O que é um job hunter?

job-hunter

Compartilhe este post

Se você está procurando crescer no mercado e se desenvolver na sua carreira, é bem provável que tenha procurado profissionais como o job hunter. Ele pode ser muito útil para seu crescimento pessoal, principalmente se souber utilizar de suas habilidades para alcançar oportunidades distintas.

Isso porque ele funcionará como uma porta de entrada para diferentes trabalhos. Como a própria palavra sugere, um “job hunter” é um “caçador de trabalho”. Em suma, são profissionais que buscam vagas com base na carreira de seus clientes. Lembrando que isso deve ser realizado com base em uma boa conversa entre os dois também.

E, claro, esses profissionais surgiram por conta das pequenas ou grandes mudanças que o mercado passou. Até pouco tempo, ter segurança em um emprego era suficiente, hoje sabemos que o risco de demissão é maior.

Atualmente, o profissional, inserido no contexto da tecnologia e da internet, consegue se comunicar melhor com cada pessoa e conseguir diferentes oportunidades com bons benefícios. Sendo assim, a profissão de job hunter se popularizou e hoje vamos conhecer mais sobre ela!

job-hunter

Qual a função de um job hunter

Como dito aqui, ele é uma espécie de “caça emprego”. Dessa forma, é lógico que seu objetivo é encontrar um emprego para você ou, pelo menos, lhe deixar bem adequado ao mercado, evitando que perca seu tempo com vagas que não fazem seu perfil.

Geralmente a função dele é traçar um plano de carreira mais denso, detalhado. Naturalmente, para que consiga isso o profissional deve ter algumas características importantes. A primeira delas é ter uma rede de contatos extensa e bem estruturada.

De toda forma, não falemos disso agora. Aqui mostraremos as informações mais importantes com relação ao job hunter. Acompanhe agora quais funções ele deve oferecer para você!

Deve estudar o mercado

Claro. Ele provavelmente quer construir sua carreira bem e por conta disso, estudar sua profissão no mercado é mais que importante. Como o estudo é um trabalho longo, é interessante encontrar um profissional que saiba pesquisar.

Afinal de contas, se está em busca de emprego, provavelmente não deseja demorar para encontrar. Além disso, as informações referentes ao seu estudo podem ser consideradas por você, já que muitas delas são repassadas.

Há muitos profissionais que estão sempre atentos às novidades, portanto é muito mais fácil chegar até um resultado.

Uma rede de contatos

Além do profissional possuir uma rede de contatos, ele também deve oferecer a construção de uma para você. É importante que ele faça isso para conseguir aumentar suas oportunidades de trabalho. Como geralmente eles conhecem muitas outras pessoas, fica fácil fazer essa construção.

Durante a construção desse tipo de contato, é importante considerar fatores como o tempo para conseguir um trabalho. Hoje sabemos que muitos empregos são temporários, então você precisa estar sempre atento às oportunidades.

Com uma boa quantidade de contatos, conseguirá ajudar e também ajudar!

Ele precisa manter contato

Claro, para completar tudo esse profissional precisa manter um contato constante. Isso porque somente através desse contato o profissional saberá lidar com o plano de carreira do cliente. Naturalmente, manter ele atualizado sobre suas intenções é super importante para seu desenvolvimento.

Seguindo essa ação, tanto o cliente como o job hunter conseguem chegar a seus objetivos rapidamente. Até mesmo depois de encontrar um emprego, esse profissional pode continuar realizando avaliação para descobrir outras oportunidades para o cliente.

De fato, o job hunter ajuda no crescimento da carreira, assim como outros profissionais que focam apenas nisso.

Dar suporte para mudança de carreira

Outra importante ação em que ele pode ajudar é na mudança de carreira. Muitas pessoas passam por essa transição, portanto, acabam apresentando menos experiência nessa nova área. O profissional deve ajudar para que ele consiga construir sua reputação no novo mercado, assim como contribuir na construção de uma boa rede de contatos.

É fundamental que ele se mostre presente nesse momento. A mudança de carreira é algo que deixa muitos com receio. Estando em um mercado novo e precisando encontrar trabalho rapidamente, fica complicado pensar com clareza.

Assim sendo, todo tipo de suporte deve ser oferecido. Como esse é um profissional bem completo, dá para perceber que ele consegue oferecer de tudo para o cliente.

Divulgar o currículo

Por fim, como última função que desejamos mencionar em tópico, a entrega de currículos e a divulgação dos mesmos é super interessante. Com a tecnologia e a presença de redes sociais, caso o job hunter tenha um bom perfil, poderá fazer a divulgação até mesmo nesses locais.

Isso é super útil para quem contratou os serviços e também para empresas que estão em busca de novos profissionais. Além disso, a divulgação do currículo é fundamental para o crescimento da sua rede de contatos também.

Apesar de parecer um processo fácil, nem sempre é. Com ajuda fica muito mais fácil encontrar a solução.

Outras funções

Se engana se acredita que acabou. Além de todas essas funções ele também consegue fazer a recolocação de profissionais no mercado, orientar aqueles profissionais insatisfeitos em seus trabalhos e até indicar cursos para melhorar seu desempenho!

Isso e muito mais, já que ele trabalhará com a parte de divulgação de currículos e até portfólios. Contar com um profissional experiente como esse ajuda bastante porque em pouco tempo entenderá sobre novas oportunidades.

É claro que isso também exige comprometimento pessoal! Você precisa entender e aplicar, somente assim chegará a um bom resultado. É fácil  quando há uma boa interação entre as duas partes.

Diferença entre Headhunter e Job Hunter

Apesar de existir uma certa similaridade nos termos, eles representam profissões diferentes. Aqui você já nota que o job hunter é alguém preparado para lhe ajudar de forma individual, buscando seu sucesso no mercado a partir de diversas estratégias personalizadas.

Aí está a diferença. Os Headhunter, como a palavra sugere, são caçadores de cabeça. No ramo empresarial pode servir para designar profissionais que estão no nível sênior. Por conta disso, já fica claro que sua contratação não é realizada por pessoas e sim por empresas.

É bem simples, ele irá buscar os melhores profissionais para aquela empresa. Geralmente são contratados por empresas que estão começando as atividades ou aumentando seu pessoal.

Qual é o perfil do job hunter

Se busca encontrar o profissional ideal, precisa entender qual é o perfil dele! Como dito acima, para realizar um bom trabalho com seu cliente, é muito importante que essa pessoa seja bem antenada e atualizada sobre o mercado.

Nesse caso, o melhor job hunter é aquele que atua ou já atuou na área que deseja obter sucesso. Isso acontece principalmente quando você está realizando trabalhos em áreas muito específicas. Isso o fará ter mais segurança na sua contratação, terá certeza que aquele profissional realmente conhece da área.

Além disso, como também foi mencionado, ele precisa ter uma boa lista de contatos. Sólida o suficiente para que seja passada para você. De preferência, que tenha outros profissionais de áreas semelhantes a sua.

Por fim, ser empático, proativo, criativo e saber solucionar diversos problemas rapidamente.

Será que devo contratar?

Bem, agora que já viu tudo com relação a esse profissional, deve estar se perguntando se realmente vale a pena contratar. Existem casos e casos. É importante avaliar sua situação para conseguir definir isso.

Com a ajuda dele poderá encontrar oportunidades rapidamente, mas ao mesmo tempo apenas terá isso se fizer um bom trabalho pessoal. Dito isso, ele é mais recomendado para pessoas que desejam trocar de carreira ou chegar a cargos mais altos dentro de uma empresa.

Pense bem porque em certas ocasiões passar muito tempo divulgando seu perfil, pedindo indicações de seus conhecidos e outras ações, valerá mais a pena contratar um job hunter.

Ele fará todo o trabalho para sua recolocação profissional, se necessário. Entenderá seus pontos fortes e fracos, além de realizar um bom estudo sobre o mercado.

Os job hunter e as empresas

Uma das características mais importantes sobre os profissionais da área é que eles também ajudam empresas. Imagine que certa marca esteja em busca de um bom profissional. Se você atende todos os requisitos é provável que queira participar do processo de seleção. Nesse momento, você pode ser o melhor profissional, mas não saber como lidar com o processo.

O job hunter faz o processo todo em certos casos. Além disso, ele traz ainda mais informações para a empresa com base em seu perfil. Dito isso, a marca conhecerá seu trabalho e poderá definir que realmente, você é o melhor profissional.

Como realizar a contratação

Bem, se você é um profissional e está em busca de melhorar seu lado profissional, pode contratar essa pessoa. Porém, verifique se realmente ele é um bom profissional e de que formas pode lhe ajudar.

Geralmente as pessoas preferem os profissionais com CNPJ para avaliar. Assim é possível destacar que seus trabalhos são realmente notáveis com base na avaliação dos clientes.

Por outro lado, se ele for autônomo, a melhor maneira de saber algo sobre ele é a partir de pesquisas. Encontrar antigos clientes e saber a opinião deles a respeito!

E o que fazer para se tornar um job hunter

Se ficou interessado na área saiba que não existe uma fórmula secreta para trabalhar. Primeiramente, a maioria desses profissionais trabalha apenas no curso que se formou e trabalhou, assim fica mais fácil encontrar oportunidades para seus clientes. Também está sempre estudando essa área para conseguir conhecimento científico e técnico.

Dito isso, a prática com o mercado é que faz o job hunter. Não há um diploma para tal função. Porém, saiba que o cliente poderá lhe avaliar em diferentes áreas e por conta disso realizar um ótimo trabalho é fundamental!

Talvez possa se interessar: