O que é soft skills

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O termo soft skills não é algo tão comum assim. Apesar do seu significado ser aplicado em diferentes locais, muitos não reconhecem o termo. Mas, ele pode ser considerado algo muito simples.

O soft skill pode ser resumido como uma habilidade. Na verdade, é um conjunto de habilidades relacionadas a apenas uma coisa. Isso é, a relação que um profissional terá consigo mesmo e com os demais ao passar por diferentes situações.

Por esse motivo esse pode ser um treinamento longo. O funcionário poderia ser colocado à frente de diferentes testes para que se consiga ter uma noção de algumas características. É algo que pode ser utilizado, por exemplo, durante uma promoção.

O que são softs skills

O termo não é muito conhecido por aqueles que não estão dentro da área de recursos humanos. Porém, para os profissionais que atuam com pessoas durante todo o dia e precisam criar estratégias para trabalhar bem com suas habilidades, o termo é essencial.

Ela possui uma relação clara com o “Hard Skill”. Esse é outro termo utilizado para designar habilidades, mas é um pouco diferente. No geral, ambos são capazes de definir algumas características específicas de cada profissional.

A Hard Skill, são habilidades técnicas. Em outras palavras, conseguimos ser mensuradas rapidamente. Ao definir o que uma empresa precisa para crescer, por exemplo, pode chegar a conclusão que todo o necessário é um profissional que esteja bem antenado a determinada área.

Mas, hoje a soft skill é o que ganha mais relevância. A seguir vamos entender melhor porque essa habilidade é ainda mais importante!

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A soft skill e sua relevância

As habilidades comportamentais com certeza são fundamentais hoje. Quando um profissional precisa se desenvolver nesse mercado, precisa considerar alguns fatores. O primeiro deles é que todo negócio possui um conjunto de valores que devem ser seguidos para o bem estar de ambos.

Naturalmente, o funcionário precisará estar dentro das regras para conseguir uma boa vaga. A comunicação, por exemplo, é uma habilidade muito importante dentro desse mercado, visto que é ela quem fará a maior diferença.

Mas há também outros pontos, como as situações psicológicas que podem mudar o comportamento de alguém. Nem tudo pode ser mensurado com precisão e também há uma maior quantidade de situações para avaliar.

Por isso foi dito que a relação da soft skill com o funcionário está completamente ligada à sua interação. Como podem agir em diferentes situações.

Muitas empresas precisam disso para se desenvolver melhor. Encontrar pessoas que são centradas em sua função. Afinal, de nada adianta ter um conhecimento técnico enorme se ao ser solicitado, há receios e medo.

Por que não podem ser mensuradas

Foi dito que as soft skills não são fáceis de mensurar, certo? Consegue imaginar o porquê? Bem, a verdade é que essas são habilidades subjetivas. Em outras palavras, cada pessoa possui um potencial para determinada ação. Mas, além disso, pode ser encontrada uma enorme dificuldade em desempenhar algumas funções.

Conte também com as mudanças por conta do ambiente ou a parte emocional. Acontece que esses são valores fundamentais para entender como um profissional poderá agir dentro de alguma situação.

Assim, em algumas ocasiões é necessário apenas realizar previsões. Não saberá como o funcionário agiu com tanta facilidade. Na verdade, existe uma grande dificuldade em pensar dessa forma.

Para entender melhor sobre essas soft skills, vamos passar alguns exemplos que podem ser úteis na hora de as calcular.

Exemplos de soft skills mais importante

Bem, toda empresa busca pela tão sonhada estabilidade financeira. O que muitas não notam é que para chegar a isso é necessário também trabalhar com outras ações. As habilidades e comportamentos dos funcionários são importantes para o crescimento da marca como um todo.

Vamos entender algumas das soft skills mais importantes.

Inteligência emocional na empresa

Saber lidar com emoções é essencial dentro de qualquer teste. Saber lidar com as próprias emoções poderá colocar o profissional em um nível completamente diferente, além de ser muito útil para o desenvolvimento pessoal daquela pessoa.

Sentir e depois entender. Assim conseguirá encontrar uma solução para determinado problema o quanto antes. É fácil entender porque as empresas prezam tanto por essa parte atualmente, não é mesmo?

O profissional que trabalha bem com suas emoções não precisa se distrair. Fará seu trabalho com qualidade, não importa o momento da sua vida (salvo algumas exceções). O negócio precisa do funcionário para prosseguir.

A comunicação

Claro, não podemos deixar de falar sobre ela. A comunicação é uma das principais habilidades. Também está sempre ligada com a qualidade na empresa, visto que um ambiente mais leve é aquele que consegue oferecer uma comunicação mais sutil e adequada para seus empregados.

Conseguir passar uma mensagem é mais importante que falar corretamente nesse caso. Apesar de ser necessário manter um padrão de fala dentro do negócio, a comunicação somente é assertiva quando existe um trabalho de entendimento entre as duas partes.

Isso poderá levar um tempo, é claro. No entanto, vale a pena considerar algumas ações para chegar a um resultado mais agradável para todos os presentes. Algumas marcas trabalham com a questão da comunicação em primeiro plano e por isso há estratégias para a melhorar sempre.

Mas, no geral, é possível que durante um processo seletivo a empresa avalie esse soft skill como o principal fator para a contratação.

Resiliência

Essa é uma habilidade comum para diferentes pessoas. Quando é necessário um pouco de resiliência, muitos não sabem como agir. E, de fato, nem sempre é fácil ter. Porém, na rotina de determinados negócios o profissional será obrigado a trabalhar com essa parte, podendo perder muito tempo caso não atue bem.

Na verdade, tempo e dinheiro é algo que pode ser perdido. Com isso, essa acaba sendo uma das habilidades mais importante e que recomendamos com bastante ênfase.

Por outro lado, saiba que ela pode ser mais importante em alguns modelos de negócios do que em outros.

Confiança

Aquela pessoa que passa confiança é sempre recomendada. Mas, sabemos que nem sempre é fácil encontrar alguém assim. Haverá um trabalho enorme caso não saiba lidar com ela também.

O profissional que passa algo do gênero é muito requisitado por conta das suas habilidades. Geralmente, dentro de uma empresa, quem passa confiança consegue aprender rápido e ser bastante proativo.

Naturalmente, é também uma pessoa muito comunicativa. Caso seja ordenado para realizar alguma função, fará o possível para cumprir. Também não terá medo de perguntar, caso tenha alguma dúvida. No geral, é alguém com muito foco.

Mas, já que estamos falando de confiança, vamos entender outro soft skill que também pode ser importante.

A organização

Bem, a organização é algo trivial. Toda empresa precisa de profissionais que saibam trabalhar bem com essa parte. Porém, quando essa é uma parte que se sobressai em alguém, tudo fica ainda mais fácil de compreender.

A realidade é que a organização também gera confiança. Aquele profissional que sabe de tudo e também das ações que precisam ser tomadas, é organizado e confiável. Essas habilidades são muito semelhantes.

Porém, também é necessário entender que nem sempre a pessoa confiável é de fato organizada. Dependerá muito da área em que está situada dentro do mercado. Mas, em quase todos os setores esse é um ponto relevante.

Segurança

A segurança é outra parte fundamental. Quando se trata delas há quem não consiga discutir. O profissional seguro das suas ações é sempre ótimo. Isso porque ele leva a segurança com ele, para outros profissionais também.

Fica mais fácil desempenhar a função. Geralmente a pessoa que está segura do que está fazendo estudou bastante. Mesmo que algo não saia como planejado, poderá lidar com o problema e propor algo sábio.

Também é um forte indício de experiência no setor. Isso poderá ser notado durante uma entrevista de emprego, por exemplo.

As principais softs skills demandadas

Há muitas habilidades que são demandadas. Por isso não há como trabalhar com todas elas em apenas um profissional. O negócio deverá definir bem como atuar com algumas ações para então conseguir desempenhar corretamente as funções com comunhão com o profissional.

Por esse motivo, algumas das habilidades mais importantes são:

  • Comunicação;
  • Confiança;
  • Segurança;
  • Motivação;
  • Organização do trabalho e do tempo;
  • Possibilidade de trabalhar sob pressão;
  • Flexibilidade;
  • Autonomia.

Essa última muito procurada por profissionais em específico. Assim poderá conseguir ter um resultado ainda melhor. Essas características citadas aqui são algo imensurável para algumas marcas.

É necessário que a empresa trabalhe com elas

Pois bem! Saiba que ainda mais importante que entender as soft skills é trabalhar com elas. Podem exigir um tempo extra para tal. Mas, quando há uma boa quantidade de profissionais preparados para exercer sua função da melhor forma possível, as vantagens começam a surgir.

E, vale lembrar que é essencial que existam muito profissionais com soft skills adequadas a sua marca. São eles os principais pontos da sua estratégia de crescimento. É claro, também vale a pena investir naqueles que apresentam uma ótima hard skill.

Junto, os dois podem fazer uma grande diferença. Tenha total atenção com essa parte para não errar em suas escolhas.

Conclusão

A escolha de bons profissionais para uma empresa é um processo longo. Hoje você aprendeu que existem determinadas habilidades comportamentais que fazem uma enorme diferença durante uma seleção.

Essas habilidades também devem ser administradas depois do processo. Após a contratação, precisará definir corretamente como há uma boa interação entre as partes envolvidas. A empresa precisa trabalhar com as habilidades comportamentais de seus funcionários.

Com isso haverá mais chances de crescimento. Tenha em mente que os profissionais são parte importante de qualquer marca.

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