Muitas vezes o setor de recursos humanos é deixado de lado dentro de organizações. No entanto, para aqueles que realmente entendem o papel da área, acaba sendo bastante complicado lidar com a falta de profissionais qualificados. Afinal, essa parte em específico realiza grandes realizações quando se trata da administração do negócio.
Mas por que existe toda essa relevância? O que torna o setor de RH algo tão grandioso para algumas marcas? Bem, se já reconhece a função dos profissionais que atuam nesse mercado, não terá problema algum. Por outro lado, se ainda não reconhece deverá considerar.
A seguir, vamos mostrar como a área de RH pode funcionar bem para qualquer organização. Seja uma pequena ou grande empresa, possuir uma gestão adequada do mercado acaba sendo a atividade mais importante para se realizar e como os Recursos Humanos podem ajudar nisso?
O que é Recursos Humanos
O RH representa uma área que reúne uma certa quantidade de colaboradores da empresa para exercer determinada função. Toda a estrutura do RH com relação a sua função se relaciona com processos de recrutamento, seleção, treinamento, demissões e afins. No entanto, poucos entendem como isso pode mudar a empresa.
Todo esse segmento surgiu no século 20. Foi mais um dos vários resultados da Revolução Industrial. Essa área acabou revolucionando e muito a vida dos trabalhadores. A partir dela começaram a surgir intermediações melhor direcionadas entre empresa e empregado.
Depois, durante vários anos, os Recursos Humanos foram se desenvolvendo. Novos métodos para lidar com os trabalhadores e empresas surgiram e facilitaram a tomada de determinadas decisões.
RH de hoje e a sua função
A partir do momento em que desafios mais complexos foram sendo incorporados, mudanças gradativas surgiram no RH. Em outras palavras, o segmento passou a ter ainda mais relevância, se tornando assunto relevante para diversas pessoas que conseguiram criar ambientes mais adequados.
As leis trabalhistas, por exemplo, apareceram para mudar completamente o rumo do RH. Além disso, as mudanças nas ações dentro da sociedade e as possibilidades que a tecnologia entregou, formaram diversas novidades para os profissionais de RH.
Assim, toda a tecnologia passou a fazer parte dessa área. Hoje, está muito mais fácil ter uma boa gestão do negócio, até mesmo a partir de aplicativos e computadores que rapidamente conseguem executar algumas ações.
Qual a importância do RH
Bem, já citamos um pouco do que a área de Recursos Humanos significa para a empresa, mas podemos ir além. O setor de RH representa um dos maiores atores para o desenvolvimento individual e coletivo dos funcionários presentes ali. Graças a ele, por exemplo, pode-se ter premiações por cumprir metas e oferecer maior valor para a marca.
Assim, o profissional que organiza determinadas ações dentro da marca precisa considerar a instituição como um todo. Quando há um grande colaborador dentro da empresa, o mais comum é que ela tente o manter a qualquer custo. Com estratégias de certos profissionais do RH, isso é possível.
Quando há a companhia de um setor de RH dentro de alguma empresa, muitos donos de negócios destacam que a produtividade aumenta. Também poderá economizar com salário porque a área de RH sabe exatamente o quanto deve ser pago pelo serviço de determinada pessoa.
Mas, essa representa apenas a parte superficial. Quando se trata de conseguir maiores vantagens no mercado precisa prestar atenção em outros processos que o RH gerencia. A seguir, veja mais sobre eles.
Seleção e recrutamento
O básico que qualquer profissional do RH deve fazer é realizar um bom processo de recrutamento e seleção. Lembrando que não há necessidade de utilizar alguém do RH para ser o recrutador, porém se torna básico ter alguém de confiança que irá agir de acordo com o que o setor de Recursos Humanos solicitar.
Pode-se dizer que todo o processo de recrutamento na teoria é realizado pelo RH. A prática necessita de um recrutador, mas são esses profissionais que acabam lidando com pontos relevantes como a aplicação de testes, datada de entrevistas e também com o envio de propostas para aqueles que foram selecionados.
Essa também representa uma etapa para a organização da empresa e não deve ser esquecida. Afinal de contas, muitas pessoas acabam precisando trabalhar com algumas otimizações, fazendo com que a equipe cresça rapidamente, mas com qualidade.
Desenvolvimento profisisonal
Após um processo de seleção é comum que algumas pessoas passem por algum treinamento. Essa parte também está no cargo do RH que deve prezar pelo aprendizado daqueles que foram contratados para assim diminuir o número de demissões no futuro.
Muitas pessoas esquecem como o Recursos Humanos é importante porque não sabem de todas as suas funções. Poucos entendem que o processo de treinamento e desenvolvimento do profissional está atrelado a essa área e apenas se lembram das possíveis demissões.
E, vale lembrar também que essas demissões partem da empresa como um todo. Ao demitir um funcionário aquele profissional do Recursos Humanos precisa compreender que ele representa uma peça do negócio e que a sua saída pode representar algo negativo.
Gestão do RH
Uma função pouco conhecida por todos é a gestão do RH. Geralmente esse item é esquecido porque não existe muito diálogo sobre ele. Diferente de uma ação de marketing que quase sempre chega a todos os colaboradores para que se tenha uma ação melhor direcionada.
A gestão do RH, no entanto, está relacionada com o pensamento estratégico no quadro de funcionários ao criar um objetivo e estipular regras. Dessa forma, tudo está bem relacionado com a maneira de lidar com as ações de cada profissional dentro de uma estrutura organizada.
Essa organização pode ser alterada de acordo com a cultura organizacional da empresa. A política de RH acaba auxiliando muito os trabalhos dos envolvidos porque facilita a realização de determinadas tarefas em um ritmo menor. Quando há maior organização, os resultados são melhores.
Engajando os colaboradores
Quando falamos em engajamento devemos entender a motivação de cada profissional. A partir disso o RH começa a traçar e mostrar que cada um daqueles presentes dentro do negócio possuem um papel muito importante. Dito isso, os feedbacks também aparecem em determinadas ocasiões.
Afinal de contas, nem sempre o RH te chama para demissão, certo? Eles também podem ouvir mais sobre reclamações e algumas sugestões, passando assim para aqueles que são os gestores da empresa. Graças a isso, o profissional pode ter uma qualidade de vida muito maior.
Uma das ações melhor direcionadas para aqueles que estão dentro da empresa acaba sendo a realização de eventos e pesquisas de satisfação. Os colaboradores precisam entender que são parte daqueles negócios e que possuem sim uma voz ativa. No entanto, o respeito pelos outros profissionais deve ser considerado também.
Melhorias em determinadas áreas
Bem, outra ação praticada pelo pessoal do RH com bastante frequência é a realização de ações direcionadas para melhorias específicas. Assim, se torna possível entender como está o andamento profissional da empresa e mostrar porque cada funcionário tem real valor para a marca.
Uma forma de realizar tal ação é potencializar o bem estar da equipe. Quando realizada essa ação a produtividade aumenta. A avaliação feita pelos Recursos humanos visa alcançar o máximo de melhorias para que essa produtividade aumente.
Sendo assim, ele pode opinar no que acredita ser o melhor para o momento. Assim, todos podem sair ganhando. Maior produção, qualidade no trabalho e muito mais!
Ferramentas para uma boa gestão do RH
Como mencionado acima, hoje existem algumas ferramentas que podem ser úteis para a tomada de decisão dentro de empresas. O trabalho do RH acabou sendo facilitado porque existe uma tranquilidade maior no monitoramento da produção de certo funcionário, por exemplo.
Por esse motivo existem algumas ferramentas que podem ser úteis. Por exemplo, uma plataforma de treinamento dedicada à habilitação de profissionais para determinadas atividades. Ela pode ser construída até mesmo pela internet atualmente. Apesar do investimento, seria possível aumentar a mentalidade de sucesso de algumas pessoas.
Entender o perfil comportamental do profissional também costuma ser bastante útil para manter bem a empresa. Mesmo que custe um certo tempo, as ações acabam tendo seu valor. Mentorias, coaching, pesquisa organizacional e muitas outras atividades podem ser realizadas para conseguir uma melhoria no RH da empresa.
Comunicação na atualidade e o RH
Bem, agora você sabe exatamente como trabalhar com o RH. Sabe o porquê dele ser tão relevante para qualquer tipo de empresa que planeja um grande crescimento. A comunicação, hoje, promete manter o RH sempre em desenvolvimento, sobretudo com as possibilidades de melhorias no negócio que podem ser aplicadas a partir do RH.
Sabemos que a comunicação sempre foi a chave para o desenvolvimento de diversos negócios e graças a ela o setor em questão se mantém em crescimento. Conseguir manter uma boa gestão dos funcionários de uma empresa pode representar uma tarefa complicada, mas não precisa ser assim.
Com as ferramentas corretas os resultados podem ser muito maiores. Sites, estruturas digitais, softwares e muitos outros elementos conseguem contribuir para que o profissional tenha maior liberdade atualmente.
Conclusão
Diferente do que muitos pensam, a área de Recursos Humanos apresenta uma ótima oportunidade para negócios, sobretudo aqueles que estão crescendo agora. Isso porque terá uma equipe tecnológica que saberá exatamente como lidar com os funcionários de uma empresa.
E, assim como a logística lida adequadamente com a parte de transporte da marca, o RH terá sucesso em atuar bem com a comunicação e o RH. Naturalmente, para conseguir uma boa equipe precisará escolher bem os profissionais e considerar o tempo de atuação, estudos e outras características.