Um trabalho nos ajuda na realização profissional, mas até a efetivação muitas pessoas passam por várias etapas, por isso é importante conhecer os tipos de currículo, afinal, é o primeiro contato com o empregador.
Este artigo aborda o conceito de termo, tipos de currículo, preenchimento de requisitos e alguns truques em sua criação.
Significado do termo
O termo “currículo” nos veio da língua latina. Na tradução, significa “biografia”. Se você entrar na essência deste documento, então, de fato, a descriptografia está correta.
Nele, descrevemos quase toda a nossa vida: educação, experiência de trabalho, estado civil, relacionamentos com nossos empregadores anteriores, qualidades e características pessoais, projetos concluídos e assim por diante.
Como escrever um bom currículo?
Ao se candidatar a um emprego, você pode observar alguma competição entre os candidatos, e isso é normal.
Neste documento, o requerente deve conter o máximo de informação importante possível, mantendo a brevidade e especificidade, bem como alguns requisitos de preenchimento implícitos.
Todos os tipos de currículo são projetados para um único propósito, chamar a atenção de um potencial empregador para sua pessoa, contar a ele sobre suas vantagens, habilidades, experiência, etc.
Se imaginarmos o mercado de trabalho no entendimento usual o candidato é o vendedor.
Ele vende seus talentos e experiência por um certo preço, salários. Então o próprio currículo atua simultaneamente como descrição do produto, oferta comercial e publicidade.
E uma boa publicidade, como você sabe, a demanda por um produto deve aumentar. Para fazer isso, vários truques e tipos de currículo são usados.
Eles devem ser usados dependendo do cargo desejado, da direção do trabalho e do formato da própria organização.
Você pode ver também Como fazer uma entrevista de emprego
Qualidades para um currículo – Tipos de currículo
Currículos de diferentes especialistas podem diferir seriamente uns dos outros.
Tudo depende da direção do trabalho, experiência de trabalho, histórico e outras características de cada candidato individual. Existem várias formas de preenchimento deste documento:
Currículo universal ou profissional
Utilizado na grande maioria dos casos. Relevante para candidatos com um bom histórico, sem lacunas na atividade de trabalho.
As informações do candidato são descritas sequencialmente em blocos separados. A forma funcional do currículo é relevante para especialistas com um conjunto específico de habilidades, presença de conhecimento de foco restrito.
Além disso, a forma funcional é adequada para quem se retreinou e mudou de área de atuação ou simplesmente não retornou a esse trabalho por muito tempo.
Este formulário implica uma descrição detalhada das funções, conhecimentos e experiência no cargo solicitado sem a necessidade de descrever detalhadamente o processo da sua acumulação nos vários locais de trabalho.
No resumo cronológico, é dada especial ênfase à sequência temporal do emprego. Esse currículo descreve consistentemente empregos e treinamentos que afetam o mesmo nicho de trabalho.
Adequado para pessoas que trabalham em determinada área ou cargo há muito tempo e no futuro se veem apenas nela.
O currículo cronológico-funcional
É um híbrido das duas formas descritas acima. Preserva a estrutura da sequência ao longo do tempo e também destaca em detalhes certos eventos que têm maior peso na totalidade da experiência do especialista.
Currículo alvo
É compilado para emprego em uma organização pré-determinada, levando em consideração suas características, requisitos, estrutura e equipe.
Além disso, um currículo direcionado é indispensável para pessoas com uma atividade de trabalho específica.
A parte principal do currículo é uma lista e descrição de trabalhos, artigos, pesquisas e publicações etc.
Qual é o melhor hobby para listar em seu currículo?
O que deve ser considerado ao listar um hobby em um currículo? Esta seção deve ser incluída? O que não vale?
Novos formatos
Com o desenvolvimento da tecnologia e o aumento da concorrência por empregos especialmente privilegiados, estão surgindo novos tipos de currículo que devem dar muito mais atenção ao candidato do que os formulários padrão.
Apelações criativas para o empregador. Se você trabalha em um campo em que precisa de um momento de imaginação, a capacidade de pensar fora da caixa e também criar algo novo, precisa exatamente desse currículo.
Currículo da Internet. Um formulário eletrônico pode ser encontrado em qualquer portal de emprego. Todas as vagas de emprego online exigem um formulário de preenchimento padrão.
Agora os candidatos não precisam pensar na construção competente do corpo do documento, os desenvolvedores do site já fizeram tudo por eles.
Currículo sem experiência profissional
Um currículo é um documento arbitrário. Em nenhum lugar está escrito o que deveria ser. O requerente não está proibido de compô-lo ao seu gosto.
No entanto, vale a pena ouvir alguns dos requisitos descritos por recrutadores experientes, caso contrário o seu “folheto criativo” pode nunca ser lido.
Os responsáveis por seleção observam que o volume do currículo deve ser igual a uma folha A4. Máximo dois.
Ninguém lerá um currículo longo. Isso também acontece com currículos muito curtos. Cria-se a impressão de vazio e falta de qualificação do candidato. Um currículo curto deve ser organizado de tal forma que ocupe a folha.
Use fontes padrão sem efeitos visuais. Eles dificultam a leitura do texto. E se uma pessoa já revisou cem desses currículos em um dia de trabalho, é improvável que tenha o desejo de ler um texto pouco legível e estragar sua visão.
O que um currículo deve conter?
Quais seções um currículo deve conter? Um formulário eletrônico para preencher em qualquer site de busca de emprego é a folha de dicas mais facilmente acessível para um candidato a emprego.
Assim, o formulário de currículo padrão contém os seguintes blocos de informações:
- Dados pessoais. Sobrenome, nome, estado civil, data de nascimento (idade), presença de filhos, dados geográficos, fotografia.
- Qualidades pessoais para um currículo especializado. É importante aqui dispensar clichês e escrever apenas o que é realmente importante nessa área de trabalho.
- Qualificação e especialização. Decida o que no conjunto de suas habilidades quais as mais importantes para o cargo pretendido.
- Educação. Onde você estudou, em que ano você terminou, qual especialidade você recebeu após a formatura.
- Experiência de trabalho. Uma lista de trabalhos anteriores com intervalos de tempo, bem como quaisquer funções de serviço que você executou.
- Informações adicionais. Você tem educação adicional, você tem um carro e CNH, está pronto para viagens de negócios e mudanças.
- Referências de trabalhos anteriores. Se você se separou de um antigo empregador em termos amigáveis, peça que escrevam uma recomendação para você no papel timbrado da organização.
Qualidades positivas adicionais para um currículo não farão mal. Esta é realmente uma boa ajuda no emprego.
Sobre a carta de apresentação
Os candidatos que planejam obter uma boa posição em uma grande organização moderna precisam complementar seu currículo com uma carta de apresentação.
Nele, o candidato à vaga revela informações adicionais sobre si mesmo que são importantes para o cargo.
Por exemplo, são planos para o futuro, prontidão para crescimento profissional em uma determinada empresa, o que exatamente o candidato está disposto a fazer para promovê-la.
Você também pode incluir suas expectativas salariais em sua carta de apresentação.
O que escrever em um currículo para uma posição de alto escalão?
Os currículos do diretor, diretor geral, gerente de topo e outros cargos de alto escalão deve ser elaborados com especial cuidado. O primeiro a chegar não será contratado para tal posição.
Portanto, é importante não apenas listar os empregos anteriores, mas também contar o que você conquistou neles, quais sucessos e benefícios a organização obtiveram durante o período de sua gestão.
Para esses currículos, conforme observado pelos serviços de pessoal, nem é necessário seguir a regra de “uma folha”. É importante revelar plenamente seus talentos, habilidades e experiência.
O que escrever em um currículo sem experiência de trabalho?
Não tenha medo de sua inexperiência. Todos os especialistas uma vez conseguiram um emprego pela primeira vez, todos conversaram com a gerência e enviaram suas referências para várias vagas.
Um currículo sem experiência de trabalho não é um estigma. Você deve avaliar sobriamente seus conhecimentos na área de emprego, provavelmente treinar por algum tempo, trabalhar com um salário mais baixo, até entender todas as nuances das funções atribuídas.
A única coisa que é estritamente proibida de fazer é nunca enganar um potencial empregador. Não entre em prêmios imerecidos, não invente trabalhos anteriores. Tudo isso pode ser facilmente descoberto.
Escolha o certo para você
Existem várias maneiras de organizar informações em um currículo e apresentá-lo a um empregador.
As habilidades e competências de um profissional são chamadas de produto, e currículo é sua apresentação, que deve ser compilada e escolhida corretamente.
Mas existem vários tipos de currículo básicos de currículos. Cada um tem sua própria tarefa, características, vantagens e desvantagens.
Tradicionalmente, os candidatos enviam seus currículos em forma escrita. O formato é conveniente para que o responsável pelo pessoal possa visualizar o bloco que lhe interessa sem perder tempo com informações desnecessárias no momento.
Mas cada vez mais, os candidatos a emprego estão usando o formato de currículo em vídeo, graças ao qual o empregador obtém um pouco mais de informações sobre o candidato.
O vídeo mostra o temperamento, carisma, habilidades artísticas e de comunicação de uma pessoa. E é mais fácil para o próprio requerente interessar sua contraparte.
Cabeçalho com o nome do candidato, detalhes de contato
Habilidades básicas necessárias para conseguir um emprego em uma determinada empresa. Eles podem ser retirados da descrição do trabalho (blocos “Requisitos”, “Deveres”).
Conquistas. Se necessário, este parágrafo pode ser dividido em vários subparágrafos que correspondem a áreas de atividade individuais.
Experiência de trabalho. A parte biográfica indica a empresa, cargo e período de trabalho, faz sentido falar brevemente sobre as responsabilidades do trabalho.
Característica. Pode ser um slogan publicitário detalhado, composto por 2-3 frases.
A desvantagem de um currículo combinado é sua semelhança com um funcional, que os recrutadores geralmente ignoram.
Outro tipo é o currículo temporário de funcionário, cujo objetivo é indicar os resultados alcançados.
O documento é compilado por candidatos que trabalharam em vários projetos para diferentes empresas. Para esse caso, a forma cronológica não é adequada, cria-se uma impressão errônea de que uma pessoa está correndo de um lugar para outro.
Nesse documento, as habilidades são indicadas primeiro, depois os projetos são listados com uma indicação do período de implementação. Este tipo é ideal para freelancers.
Agora você conhece os tipos de currículo de modo que pode escolher o que melhor se adequa a sua necessidade.