugar, deve-se evitar ao máximo os erros de português dentro do currículo.

Até porque, esses pequenos erros podem realmente causar uma grande dor de cabeça. Pessoas acabam utilizando deles para retirar o candidato da seleção em primeira mão. A linguagem pode decidir se participará do processo ou não.

Em todo caso, há muito valor em contratar alguém para criar seu currículo! Porém, vale a pena fazê-lo por si mesmo. Somente você sabe exatamente o que deseja e poderá trabalhar com os diferentes modelos e formatos de currículo.

Seja simples ao criar

Pois bem, uma dica de ouro aqui é ser simples. Utilizar uma linguagem complexa, por exemplo, acaba atrapalhando. Ela não é necessária para a maioria dos cargos presentes no mercado e por conta disso um investimento nela é completamente desnecessário.

Mas não é apenas na linguagem que se deve confiar. Precisa saber exatamente como lidar com outros fatores, como a boa gestão de informações e muito mais. Naturalmente, a forma do currículo também entra na lista.

Agora que já sabe de tudo isso, está pronto para começar a criar seu currículo novamente, mas existem algumas ressalvas que devem ser levadas em conta para os diferentes tipos de profissionais.

E se for minha primeira experiência profissional?

Acontece de ser a primeira experiência profissional de alguém e por conta disso as informações do currículo podem apresentar uma sequência de problemas para serem resolvidos. Todas as dicas citadas ao longo desse artigo acabam sendo bastante eficientes para seu primeiro emprego.

Porém, deve-se ir além na apresentação. Foque no seu conhecimento, visto que a experiência ainda não possui. Mas também tenha em mente o que a empresa deseja. Por isso, seu currículo deve ser alterado com frequência nessa parte.

A boa notícia é que não precisará gastar com isso atualmente. Hoje, a maioria das empresas utiliza os meios digitais para garantir uma passagem de informações de maneira rápida.

O que é um currículo perfeito?

É aquele que garantirá sua contratação. Não é possível mostrar um modelo ideal, visto que cada instituição utiliza de um diferente processo para avaliação. Assim, aquele currículo bonito e bem preparado para gerar resultados é o que precisa. Adeque ele ao que o negócio precisa!

Assim, todo o processo de reformulação de currículo se baseia na mudança necessária para agradar as empresas de seu ramo. Também tenha em mente que esse é apenas mais um dos processos para conseguir a vaga.

Certifique-se de que as informações presentes no currículo são verdadeiras. Na maior parte dos casos, durante a entrevista de emprego, são questionados dados do currículo. Faça com que seu tempo de criação seja realmente oportuno.

Reformule seu currículo sempre que possível para se adequar a determinada marca. Essa é a dica mais importante para ser passada aqui!

Conclusão

Agora já sabe o que fazer durante a reformulação do currículo. Mesmo sendo um processo mais demorado, visto que precisará revisar cada dado já inserido, ao concorrer para qualquer vaga, vale a pena rever tais processos.

Adequar o currículo aos desejos da empresa é uma das estratégias mais inteligentes no mercado. Por isso, atualmente há muitos profissionais que podem ajudar nessa parte, fazendo com que seus resultados sejam mais positivos e resultem em contratação.

Existem até mesmo consultorias para criação de currículos na internet. Não importa o método, faça o melhor!

 

Talvez possa se interessar: